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Ler Poesia Escola Secundária C/3º Ciclo Pedro Nunes

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Apresentação em tema: "Ler Poesia Escola Secundária C/3º Ciclo Pedro Nunes"— Transcrição da apresentação:

1 Ler Poesia Escola Secundária C/3º Ciclo Pedro Nunes
Ensino Básico - Língua Portuguesa Núcleo de Estágio Professora Orientadora: Maria do Rosário Silva

2 (o que “é preciso” aprender…)
1. A Poesia nos Manuais (o que “é preciso” aprender…)

3 Texto lírico caracteriza-se por:
Texto Lírico – Poesia Texto lírico caracteriza-se por: Aspectos de Conteúdo: 1. Existência de um sujeito que revela e explora uma vivência interior. 2. Um mundo filtrado pela experiência de um sujeito (“eu poético” ou “sujeito poético”). Aspectos Formais/Linguísticos: 1. Escrita em verso: o verso é cada uma das linhas do poema. O poema apresenta uma mancha gráfica diferente da prosa, organizando-se em versos e estrofes (conjuntos de versos). 2. Predomínio da primeira pessoa gramatical; 3. Musicalidade.

4 Verso  O verso é cada uma das linhas de um poema.
 As sílabas do verso – sílabas métricas – contam-se até à ultima sílaba tónica. Versos com 5 sílabas: redondilha menor Versos com 7 sílabas: redondilha maior Versos com 10 sílabas: decassilábicos.

5 Cinco versos: quintilha
Estrofe A estrofe é um conjunto de versos. De acordo com o número de versos, as estrofes têm um nome: Dois versos: dístico Três versos: terceto Quatro versos: quadra Cinco versos: quintilha Seis versos: sextilha Sete versos: sétima Oito versos: oitava Nove versos: novena Dez versos: décima

6 Cruzada ou alternada: abab
Rima A rima é semelhança de sons no poema. Consoante a forma como é mantida aquela semelhança, a rima tem diferentes nomes: Emparelhada: aabb Interpolada: abba Cruzada ou alternada: abab  Tendo cada rima uma letra, a sucessão de letras é o esquema rimático.  Verso branco ou solto: não rima com nenhum outro na estrofe.

7 (o que se “pode” pensar)
2. A Poesia (o que se “pode” pensar)

8 Coisas dos gregos… Ora, nada há de comum entre Homero e Empédocles a não ser o metro: por isso, será justo chamar a um poeta e a outro naturalista, em vez de poeta. Aristóteles, Poética (séc. III a.C.) A Poética foi uma obra escrita por Aristóteles no século III a.C.. É o primeiro texto que se conhece sobre a definição da Poesia e dos modos literários (dramático e narrativo).  Ser poeta ou fazer poesia não é fazer versos…

9 Poesia no dicionário (?)
s.f. arte de escrever em verso; obra de arte literária, expressa em versos; conjunto das obras em verso escritas numa língua ou próprias de uma época, de uma escola literária, etc.; composição literária em verso, pouco extensa; [fig.] harmonia; inspiração; elevação de ideias; carácter do que desperta o sentimento do belo (do gr. Poíesis, «acção de fazer alguma coisa»).

10 Poesia: algumas ideias
1. A poesia está ligada ao mundo humano e à própria materialidade da palavra. Mundo humano: a poesia é um modo especial de falar de qualquer coisa que faça parte da vida humana. Materialidade da palavra: porque o poema nos obriga a pensar e encontrar o seu “segredo”, olhamos mais para as palavras (som e letras).

11 Poesia: algumas ideias
2. Os poemas e o contacto com as coisas «No seu estado de língua, no dicionário, as palavras intermedeiam a nossa relação com as coisas, impedindo o nosso contacto directo com elas. A linguagem poética inverte essa relação pois vindo a tornar-se, ela em si, coisa, oferece uma via de acesso sensível mais directo entre nós e o mundo». Maria do Rosário Silva As palavras deixam de ser moedas de troca.

12 3. A Poesia e o Amor (para compreender o que é um poema)

13 Tu estás em mim como eu estive no berço Como a árvore sob a sua crosta Como o navio no fundo do mar

14 Poema Tu estás em mim como eu estive no berço Como a árvore sob a sua crosta Como o navio no fundo do mar Mário Cesariny

15 O título Poema = Poema Este poema explica-nos o que é a poesia; é como uma definição de poesia. A poesia é a forma mais especial de utilizar a linguagem para dizer algo.

16 O título (continuação)
O que comunica o poema? Um sentimento. Que sentimento? O amor. (a união entre um “eu” e um “tu”)

17 Dizer o amor O poeta não usa o verbo que mais directamente exprime o sentimento de amor, mas o poema é uma forma de exprimir o sentido desse verbo (“amar”).  Tomando em consideração esta ideia, vamos procurar perceber como o poeta usa as palavras…

18 A figura de estilo que irá transmitir esta ideia é a comparação
O amor é, no poema, um sentimento tão especial que quase se aproxima à sensação de estarmos presos. Segundo o poema, o amor existe quando… alguém está ou vive noutra pessoa A figura de estilo que irá transmitir esta ideia é a comparação

19  Um navio que está no fundo do mar.
Comparação Estar na vida de alguém que nos ama é como:  Estar num berço;  Uma árvore que está debaixo da sua crosta;  Um navio que está no fundo do mar.

20 Imaginando perguntas sobre compreensão do poema…
1. Identifique a figura de estilo fundamental no poema. A comparação é a figura central no poema. 2. Explique em que consiste essa figura? Através da comparação, o poeta aproxima ou mostra as semelhanças entre duas realidades diferentes. [ fazer uma comparação exige muito da imaginação do poeta]

21 Outra pergunta: 3. De acordo com a leitura global do poema, explique a ideia que nos transmitem as várias comparações. As comparações transmitem a ideia de uma relação de profunda união e intimidade entre um «eu» e um «tu». Esta relação é de segurança e, ao mesmo tempo, de dependência. As duas pessoas não se podem separar porque uma pertence à outra. Da mesma forma, um bebé pertence ao berço, a árvore não sai de baixo da sua crosta e o navio afundado permanece para sempre no fundo do mar.

22 em seguida, trocar ideias…
Para ler em silêncio e, em seguida, trocar ideias…

23 Poema Em todas as ruas te encontro Em todas as ruas te perco
conheço tão bem o teu corpo sonhei tanto a tua figura que é de olhos fechados que eu ando a limitar a tua altura e bebo a água e sorvo o ar que te atravessou a cintura tanto tão perto tão real que o meu corpo se transfigura e toca o seu próprio elemento num corpo que já não é seu num rio que desapareceu onde um braço teu me procura Poema

24 Em jeito de conclusão… A poesia que “devemos” aprender na escola deve fazer-nos pensar sobre outras formas de comunicar – isto tanto na nossa relação com os outros como no diálogo connosco mesmos. Do mesmo modo, pensar em certas coisas que fazem parte da nossa vida de uma forma diferente será a melhor forma de fazermos crescer a pessoa que somos.

25 «Como poderia falar-lhes eu duma ilha desconhecida, se não a conheço, Mas tens a certeza de que ela existe, Tanta como de ser tenebroso o mar.» José Saramago «Devemos olhar constantemente as coisas de uma maneira diferente.» Professor Keating


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