CONFLITOS TERRITORIAIS NO MUNDO. QUESTÃO PALESTINA TERRITÓRIO SAGRADO TANTO PARA JUDEUS, CRISTÃOS E MUÇULMANOS CONFRONTO ENTRE JUDEUS (ISRAEL) E ÁRABES.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ex-URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas)
Advertisements

1 - Características gerais:
CONFLITOS EUROPEUS.
UM NOVO DESENHO Antonio Neto
Península Balcânica.
Capitulo 1- Povos e Nações
A desintegração da Iugoslávia e a divisão da Tchecoslováquia.
Bósnia-Herzegovina e Kosovo
Professor Luiz Felipe Geografia
ORIENTE MÉDIO 9º Ano – 4º Bimestre
Iugoslávia País formado pós 1º Guerra Mundial (fim do Império Austro-Hungaro) unindo seis nações: Croácia, Eslovênia, Bósnia-Herzegovina, Sérvia, Macedônia.
Oriente Médio: conflitos
CONFLITO ÁRABE-ISRAELENSE
NACIONALISMOS E SEPARATISMOS
A desintegração da Iugoslávia – um exemplo de reconfiguração/fragmentação espaço-territorial no contexto da globalização A globalização deve ser visualizada.
GEOGRAFIA Professor Juan Dorado
Região, Regionalização e regionalismos
A Guerra da Bósnia-Herzegovina
 Cáucaso: região de grande diversidade étnica, teve duas influências religiosas fundamentais: a cristã ortodoxa e a islâmica. Os conflitos atuais dessa.
CONFLITOS SEPARATISTAS EUROPEUS
Conflitos árabe-israelenses na palestina 2009: Premier israelense, Benjamin Netanyahu (à esq.), em aperto de mão com o presidente da Autoridade Nacional.
Oriente Médio Guerra do Líbano. A guerra civil no Líbano foi resultado das tensões e conflitos entre árabes e israelenses pela posse do território da.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
Guerra Fria Capítulo 18 – Livro 5. Guerra Fria Pós 2ª Guerra Mundial. Mundo dividido em dois pólos: Influência capitalista – EUA X Influência socialista.
Multiculturalidade. Algumas questões: 1. O que é cultura? 2. De onde vem a cultura que aprendemos? 3. Apresente alguns aspectos culturais. 4. O que seria.
A 2ª Guerra Mundial (p.120 até p.125). A invasão da Polônia: o início da guerra... Grã-Bretanha e a França prometeram proteção à Polônia; Aproximação.
MUNDO BIPOLAR: A QUESTÃO JUDAICO- PALESTINA pp Prof. Rodrigo Calsani.
ÁSIA OCIDENTAL E MONÇÔNICA AULA 10. Judaísmo Islamismo Cristianismo Confucionis mo Zen Budismo Taoísmo Hinduísmo Zoroatrismo.
GUERRAS NA GUERRA FRIA Jonatas Carvalho. GUERRA DA COREIA – 1950 – Teve como pano de fundo a disputa geopolítica entre Estados Unidos (capitalismo)
CRIAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL
ATUALIDADES TERRORISMO
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
Geopolítica - conflitos
ESCOLA PALOMAR 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO.
ÁSIA Ocidental E MONÇÔNICA
O Conflito Na Palestina
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
CAPÍTULO 2 – O PAPEL DA ONU NO MUNDO
As Sociedades Orientais
Hebreus.
A Guerra Civil de Espanha
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939 – 1945)
País: Alemanha.
A EUROPA ORIENTAL E O PASSADO SOCIALISTA.
CONFLITOS MUNDIAIS Prof.André T. Neto.
Consequências da Segunda Guerra Mundial
Percurso 1: Do mundo multipolar para o bipolar
A persistência de duas Europas
Iugoslávia 7 etnias 1 nação Mauro Vranjac.
A formação da globalização econômica.
Questão Palestina Radiografia de um conflito interminável.
Europa - Conflitos Irlanda do Norte (ULSTER)
Profa. Dra. Rita de Cássia Ariza da Cruz FLG-0386: Regionalização do Espaço Brasileiro DG/FFLCH/USP.
CONFLITOS NO CONTINENTE EUROPEU Escola: Municipal Wady Fiquene Professor(a):Luciana Componentes do Grupo: Gustavo Amazonas, Matheus Leal e Vinicius.
Curdos Conflitos. Povo curdo  O povo curdo é um grupo étnico formado por aproximadamente 25 milhões de pessoas e aspira à sua independência política.
Diversidade Religiosa
Globalização, multipolarização e Fragmentação do espaço mundial
EPISÓDIOS SIGNIFICATIVOS
Independência da América Espanhola
O Oriente Médio A Questão Palestina.
A desintegração da Iugoslávia e a divisão da Tchecoslováquia.
CONFLITOS GEOPOLÍTICOS. No fim do século XX, a ONU contava com 54 missões de paz em regiões afetadas pela guerra ou em vias de pacificação. Guerras entre.
CRISE DO SISTEMA FEUDAL
Preparatório EsPCEx História Geral
Descolonização afro asiática
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS HISTÓRIA Próximo Caderno 9 » Capítulo 4 GUERRAS E CRISES: MARCAS DO SÉCULO XX.
FORMAÇÃO TERRITORIAL DOS EUA
EUROPA – FRAGMENTAÇÃO E SEPARATISMO
 A palavra “genocídio” vem do grego “génos” (família, tribo ou raça) e do latim “caedere” (matar)...\..\videos\200 milhões de mortos - As Invasões Bárbaras.avi..\..\videos\200.
Transcrição da apresentação:

