A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Condição Humana O que é a natureza humana? Prof. Ítalo Colares.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Condição Humana O que é a natureza humana? Prof. Ítalo Colares."— Transcrição da apresentação:

1 A Condição Humana O que é a natureza humana? Prof. Ítalo Colares

2 I. O MUNDO NATURAL.  Os animais vivem em harmonia com sua própria natureza porque seus instintos são regidos por leis biológicas, o que torna possível prever as reações típicas de cada espécie.

3  Embora todo animal aja da mesma forma, por causa dos instintos, há uma verdade que exista grandes diferenças entre as espécies, já que alguns animais usam a INTELIGÊNCIA.  A inteligência animal, porém, CONCRETA, porque depende da experiência vivida naquele momento.  As habilidades desenvolvidas pelos animais servem apenas para melhor adaptá-lo ao mundo natural no que diz respeito a sua sobrevivência, mas não levam a ultrapassá- lo, experiência essa exclusiva da aventura humana.

4

5 II. TORNA-SE HUMANO  Os seres humanos desenvolveram comportamento diversificado e precisam da educação para se tornar propriamente humano.  Cada criança recebe a herança cultural, sempre mediada pelos outros, com os quais aprende os símbolos que a tornam capaz de agir e compreender a própria experiência.

6  O processo que possibilita o desenvolvimento da INDIVIDUALIDADE se encontra em íntima relação, com a SOCIALIZAÇÃO.

7  A INTELIGÊNCIA ABSTRATA permite ao ser humano ir além na intervenção sobre o mundo.  De posse de instrumentos simbólicos como a linguagem, por exemplo, é capaz de criar necessidades novas: só o ser humano é TRANSFORMADOR DA NATUREZA, e o resultado dessa transformação se chama CULTURA.  A produção de cultura requer a LINGUAGEM SIMBÓLICA, que faz uso de SIGNOS como as palavras, os números, etc.  Os SIGNOS são invenções por meio das quais lidamos abstratamente com o mundo que nos rodeia.

8

9  Os SÍMBOLOS permitem o distanciamento do mundo concreto e a elaboração de ideias abstratas.  Pela linguagem simbólica, é possível REPRESENTAR o mundo, tornar presente aquilo que está ausente.  Assim, a linguagem simbólica nos faz PFRESENTES no mundo como seres históricos.  A linguagem simbólica possibilita o desenvolvimento da TÉCNICA e, portanto, do TRABALHO, como forma sempre renovada de intervenção na natureza.

10 III. TRADIÇÃO E RUPTURA.  Vamos reforçar algumas características desse “estar no mundo” tão típico do ser humano.  A necessidade de alimentar-se dá origem à diversidade e à riqueza da gastronomia.  Nem mesmo a sexualidade pode ser considerada “natural”.  Ao definir a atividade humana, assinalamos um binômio inseparável: o PENSAR e o AGIR.

11  A sociedade surge pela nossa capacidade de criar INTERDIÇÕES, isto é, proibições, normas que definem o que pode e o que não deve ser feito. No entanto, sempre existe a possibilidade da TRANSGRESSÃO.

12  O desafio humano é saber aliar tradição e mudança, continuidade e ruptura, interdição e transgressão, para construir uma sociedade melhor.

13 IV. A DIGNIDADE HUMANA.  O que é o homem? É esta a primeira e principal pergunta da filosofia. (...) Se pensa­mos nisso, a própria pergunta não é uma pergunta abstrata ou "objetiva". Nasceu daquilo que refletimos sobre nós mesmos e sobre os outros e queremos saber, em relação ao que refletimos e vimos, o que somos e em que coisa nos podemos tomar, se realmente e dentro de que limites somos "artífices de nós próprios", da nossa vida, do nosso desti­no. E isto queremos sabê-lo "hoje", nas condições dadas hoje, pela vida "hodierna" e não por uma vida qualquer e de qualquer homem. (Antônio Gramsci.)


Carregar ppt "A Condição Humana O que é a natureza humana? Prof. Ítalo Colares."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google