A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação."— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação (1) 23 de maio/2011 Profa. Dra. Heloisa Albuquerque Costa

2 As perguntas que vão orientar este módulo: Qual é objetivo geral do programa de pós- graduação para mestrado e doutorado? Quais são as produções textuais exigidas na pós- graduação? Quais as especificidades de cada produção textual exigida na pós- graduação? Qual é o aprendizado que o aluno deve desenvolver para a realização das produções acadêmicas exigidas?

3 Qual é objetivo geral do programa de pós-graduação para o mestrado e doutorado? Mestrado O objetivo geral do mestrado é formar alunos que conheçam a bibliografia pertinente à sua linha de pesquisa e que possam desenvolver uma pesquisa consistente em letras, com foco nos estudos relacionados à língua, literatura e cultura de expressão francesa; Doutorado O objetivo geral do Doutorado é formar pesquisadores que conheçam a bibliografia pertinente à sua linha de pesquisa, que conheçam os instrumentos para realizar uma pesquisa e que contribuam com uma produção original dentro dos estudos linguísticos, literários e tradutológicos em francês; http://www.dlm.fflch.usp.br/node/115

4 Ao chegar na pós-graduação, o que o aluno traz consigo? experiência profissional – o aluno tem o que dizer!!! conhecimentos já adquiridos ao longo do percurso de formação acadêmica conhecimentos de algumas das formas-padrão que circulam no meio acadêmico (formas estáveis de estruturação das produções) práticas de escrita escolar e acadêmica que podem indicar hábitos consolidados e problemas de construção do texto mobilizar competências /acionar saberes

5 O aluno de mestrado deve ser capaz de: elaborar um projeto de pesquisa: justificar a pertinência e contribuição da pesquisa para sua área; discorrer sobre a bibliografia pertinente à sua linha de pesquisa relacionar conceitos centrais da bibliografia utilizada desenvolver uma escrita clara e precisa definir e aplicar a metodologia de pesquisa mais adequada para sua pesquisa realizar e justificar escolhas com base teórica e metodológica redigir textos de acordo com as normas acadêmicas do seu programa implicar-se na escrita (a escrita não é neutra) reformular seu texto citar corretamente os autores utilizados no trabalho contribuir com a construção de novos saberes

6 Primeiros leitores Orientador:  define a forma como a orientação será definida  identifica o perfil do aluno em relação à produção de textos: verifica se no texto há repetições, afirmações generalizadas, paráfrases, excesso de descrição e pouca reflexão  assinala as modificações que devem ser feitas de forma construtiva para que haja aprendizado e mudança  estimula o aluno a fazer várias versões do texto (todas as versões são preciosas para o aluno e/orientador)  estimula a autonomia Professores de disciplinas de pós-graduação Organizadores de eventos (pareceristas de resumos para congressos, seminários etc.) Pareceristas de artigos

7 A escrita de algo novo  “Como posso trazer algo de meu a terrenos – linguagem escrita, texto acadêmico – construídos por muitos, antes mesmo de minha existência?” (Perrota, 2004, p. 5) Aceitar o risco de fazer escolhas (Perrota, 2004, p. 9) Justificar suas escolhas Desenvolver a escrita: “O texto científico não aceita simplificações, ideias de senso comum, pois estamos na ordem da complexa tarefa de construção de saberes” (Perrota, 2004, p. 5) “Linguagem não é somente prática cognitiva; é também uma prática social” (Perrota, 2004, p. 6)

8 Quais são as produções textuais exigidas na pós-graduação? Projeto de pesquisa Fichamentos de textos Resumo para participação em eventos Artigos Relatório de Qualificação Monografia

9 Os primeiros passos para o aprendizado conhecer quem é o seu leitor conhecer o contexto de produção do texto praticar progressivamente a escrita acadêmica das diferentes produções textuais reformular o textos quantas vezes for necessário descrever o contexto de pesquisa e ir além da descrição, problematizando as questões que justificam sua pesquisa


Carregar ppt "Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google