A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

gênero textual _ poesia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "gênero textual _ poesia"— Transcrição da apresentação:

1 gênero textual _ poesia
RITA TRINDADE

2 Qual a diferença entre poesia e poema?
Poesia, segundo o Miniaurélio Século XXI, é a “arte de criar imagens, de sugerir emoções por meio de uma linguagem em que se combinam sons, ritmos e significados”. Já o poema é definido como “obra em verso ou não em que há poesia”.  Então essa é a diferença: quando falamos em poema, estamos tratando da obra, do próprio texto; e, quando falamos em poesia, tratamos da arte, da habilidade de tornar algo poético. Uma pintura, uma música, uma cena de um filme também pode ser poéticas. 

3 QUAL A DIFERENÇA ENTRE POEMA E POESIA
É difícil definir as características próprias de um poema. Um texto escrito em versos rimados é um poema, mas outro sem rima também pode ser. Um texto cujas palavras se organizam na folha de papel lembrando a forma de um girassol também pode ser um poema. Poemas tem várias formas e falam de diferentes temas.  Vamos ouvir alguns poemas consagrados da literatura brasileira, observando o ritmo e a musicalidade. Acompanhe.

4 CANÇÃO DO EXÍLIO_ Gonçalves Dias
Minha terra tem palmeiras,  Onde canta o Sabiá;  As aves, que aqui gorjeiam,  Não gorjeiam como lá. Nosso céu tem mais estrelas,  Nossas várzeas têm mais flores,  Nossos bosques têm mais vida,  Nossa vida mais amores. Em  cismar, sozinho, à noite,  Mais prazer eu encontro lá;  Minha terra tem palmeiras,  Onde canta o Sabiá.

5 CANÇÃO DO EXÍLIO_ Gonçalves Dias
Minha terra tem primores,  Que tais não encontro eu cá;  Em cismar –sozinho, à noite–  Mais prazer eu encontro lá;  Minha terra tem palmeiras,  Onde canta o Sabiá. Não permita Deus que eu morra,  Sem que eu volte para lá;  Sem que desfrute os primores  Que não encontro por cá;  Sem qu'inda aviste as palmeiras,  Onde canta o Sabiá

6 ELEMENTOS DO POEMA Poema: conjunto de versos.
Verso: Linha de uma composição poética, dotada de um ritmo e cadência determinados. Estrofe: Grupo de versos que formam geralmente sentido completo num poema. As estrofes do mesmo poema são separadas uma das outras por um espaço em branco. Ritmo: O ritmo do poema é a sucessão de sons fortes (sílabas tônicas) e sons fracos (sílabas átonas), repetidas com intervalos regulares ou variados que dão musicalidade (melodia) ao poema.

7 OBSERVAÇÃO: No poema, as pausas existem não necessariamente através de sinais de pontuação, mas as palavras provocam a melodia e, o ritmo é determinado por elas e pela sequência de sons. A distribuição das sílabas átonas e tônicas e o tamanho do verso determinam o seu ritmo. E para medi-lo é necessário observar a quantidade e a intensidade das sílabas.

8 ELEMENTOS DO POEMA Rima: é recurso usado nos poemas para dar sonoridade. Consiste em colocar palavras com sons iguais a partir da última vogal tônica no meio (rima interna) ou no fim (rima final) do verso. Aqui vamos deter-nos nas classificações que mais interessam para a composição de poemas. ESTUDAREMOS OS TIPOS DE RIMAS EM OUTRO MOMENTO!

9 A partir do início do séc
A partir do início do séc. XX, os poetas, numa rebeldia, porque não queriam mais a poesia com esta forma rígida, criaram os versos sem rima, que são chamados brancos.

10 POEMAS DE AMOR PABLO NERUDA PABLO NERUDA
Saberás que não te amo e que te amo posto que de dois modos é a vida, a palavra é uma asa do silêncio, o fogo tem uma metade de frio. Eu te amo para começar a amar-te, para recomeçar o infinito e para não deixar de amar-te nunca: por isso não te amo ainda. Te amo e não te amo como se tivesse em minhas mãos as chaves da fortuna e um incerto destino desafortunado. Meu amor tem duas vidas para amar-te. Por isso te amo quando não te amo e por isso te amo quando te amo. Pablo Neruda

11 OBRIGADA!


Carregar ppt "gênero textual _ poesia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google