CONFLITOS TERRITORIAIS NO MUNDO

QUESTÃO PALESTINA TERRITÓRIO SAGRADO TANTO PARA JUDEUS, CRISTÃOS E MUÇULMANOS CONFRONTO ENTRE JUDEUS (ISRAEL) E ÁRABES (MUÇULMANOS) (FAIXA DE GAZA)

H ISTÓRICO Ocupada por Judeus que foram expulsos pelos romanos. Alimentavam o retorno à TERRA PROMETIDA. Perseguidos na Segunda Guerra Mundial (genocídio nazista). Resistentes a divisão do território para os dois povos – Proposta da ONU pós guerra. Grande poderio militar, desencadearam várias guerras na região na tentativa de ampliação de seu território Grupo terrorista atuante: Hammas ÊXODO DO EGITO.

PLANO DE PARTILHA DA ONU Criação de dois estados: Israel : Judeus Palestino : Árabe Resistência de ambas as partes.

SUCESSIVAS GUERRAS Suez (1956); Seis Dias (1967) Yom Kippur (1973)

QUESTÃO IRLANDA DO NORTE

CONTEXTO Território da Irlanda do Norte ou Ulster é dominado há séculos pelo Reino Unido, devido ao interesse nas reservas de carvão mineral. Neste território existe o conflito entre protestantes ( querem permacer no Reino Unido)e católicos (querem a independência do Reino Unido e indexação a República da Irlanda, de maioria católica, já independente). Muro de Belfast, separa na capital do Ulster, a parte católica da parte protestante da cidade. Grupo terrorista que atuou foi o IRA.

Q UESTÃO DOS BALCÃS

H ISTÓRICO DE FORMAÇÃO Em 1945, como consequência da resistência contra a invasão alemã, surgiu a Iugoslávia comunista, reunindo seis repúblicas: Eslovênia, Croácia, Bósnia-Herzegóvina, Sérvia, Montenegro e Macedônia e duas regiões autônomas: Kosovo e Voivodina, sob a liderança do Marechal Tito, croata de nascimento, que governou o país até sua morte, em 1980.

FATORES ANTECESSORES AO DESMEMBRAMENTO ( DÉCADA DE 80) Morte de Tito Crise econômica no país como reflexo da crise mundial Colapso do socialismo Fim da Guerra Fria Processo de Globalização Força das diferenças étnicas, religiosas e culturais entre as repúblicas Ascensão de Slobodan Milosevic (ultranacionalista.

CRONOLOGIA DO DESMEMBRAMENTO Via plebiscitos Plebiscito não deu certo e desencadeou a Guerra da Bósnia Guerra desencadeada devido a tentativa de emancipação

A S GUERRAS SANGRENTAS NA SEPARAÇÃO Slobodan Milosevic Guerra da Bósnia, entre 1992 e 1995: milícias de origem sérvia tinham como vítimas os bósnios mulçumanos. Ocorreu a ativação de campos de concentração e extermínio. Ocorreu Intervenção da Otan (tropas da ONU). Guerra do Kosovo: Limpeza étnica contra os Kosovares, maioria mulçumana. Com o Genocídio evidente em 1999 ocorreu a intervenção da OTAN sem o aval da ONU. Resultou na rendição de Slobodan. Administração passou a ser feita pela ONU. Indiciado por crime contra a humanidade, foi contido pela OTAN, preso e conduzido ao tribunal de Haia na Holanda. Morreu de ataque cardíaco antes de ser condenado

RESULTADOS 2003: Iugoslávia foi substituída por Sérvia e Montenegro 2006: Sérvia se tornou independente 2008: Kosovo declarou independência (não foi reconhecida por todos no âmbito político internacional.

MOVIMENTO BASCO NA ESPANHA

CONTEXTO O Povo Basco vive entre a Espanha e a França, sendo respectivamente localizados no nordeste e sudoeste, habitando a região há, pelo menos, 40 anos. A busca incessante pela independência de seu território promoveu o surgimento de um movimento nacionalista chamado de ETA (Euskadi ta Askatsuna ou Pátria Basca e Liberdade). ETA promove atentados urbanos às autoridades do governo e até mesmo à sociedade civil. Os atentados têm como objetivo pressionar o governo Espanhol e Francês a ceder o território para a instauração da nação basca.