A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As Sociedades Orientais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As Sociedades Orientais"— Transcrição da apresentação:

1 As Sociedades Orientais
Hebreus

2 Os Hebreus “Terra que emana leite e mel”.
Conjuntural Atual Atualmente é o Estado de Israel, desde É uma República Parlamentarista com intensos conflitos políticos e religiosos. O Estado de Israel tem recursos naturais escassos, tendo como principais recursos econômicos a alta tecnologia, equipamentos militares, produtos farmacêuticos, química fina e alguns produtos agrícolas. Aspectos Geográficos. Localizado as margens do rio Jordão na atual região de Israel. Limites: Rodeada pela Síria, Fenícia e pelo deserto da Arábia e o mar Mediterrâneo. “Terra que emana leite e mel”.

3 Formação Política Governo dos Patriarcas.
Comunidade de pastores nômades, viajantes... Organizados em comunidades tribais, os Hebreus eram chefiados por PATRIARCAS. Patriarcas: Abraão – Pai elevado, aquele que dá a luz, que guia – saído de UR na Mesopotâmia. Abraão, Isaac e Jacó (Israel). Fixação à terra, montagem econômica e organização política. Grande seca de 1750 a.C. Migração para o Egito com acordo político-econômico. Escravidão por 400 anos. Êxodo (1250 a.C.) – Moisés. Dez Mandamentos. Retorno para a Palestina sob o comando de Josué.

4

5 Formação Política Governo dos Juízes.
Chegada a Palestina e luta contra os Cananeus. Enfraquecimento da fé e da cultura e posterior reorganização com líderes das 12 tribos. Criação dos Juízes. Novas lutas, desta vez contra os Filisteus. (Mais bem armados com o uso do ferro). O território vivia entre vitórias e derrotas. Crises do povo e liderança dos Juízes – Gideão, Jefté, Sansão e Samuel. Organização de uma nova liderança. Um rei.

6 Formação Política Cisma O Período dos Reis:
De Saul a Davi – controle completo das terras. Vitória épica de Davi contra Golias. Reunificação das 12 tribos e remontagem do Estado Hebraico com governo centralizado, exército permanente e organização burocrática. Salomão: Apogeu do Estado Hebraico. Construção do Templo de Jerusalém. Muita ostentação de riquezas. Inúmeros impostos, vários casamentos e concubinas e alguns cultos politeístas. Morte: divisão das tribos A maioria do povo não aceita o seu sucessor direto Roboão seguindo a um dos seus grandes generais Jeroboão. Reino de Israel: Norte, 10 tribos, sob a liderança de Jeroboão. Reino de Judá: Sul, 02 tribos, sob a liderança de Roboão. Cisma

7 Formação Política Da divisão a decadência. Domínio pelos Assírios
Cativeiro Babilônico durante o governo de Nabocodonosor. Protetorado Persa (rei Ciro). Domínio pelos Macedônicos e com a morte de Alexandre (Magno), fica sob o domínio dos Egípcios. Domínio dos Romanos a partir de 63 a.C. Diáspora (70 d.c) sob o governo de Tito. Em 135 – Adriano destruiu os últimos focos de resistência. Em 1948 – Criação do Estado de Israel.

8 Economia e Religião Basicamente pecuarista, no entanto desenvolveram agricultura as margens do Jordão e artesanato. Após o movimento da Diáspora foram basicamente comerciantes. Socialmente eram patriarcais e oligarcas. Não podemos caracterizar a sociedade Hebraica como escravista, no entanto houveram picos dessa prática especialmente durante as grandes construções no período dos Reis. Religião: Do Politeísmo ao Monoteísmo. Crença em um Messias. Escrito do Torá. Crença na vida eterna após a morte.


Carregar ppt "As Sociedades Orientais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google