A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA INSTITUCIOANAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA – PIBID, Língua Portuguesa Coordenadora de área: Profa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA INSTITUCIOANAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA – PIBID, Língua Portuguesa Coordenadora de área: Profa."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA INSTITUCIOANAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA – PIBID, Língua Portuguesa Coordenadora de área: Profa. Erica Reviglio Illiovitz Bolsistas: Carla Duarte, Elizama Lima, Mariana Alves Barbosa e Virgínia Gabriela. ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR JOSÉ FERNANDES MACHADO

2 POEMA – NEY MATOGROSSO yQuD0

3 POEMA Poema: é um gênero textual que utiliza as palavras como matéria-prima, organizando- as em versos, estrofes ou prosa, ou seja, apresenta uma estrutura que permite defini- lo como gênero. A palavra poema é derivada do verbo grego poein, que significa “fazer, criar, compor”.

4 POESIA

5

6

7

8 Algumas citações... “O poeta é um fingidor. Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor A dor que deveras sente (Fernando Pessoa).”

9 ALGUMAS CITAÇÕES... “À pergunta habitual: Por que é que escreve?, a resposta do poeta será sempre a mais curta: Para viver melhor (Saint-Jonh Perse).”

10 ALGUMAS CITAÇÕES “Um bom poema é aquele que nos dá a impressão de que está lendo a gente... e não a gente a ele! (Mário Quintana).”

11 COMO SE ESTRUTURA UM POEMA?
Verso é cada linha do poema; Estrofe ou estância é cada uma das seções que constituem um poema. Isto é, cada agrupamento de versos, separadas por uma linha em branco; Rimas são quando os sons do final ou interior de cada verso ou palavras combinam;

12 COMO SE ESTRUTURA UM POEMA?
Sendo assim, um poema se estrutura em versos que, em conjunto formam as estrofes e, entre os versos poderá haver ou não a rima; Ao ouvirmos uma melodia qualquer, percebemos que ela foi composta em determinado ritmo; A linguagem do poema é denominada de linguagem poética. Essa linguagem se utiliza também das palavras no seu sentido conotativo.

13

14

15


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA INSTITUCIOANAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA – PIBID, Língua Portuguesa Coordenadora de área: Profa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google