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ALTERIDADE Alter, do latim, se colocar no lugar do outro na relação interpessoal, com consideração, valorização, identificação e dialogar com o outro.

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1 ALTERIDADE Alter, do latim, se colocar no lugar do outro na relação interpessoal, com consideração, valorização, identificação e dialogar com o outro. Na relação alteritária, está ínsita a interdependência.

2 É na relação entre o EU e o OUTRO que se constrói a identidade do EU.
ALTERIDADE Segundo Laing (1986), “não podemos fazer o relato fiel de "uma pessoa" sem falar do seu relacionamento com os outros.” A identidade é definida pela relação do indivíduo na relação com outros indivíduos. É na relação entre o EU e o OUTRO que se constrói a identidade do EU.

3 ALTERIDADE “...a primeira identidade social da pessoa lhe é conferida pelos demais. Aprendemos a ser quem nos dizem que somos.” (LAING, 1986).

4 ALTERIDADE De fato, nossas ações são determinadas na relação com os outros. Desempenhamos papéis diferenciados de acordo com a influência daqueles com os quais nos relacionamos. Nossa identidade é fortemente influenciada pelo que pensamos que o outro pensa sobre nós.

5 ALTERIDADE Porém, esta complementaridade nem sempre é genuína. Ela pode ser negativa, no sentido da anulação do EU em função do OUTRO. Como escreve Laing, “o OUTRO, por intermédio de suas ações, pode impor ao self uma identidade indesejada.” (1986)

6 ALTERIDADE RELAÇÃO Ordenamento intrínseco de uma coisa em direção a outra. Realidade que para poder ser necessita de outra, senão não é. Idéias afins: incompletudes, aber-tismo, ampliação, transformação, movimento, mutação.

7 ALTERIDADE SER HUMANO A realidade que perfaz nossa carga existencial são os milhões de relações que estabelecemos no decorrer de nossa vida e que vivemos todos os dias. Somos um microcosmo (Tomás de Aquino): Resumimos em nós todo o mundo; à medida que nos relacionamos com o mundo, as pessoas e as coisas, vamo-nos apropriando desse mundo como um mundo em miniatura.

8 ALTERIDADE E TOTALITARISMO
Na visão de ser humano como indivíduo o “outro” é um ser, ou uma coisa, está num polo, e “eu”, no polo oposto. O “outro” está como que envolvido, engolido pelo “eu” todo, tornando-se um simples apêndice. Totalidade - a-versão - homem perfeito é o que tem-mais Diferente como Oposto Alteridade - con-versão - homem ideal é o que é-mais Diferente como distinto

9 ALTERIDADE DIFERENÇA OU SEMELHANÇA
“A diferença aparece como o contorno mais saliente e intrigante da alteridade. Sinuoso, ele tanto pode afastar como aproximar. O desenho do outro, mais que um retrato, talvez seja um holograma: uma projeção em movimento, e como tal, também um pedaço de mim, prestes a esvaecer”. “A diferença que surpreende - o inusitado perturbador - busca terreno conhecido para ser incorporado. Ela surpreende mais na medida em que, na verdade, o outro não é tão diferente, mas sim um semelhante que não conseguimos situar. É a sua semelhança que desconcerta: parece familiar sem o ser”. Angela Arruda

10 ALTERIDADE E ÉTICA A importância das novas práticas:
Toda a prática implica e traz consigo a dimensão ética. Ninguém pode ser justo sozinho. É na relação com o “outro” que nos tornamos, ou não, justos. Ética é uma relação: as relações é que são justas ou injustas, não a pessoa; o adjetivo “ético” só pode ser aplicado a relações. O pensamento totalitarista resulta em uma visão de “outro” sem significado ou com pouco significado para nós, pois ele não faz parte de nós, é estranho, alienígena (o índio, o negro, a mulher...).

11 ALTERIDADE E ÉTICA A importância das novas práticas:(cont.)
É desse modo que determinados povos se transformaram em “não-ser”, em contra-posição aos hegemônicos que passaram a “ser”, pois quem definia quem era um e quem era outro sempre foram os dominantes. A não-discussão dessa realidade se constitui, talvez, numa das possíveis causas de tantas injustiças e de tanta corrupção e impunidade presentes em nossa sociedade, que está bem longe, ainda, de se dizer ética.

12 ALTERIDADE “Creio que à medida que começo a pensar o ser humano a partir das relações, uma nova dimensão surge na minha prática: a dimensão da alteridade. Damo-nos conta de que o outro é alguém essencial em nossa existência, no nosso próprio agir. Ele se torna alguém necessário, alguém imprescindível para a própria compre-ensão de mim mesmo.” Pedrinho Guareschi


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