Introdução a Engenharia Elétrica Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamentos da Engenharia Elétrica PCSComputação e Sistemas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução a Engenharia Elétrica
Advertisements

Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
PLANEJAMENTO SEMINÁRIO
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO Serão realizadas 2 provas escritas: P1 (2,0 pontos)= 28/set (gravitação,
A Seleção da Leitura Formas de divulgação de textos acadêmicos – Livros de leitura corrente: livros técnicos. – Obras de referencia: dicionários temáticos.
Projeto Multimídia. Tema Animação Linear; Animação Não-Linear; Narrativa Linear; Narrativa Multimídia; HQ – Interativa; Games – Jogo Eletrônico; Interface.
X Normas Gerais para Apresentação Oral:
ETAPAS PARA A ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ENGENHARIA
Introdução a Engenharia Elétrica
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO CONCLUSÃO METODOLOGIA REFERÊNCIAS
Orientação Importante:
TÍTULO: Subtítulo Fulano de TAL1, Fulano de TAL2
Introdução a Engenharia Elétrica
VI Mostra Científica do Campus V de Ensino, Pesquisa e Extensão:
Aula S11 ROTEIRO DA AULA S11 1. Fechamento do projeto
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO CONCLUSÃO METODOLOGIA REFERÊNCIAS
Introdução a Engenharia Elétrica
Estrutura do Projeto de Pesquisa
Relato de experiência:
Título: deve ser representativo de seu conteúdo, sem ser longo, devendo conter apenas as palavras essenciais. Autores: O primeiro autor é o principal (aluno),
II Encontro de Estágio Supervisionado de Pedagogia/URCA
Colocar seu nome completo aqui
Citações e Referências
Ética e Organizações EAD 791
CICLO DE APRESENTAÇÕES
PROJETO DE PESQUISA Angelo Cataneo
METODOLOGIA CIENTÍFICA APLICADA A ANÁLISE AMBIENTAL
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
MODELO DE APRESENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO-UFSJ CONFORME RESOLUÇÃO Nº. 005/2010 DE 25 DE OUTUBRO DE 2010.
Introdução à Engenharia Civil e Ambiental
Apresentação da Disciplina GPR – Gestão de Projetos
TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
NomeAutorCompleto1,2; NomeAutorCompleto1,3
XVII Jornada Científica de Jornalismo
Apresentação do Plano de Projeto
TCC Aula 2 Caroline Petian.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
Elementos que devem constar no webfólio Prof Silvana Ferreira
ELEMENTOS DE ELETROTÉCNICA INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
ANTES DE INICIAR O PÔSTER, LER ESSAS ORIENTAÇÕES POR COMPLETO
Trabalho de Conclusão de Curso I
Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão
6-METODOLOGIA DE PESQUISA EM PSICOLOGIA 2
Organização do trabalho
COMO ELABORAR UM PROJETO DE MONOGRAFIA
Writer Editor de texto do BrOffice.org
TÍTULO DO TRABALHO EM MAIÚSCULA ARIAL 54
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO RESULTADOS E DISCUSSÃO METODOLOGIA
Carlos José Pereira Ferreira – SENAI-SP
Logomarca da sua Instituição
PROJETO TCC Disciplina de Iniciação à Pesquisa Científica
Tópicos Especiais em TI 2
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Aula S7 Lição de Casa da Aula S6
E. M. Dr. Leandro Franceschini
Aula S4 definição do problema aperfeiçoamento e geração de soluções
Título: deve ser representativo de seu conteúdo, sem ser longo, devendo conter apenas as palavras essenciais. Autores: O primeiro autor é o principal (aluno),
II Simpósio de Engenharia, Gestão e Inovação
TÍTULO DO TRABALHO Figuras, Quadros, Figuras, Quadros, Tabelas, ...
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I 2009/2
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO
III Semana de Engenharia Elétrica
II Simpósio de Pós-graduação em Engenharia Mecânica
Prof. Elisson de Andrade
Dicas sobre Referencial Teórico
XV Jornada Científica de Jornalismo
Construindo a intervenção psicossocial
Título: Fonte Calibri tamanho 48
Prof. Elisson de Andrade
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO: Subtítulo (se houver)
Transcrição da apresentação:

Introdução a Engenharia Elétrica Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamentos da Engenharia Elétrica PCSComputação e Sistemas Digitais PEA Energia e Automação Elétricas PSISistemas Eletrônicos PTCTelecomunicações e Controle Agosto de 2016 Módulo 1 – Preparação para Aula S6 Aula S4 V1.0

2 Sumário 1.Apresentação e relatório parcial 2.Detalhes do relatório 3.Detalhes da apresentação 4.Distribuição do tempo na apresentação 5.Formas de avaliação em grupo

3 1. Apresentação e relatório parcial A presença na aula S6 é obrigatória. Cada grupo deve entregar uma cópia do relatório parcial e do material da apresentação, em versão eletrônica, formato PDF, no moodle da disciplina, até o dia da aula S6. Cada grupo deverá realizar uma apresentação com até 15 minutos de duração. Cada apresentação deve focar: – Na contextualização do tema e levantamento de dados; – Na definição do problema, sua justificativa e seus objetivos; – Nos requisitos técnicos (funcionalidades básicas e restrições); – Nas possíveis alternativas e propostas de solução e suas características básicas.

