Jerusalém O REINO ESTÁ ENTRE NÓS FILHO MEU, TUDO O QUE É MEU É TEU O REINO ESTÁ ENTRE NÓS FILHO MEU, TUDO O QUE É MEU É TEU “Qui tollis peccata mundi”

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Galileia O REINO ESTÁ EM NÓS FILHO, TUDO O QUE É MEU É TEU “Qui tollis peccata mundi” da Missa em si menor de Bach, faz-nos sentir o pecado do nosso século:
Uma parábola se move sempre à volta de algo ‘escandaloso’ ou, pelo menos, paradóxico e insólito. A parábola põe com frequência as coisas ao contrário;
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Galileia Com o “Pai Nosso” de Stefano Romani peçamos o REINO O REINO ESTÁ EM NÓS FILHO, TUDO O QUE É MEU É TEU.
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“Qui tollis peccata mundi” da Missa en si menor de Bach, faz-nos sentir o pecado social do nosso século O REINO ESTÁ ENTRE VÓS FILHO, TUDO O QUE É MEU.
“A mãe de Jesus” de T. L. de Victoria, evoca o acolhimento O REINO ESTÁ NO MEIO DE NÓS FILHO MEU, TUDO O QUE É MEU É TEU O REINO ESTÁ NO MEIO DE NÓS FILHO.
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O REINO ESTÁ ENTRE NÓS FILHO MEU, TUDO O QUE É MEU É TEU O REINO ESTÁ ENTRE NÓS FILHO MEU, TUDO O QUE É MEU É TEU O “Ofertório” do “Requiem” de Marcel.
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O REINO ESTÁ ENTRE NÓS FILHO MEU, TUDO O QUE É MEU É TEU O REINO ESTÁ ENTRE NÓS FILHO MEU, TUDO O QUE É MEU É TEU Com o “Pai Nosso” de Stefano Romani.
“O jardim dos espelhos” de Micus sugere- nos as falsas ilusões da vida O REINO ESTÁ ENTRE NÓS FILHO MEU, TUDO O QUE É MEU É TEU O REINO ESTÁ ENTRE NÓS.
“25 —Enquanto isso, o filho mais velho estava no campo. Quando ele voltou e chegou perto da casa, ouviu a música e o barulho da dança. 26 Então chamou.
O REINO ESTÁ ENTRE NÓS FILHO MEU, TUDO O QUE É MEU É TEU O REINO ESTÁ ENTRE NÓS FILHO MEU, TUDO O QUE É MEU É TEU Escutemos este “Monólogo” para violoncelo.
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O REINO ESTÁ ENTRE NÓS O REINO ESTÁ ENTRE NÓS DOMINGOS DOMINGO 25
Música séc. IV Liturgia de S. João Crisóstomo
Clarinetes e trompetes do juízo, do “Requiem de Guerra” de Britten
Transcrição da apresentação:

Jerusalém O REINO ESTÁ ENTRE NÓS FILHO MEU, TUDO O QUE É MEU É TEU O REINO ESTÁ ENTRE NÓS FILHO MEU, TUDO O QUE É MEU É TEU “Qui tollis peccata mundi” da Missa em si menor de Bach, faz-nos sentir o pecado do nosso século: o amor ao dinheiro

2ª parte do Caminho: O REINO para onde vamos Lc 13, 22 a 19, 27 Introdução - Há que entrar pela porta estreita (Dom 21) Os convidados - Fomos convidados para o Banquete do Reino (Dom 22) - Condições para participar nele (Dom 23) - Os PECADORES entram nele (Dom 24) Novos valores do Reino - Valor do dinheiro face ao Reino (Dom ) - Somos servidores sem mérito algum (Dom 27)

Na esplanada do Templo encontramos POBRES que reagem de forma distinta com o dinheiro: a viúva pobre deita duas moedas pequenas, enquanto Judas, o traidor, lança nele as 30 moedas Outros POBRES vão à esplanada: José e Maria para oferecer o Filho, junto com Simeão e Ana; sendo ainda um menino de 12 anos, Jesus discute com os doutores ; a adúltera é perdoada; e, no final da vida, Jesus sofre porque não pode reunir os filhos "como a galinha"

