A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LINGUAGEM POÉTICA, PROSA E POEMA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LINGUAGEM POÉTICA, PROSA E POEMA"— Transcrição da apresentação:

1 LINGUAGEM POÉTICA, PROSA E POEMA

2 Lembrança do mundo antigo
“Clara passeava no jardim com as crianças. O céu era verde sobre o gramado, a água era dourada sob as pontes, outros elementos eram azuis, róseos, alaranjados, o guarda-civil sorria, passavam bicicletas, a menina pisou a relva para pegar um pássaro, o mundo inteiro, a Alemanha, a China, tudo era [tranqüilo em redor de Clara.

3 As crianças olhavam para o céu: não era proibido.
A boca, o nariz, os olhos estavam abertos. Não havia perigo. Os perigos que Clara temia era a gripe, o calor, os insetos. Clara tinha medo de perder o bonde das 11 horas, Esperava cartas que custavam a chegar, nem sempre podia usar vestido novo. Mas passeava no jardim pela manhã!!!

4 esperava cartas que custavam a chegar,
nem sempre podia usar vestido novo. Mas [passeava no jardim pela manhã!!!

5 Havia jardins, havia manhãs naquele
tempo!!!” (Carlos Drummond de Andrade)

6 Desenvolvimento sustentável
“Tanto do ponto de vista ético quanto do pragmático, o desenvolvimento sustentável representa a única saída para conciliar produção de riqueza e bem-estar para sociedade sem comprometer a sobrevivência do planeta e da espécie humana. Estabelecer uma relação harmoniosa entre as três dimensões que baseiam o conceito de desenvolvimento sustentável no Brasil (economia, meio ambiente e sociedade) e as iniciativas mundiais é o grande desafio e a principal missão do Conselho Empresarial

7 Brasileiro para o Desenvolvimento
Sustentável (Cebds). [...] Jornal do Brasil, 24 ago

8 No texto 1, é empregada a linguagem poética, que se caracteriza pela subjetividade (expressa emoções e sentimentos), pela polissemia (possui múltiplos significados) e pelo uso de recursos sonoros, como o ritmo e a rima.

9 Já o texto 2, quanto à forma, está estruturado em linhas contínuas e parágrafos – é, portanto um texto em prosa. Em relação de conteúdo, é objetivo, pois as idéias são apresentadas de maneira clara, direta. A linguagem é precisa, isto é, apresenta significado específico. Não são utilizados recursos sonoros.

10 Linguagem Poética É aquela marcada pela subjetividade, pela polissemia e pelos recursos sonoros. Pode ser usada num texto em verso (poema) ou em prosa (prosa poética).

11 POEMA É a unidade da poesia. É estruturado em versos (linhas poéticas), que se agrupam em estrofes.

12 PROSA É o texto produzido em linha contínuas e parágrafos. Seu conteúdo pode ser objetivo ou subjetivo (nesse caso, é chamado prosa poética).

13 O que é VERSO? É cada linha poética, com um número determinado de sílabas e harmoniosa movimentação entre as sílabas átonas e tônicas.

14 A ESTROFE ou ESTÂNCIA É o conjunto de versos de um poema e, conforme o número de versos que a estrofe agrupa, ela recebe denominações específicas. . Monóstico: estrofe de um verso . Dístico: dois versos . Terceto: três versos . Quadra ou quarteto: quatro versos

15 . Quintilha: cinco versos
. Sextilha: seis versos . Sétima: sete versos . Oitava: oito versos . Nona: nove versos . Décima: dez versos

16 Observação: Alguns poemas, no fim das estrofes, apresentam um verso ou um grupo de versos que se repete e que recebe o nome de estribilho ou refrão.

17 A Métrica do Verso É a extensão da linha poética, do verso. Na poética tradicional, há doze tipos de versos, de acordo com o número de sílabas poéticas que o verso possui: . monossílabos . dissílabos . trissílabos . tetrassílabos . pentassílabos . hexassílabos

18 . heptassílabos . octossílabos . eneassílabos . decassílabos . hendecassílabos . dodencassílabos

19 Dividir o verso em sílabas métricas
chama-se ESCANDIR.

20 RIMA É a semelhança de sons entre as palavras que se localizam no fim ou no meio de versos diferentes.

21

22


Carregar ppt "LINGUAGEM POÉTICA, PROSA E POEMA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google