4 2. Detalhes do relatório O conteúdo do relatório deve apresentar: – Capa: com nome de todos os integrantes, nome do grupo, nome da turma, professor e ano. – Resumo/Abstract – Índice Introdução: contendo a importância do tema e do problema tratado. Levantamento de dados ou Pesquisa Bibliográfica: citar e descrever as informações obtidas, como foram obtidas, e suas fontes. Análise dos dados: incluindo considerações pessoais, justificadas. Definição do problema: apresentar e explicar o problema que será resolvido, sua justificativa, seus requisitos, funcionalidades e restrições.

5 2. Detalhes do relatório (cont.) – Índice (continuação do slide anterior) Alternativas de solução do problema: Apresentar e explicar as várias formas de se resolver o problema proposto, com as características básicas (virtudes ou defeitos) de cada solução. Imagens, croquis, esboços e desenhos são bem vindos. Referências bibliográficas: bibliografias utilizadas na obra, em formato adequado com as diretrizes da Escola. Anexos e Apêndices: Anexos são documentos não elaborados pelo autor, necessárias para compreensão e fundamentação do relatório (leis, normas, datasheets), cuja incorporação na obra foi permitida pelo autor original. Apêndices são textos elaborados pelos autores do relatório, para complementar a argumentação apresentada e que, por conveniência para o leitor, foram colocadas fora dos demais capítulos do relatório, tais como códigos fonte, desenhos esquemáticos, etc.

6 3. Detalhes da apresentação Serão aceitos materiais em PowerPoint e PDF para uso no computador da sala. Os alunos poderão trazer a apresentação em seus computadores pessoais, para ligação ao projetor da sala (atenção: os projetores possuem entrada VGA apenas). O projetor e computador da sala não apresentam recursos de áudio. Fica por conta e risco dos alunos a utilização de recursos extras, como filmes, áudio, demonstrações e uso de recursos via INTERNET. A disciplina não fornece dispositivos de apontamento para uso pelos alunos (laser pointers).

7 4. Distribuição do tempo na apresentação Os alunos terão até 2 minutos para preparar a apresentação (copiar arquivos) para o computador da sala. A apresentação deve durar não mais que 15 minutos. O professor poderá penalizar a nota atribuída ao grupo em função de atrasos. Ao final de cada apresentação, haverá uma arguição do grupo, com perguntas elaboradas pelo professor e pela sala, com até 3 minutos de duração.

8 5. Formas de avaliação da apresentação Cada apresentação será avaliada pelos colegas e pelo professor. Cada aluno receberá uma cédula para depositar sua avaliação.

9 5. Formas de avaliação da apresentação (cont.) Critérios que podem ser usados para avaliação pelos alunos Qual grupo fez uma exposição mais clara? Qual grupo apresentou o melhor levantamento de dados? Qual grupo apresentou a melhor análise dos dados? Qual grupo apresentou motivações e justificativas para a escolha do problema? Qual grupo apresentou a melhor definição de problema? Qual grupo apresentou as alternativas de soluções mais criativas? Qual grupo apresentou alternativas de soluções viáveis, que atendem a todas as restrições técnicas da disciplina?

10 6. Comportamento em sala Na atividade da aula S6, espera-se que os alunos: – Apresentem postura ética e profissional. – Demonstrem respeito aos colegas, com silêncio durante às apresentações e arguições. – Prestem atenção às apresentações. – Participem, formulando perguntas pertinentes. – Mantenham a ordem no ambiente, durante toda a atividade.

11 Para saber mais... Divisão de Biblioteca da Escola Politécnica da USP, “Diretrizes para apresentação de dissertações e teses”, 4ª edição, São Paulo, NBR, “NBR Informação e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação”, Rio de Janeiro, IEEE, “How to write for technical periodicals & conferences”, IEEE Authorship Series, Ulrich, G. D., “Write a Good Technical Report”, IEEE Transactions on Professional Communication, Vol. PC-27, N°1, Beer, D., McMurrey D., “A Guide to Writing as an Engineer”, 4ª Edição, Willey, 2013.

12 Para saber mais... Brinatti, H. et al, “Material didático da disciplina PNV-2100 – Introdução a Engenharia”, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Bazzo, W. A., Pereira, L. T. do Vale, “Introdução a Engenharia – Conceitos, Ferramentas e Comportamentos”, Editora da UFSC, 2006.