Lucas 16, 1-13 Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Um homem rico tinha um administrador, que foi denunciado por andar a desperdiçar os seus bens. Esplanada do Templo

No Reino, malgastar os bens, é amar mais o dinheiro que as pessoas Vender as pessoas, ou valorizá-las por dinheiro, é entrar na vida pela porta falsa Entrada lateral da esplanada Judas lança as 30 moedas no Templo

Mandou chamá-lo e disse-lhe: ‘Que é isto que ouço dizer de ti? Presta contas da tua administração, porque já não podes continuar a administrar’.

Maria e José com o Menino e Simeão e Ana, sobem, pobres e humildes para o Templo, e oferecem-se com tudo o que são José, María e o Menino, encon- tram-se com Simeão e Ana, também pobres, na espla- nada Só os pobres que “sobem os degraus da humildade” (S. Bento) não serão expulsos da administração dos bens de Deus de Deus

O administrador disse consigo: ‘Que hei-de fazer, agora que o meu senhor me vai tirar a administração? Para cavar não tenho força, de mendigar tenho vergonha. Já sei o que hei-de fazer, para que, ao ser despedido da administração, alguém me receba em sua casa’. Mandou chamar um por um os devedores do seu senhor e disse ao primeiro: ‘Quanto deves ao meu senhor?’ Ele respondeu: ‘Cem talhas de azeite’. O administrador disse-lhe: ‘Toma a tua conta: senta-te depressa e escreve cinquenta’. A seguir disse a outro: ‘E tu quanto deves?’. Ele respondeu: ‘Cem medidas de trigo’. Disse-lhe o administrador: ‘Toma a tua conta e escreve oitenta’.

A habilidade que se gasta para ganhar dinheiro, ter-se- ia que gastar para ajudar a ser pessoas Toda a riqueza do mundo não é nada, ao lado de adquirir a sabedoria da viúva pobre, que dá tudo o que tem (Sab 7, 9) No “gazofilácio” da esplanada, a Viúva pobre dá tudo o que tem: duas moedas pequenas

E o senhor elogiou o administrador desonesto, por ter procedido com esperteza. De facto, os filhos deste mundo são mais espertos do que os filhos da luz, no trato com os seus semelhantes.

Para ser filhos da LUZ temos de abrir o cora- ção a Deus Para confundir os sábios, Deus escolhe os pequenos e ignorantes (1Cor 1, 27) Aos 12 anos, Jesus discute com os doutores da Lei no Templo

Ora Eu digo-vos: Arranjai amigos com o vil dinheiro, para que, quando este vos vier a faltar, eles vos recebam nas moradas eternas. Quem é fiel nas coisas pequenas também é fiel nas grandes; e quem é injusto nas coisas pequenas também é injusto nas grandes. Se não fostes fiéis no que se refere ao vil dinheiro, quem vos confiará o verdadeiro bem? E se não fostes fiéis no bem alheio, quem vos entregará o que é vosso?

À troca de um dinheiro que vale tão pouco, nos correspon- de receber uma VIDA NOVA de muito mais valor Os fiéis ao ensinamento de Jesus, recebem as riquezas verdadeiras Atacado pelos fariseus que o querem apedrejar, Jesus queixa-se de não os ter podido reunir “como uma galinha”

Nenhum servo pode servir a dois senhores, porque, ou não gosta de um deles e estima o outro, ou se dedica a um e despreza o outro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro».

Não podemos servir a diversos amos Deus é o nosso único Senhor, que nos pôs aos pés de todos (“Si te llaman a guiar” Salvador Espriu) A mulher que cometeu adultério, recebe o perdão

Jesus, nunca permitas que sirvamos a dois senhores, nem que a riqueza nos ofusque o coração. Jesus, nunca permitas que sirvamos a dois senhores, nem que a riqueza nos ofusque o coração.

Monjas de S. Benito de Montserrat Getsémani Ascensão Esplanada do Templo Deserto