A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DRE – LESTE 3 III ENCONTRO DE PROFESSORES COORDENADORES DE APOIO A GESTÃO PEDAGÓGICA EIXO NORTEADOR – Plano de Ação Participativo – PAP 30/08/2013.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DRE – LESTE 3 III ENCONTRO DE PROFESSORES COORDENADORES DE APOIO A GESTÃO PEDAGÓGICA EIXO NORTEADOR – Plano de Ação Participativo – PAP 30/08/2013."— Transcrição da apresentação:

1 DRE – LESTE 3 III ENCONTRO DE PROFESSORES COORDENADORES DE APOIO A GESTÃO PEDAGÓGICA EIXO NORTEADOR – Plano de Ação Participativo – PAP 30/08/2013

2 OBJETIVO – Fortalecer o papel do PCAGP no monitoramento e avaliação dos resultados educacionais com vistas a melhorá-los em compatibilidade com a Proposta Pedagógica Escolar. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1 – Identificar as prioridades a partir de análise documental (Resultados Bimestrais e Avaliação da Aprendizagem em Processo). 2- Retomar os principais elementos constitutivos de um Plano de Ação para melhoria dos resultados educacionais. 3 – Estimular práticas de estudo e compartilhamento de ações exitosas através de AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

3 Leitura da crônica: “Tudo que vicia começa com C” Retomada dos encontros anteriores 1º MOMENTO Apresentação de síntese do PAP

4 Instrumento para a construção de um caminho de melhoria OBJETIVO ESTRATÉGICO: 1.Contribuir para a disseminação e aperfeiçoamento da cultura de gestão democrática, participativa e orientada para resultados. OUTROS OBJETIVOS: 1.Fornecer um caminho com orientações claras sobre temas relativos a cada uma das 5 dimensões da gestão escolar, em consonância com os 5 pilares do Programa Educação – Compromisso de São Paulo, evitando a ineficiência do imediatismo do cotidiano por meio do planejamento das ações;

5 Instrumento para a construção de um caminho de melhoria 2. Contribuir para o aperfeiçoamento da cultura institucional de auto- avaliação, planejamento e acompanhamento, com vistas à tomada de decisões conforme planejado em beneficio da escola e todos os atores envolvidos; 3. Permitir o compartilhamento de visão e metas entre todos da comunidade escolar, propiciando a unicidade de propósitos, a prática consistente, companheirismo e colaboração;

6 Dimensão Pedagógica: Planejamento da Escola; Proposta Pedagógica e Plano de Gestão definidos e conhecidos por todos; Currículo Oficial ; Planejamento das aulas articuladas entre si, com Proposta Pedagógica e Currículo ; Professor Coordenador; Formas variadas e transparentes de avaliação dos alunos; Dificuldades de ensino (professores) e de aprendizagem (alunos) ; Recuperação; Utilização dos recursos pedagógicos e tecnológicos; Respeito às diferenças individuais e à promoção da diversidade e Funcionamento da HTPC. Dimensão Participativa: Informação democratizada; Conselho Escolar e APM; Formação para os membros dos Colegiados; Proposta Pedagógica, Plano de Gestão e Plano de Recursos Financeiros ; Participação de pais, mães e responsáveis; Protagonismo juvenil; Reflexãosobre temas potencialmente geradores de conflitos e Parcerias com outras instituições.

7 Dimensão de Recursos Humanos: Professor Coordenador; Reunião da Equipe Gestora ; Assiduidade, suficiência e estabilidade da equipe escolar; Rotinas de trabalho e responsabilização e Formação externa. Dimensão de Recursos Físicos e Financeiros: Instalações, equipamentos, recursos tecnológicos e materiais pedagógicos; Conservação da Escola; Uso dos ambientes da Escola; Recursos financeiros; Acessibilidade; Ambiente escolar; Atendimento prestado pela Escola; Equipamentos e materiais pedagógicos; Acessa Escola; Espaço para a prática de esportes e Espaço para refeições e merenda.

8 Dimensão de Resultados Educacionais do Ensino e da Aprendizagem: Avaliação do rendimento escolar; Taxas de aprovação e de retenção; Acompanhamento dos resultados da Escola; Análise dos resultados das diversas avaliações internas e externas e Faltas de alunos, evasão e abandono.

9 COMPETÊNCIA EM INVESTIGAÇÃO

10 1ª OFICINA: ANÁLISE DOCUMENTAL 1 - Leitura/ análise dos dados da AAP 1º semestre 2013 (4ª edição) e 2º semestre de 2013 (5ª edição); 2 - Leitura/análise dos resultados da síntese bimestral (1º e 2º bimestre); 3 -Cruzamento dos dados da AAP e Síntese Bimestral para levantamento de hipóteses; 4 - Socialização das discussões com demais grupos.

11 Descrição dos dados Análise dos dados Levantamento de hipóteses

12 2ª OFICINA: REFLETINDO SOBRE AS POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÕES Diagnosticar problemas críticos dentro da governabilidade da própria escola e formular ações para solucionar esses problemas

13 Relevante Mensurável Temporal Alcançável Específica

14 14 Observe: deve haver um encadeamento lógico e sequencial entre os passos... O Plano de Ação Participativo – Escolas Prioritárias Verifique: a ação proposta guarda estreita relação com o objetivo, problema e fato?

15 Essa direção comprometida com uma educação de qualidade (...), isto não é tarefa de um homem só, (...). (MACHADO, 1998, p.77)

16 3º MOMENTO

17

18 V6SM71 Código da disciplina

19

20

21

22 Clicar aqui e cria-se a disciplina, ao criar a disciplina o site gera um código que será passado para todos os alunos.

23

24

25

26 PARA FINALIZARMOS:

27


Carregar ppt "DRE – LESTE 3 III ENCONTRO DE PROFESSORES COORDENADORES DE APOIO A GESTÃO PEDAGÓGICA EIXO NORTEADOR – Plano de Ação Participativo – PAP 30/08/2013."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google