  Os equinodermas (gr. echinos = espinho + derma = pele) constituem um dos filos mais distintos e facilmente reconhecíveis do reino animal, sendo abundantes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EQUINODERMOS.
Advertisements

EQUINODERMOS Deuterostomados.
EQUINODERMOS Resumo Geral.
Equinodermos.
EQUINODERMOS.
-Filo Echinodermata- “Filo concebido para intrigar os zoólogos”
Filo Echinodermata (Equinodermos)
EQUINODERMAS.
Echinos = espinho Dermatos = pele
ANIMAIS INVERTEBRADOS
FILO ECHINODERMATA – EQUINODERMOS
Filo Equinodermas Folhetos embrionários: triploblásticos.
Filo dos Equinodermos Sistema ambulacral.
Ciências Karol.
Animais que possuem corpo recoberto por espinhos.
Animais Invertebrados
OS EQUINODERMOS.
Equinodermos São predadores ou detritívoros Simetria pentarradial
Equinodermos Equino = espinhos dermos = pele
Equinodermos.
Prof.:Sergyo Costa.
Colégio Plinio Leite Ensino Fundamental – 7º Ano Equipe de ciências
Colégio Maria Imaculada
Filo Anelida (Anelídeos)
Biologia Profº André Maia Filo Equinodermata.
ANIMAIS INVERTEBRADOS
Equinodermos Prof. Regis Romero.
EQUINODERMOS.
OS EQUINODERMOS.
ARTHROPODA grego arthron = articulação, e podos = pés
Reino Metazoa – Filo Echinodermata
EQUINODERMOS 7°ano – Profª Elisete.
Aula 22 Equinodermos.
FILOS ANIMAIS EQUINODERMAS.
Echinodermata.
FILO ECHINODERMATA Echinos: espinho Derma: pele.  Exclusivamente marinhos;  Triblásticos;  Celomados;  Deuterostômios;  Presença de espinhos na pele;
FILO ECHINODERMATA Prof. Marcelo Correa bolachas-da-praia.
Igor Alef Matheus Cassiano Renato Fernandes Echinodermata.
Filo Equinodermo BALA 2011.
Filo Echinodermata (equinodermos). I. Classificação: A. Classe Asteroidea (asteróides):. Ex.: estrelas-do-mar.. Cinco braços partem de um disco central,
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL BIOLOGIA 38. Filo Equinodermata.
GRUPO 4: AGNES WAZEM, GIOVANNA QUEIROZ E IZABELA MAZZOTTI ANIMAIS INVERTEBRADOS: CRUSTÁCEOS.
FILO ECHINODERMATA.
CLASSE HOLOTHUROIDEA Pepino-do-mar
EQUINODERMAS:.
CLASSE ASTEROIDEA – estrela-do-mar
Zoologia – O estudo dos animais Invertebrados
Equinodermos.
Filo Equinodermo BALA 2012.
Equinodermo.
CLASSE ECHINOIDEA ouriço-do-mar, bolacha-do-mar Profa Briseidy Marchesan Soares URI – Campus Santo Ângelo-RS.
Classe Crinoidea.
Equinodermos Classes de equinodermos Importância dos equinodermos
EQUINODERMOS.
CLASSE BIVALVE.
Filo Echinodermata (Equinodermos)
Os equinodermos Os equinodermos (do grego echinos: espinhos; derma: pele) constituem um grupo de animais exclusivamente marinhos, dotados de um endoesqueleto.
Capítulo 11 Professora Fernanda Landim
EQUINODERMOS Página 72.
Equinodermos São predadores ou detritívoros Simetria pentarradial
Equinodermos Cap 24. Equinodermos Cap 24 Os equinodermas (gr. echinos = espinho + derma = pele) constituem um dos filos mais distintos e facilmente.
Animais Invertebrados Equinodermos
INTRODUÇÃO AO REINO ANIMAL FILOS: PORÍFEROS E CNIDÁRIOS
Equinodermos.
Equinodermos.
Equinodermos.
FILO ECHINODERMATA Prof. Marcelo Correa bolachas-da-praia.
Equinodermos.
Filo Echinodermata (Equinodermos) Do grego echinos: espinhos; derma: pele. O filo possui cerca de 6000 espécies descritas, todas marinhas. Os equinodermos.
Transcrição da apresentação:

  Os equinodermas (gr. echinos = espinho + derma = pele) constituem um dos filos mais distintos e facilmente reconhecíveis do reino animal, sendo abundantes em todos os oceanos do mundo.

  ►Animais de vida livre;  ►Marinhos;  ►Endoesqueleto calcário, geralmente repleto de espinhos.  ►Adultos simetria radial (adulto) e as larvas bilateral. Características gerais

 Características  1. Revestimento e proteção A epiderme simples recobre o esqueleto e os espinhos (quando presentes). Os espinhos, que servem como proteção (principalmente no ouriço-do-mar), são bem alongados e às vezes providos de glândulas venenosas.  2. Sustentação e locomoção Possuem endoesqueleto de placas calcáreas móveis (articuladas) ou fixas, freqüentemente com espinhos. As placas podem ser macroscópicas, distribuídas pelo corpo, como nos pepinos-do-mar, ou constituir uma carapaça muito resistente, como nos ouriços-do-mar.

  3. Nutrição e digestão O sistema digestivo é completo, exceto nos ofiúros. As estrelas-do-mar são carnívoras e predadoras, seu alimento preferido são as ostras. Apesar da potente musculatura das ostras, as estrelas-do-mar conseguem abrir-lhe as valvas, introduzir seu estômago e lançar enzimas, ocorrendo um digestão externa. Os ouriços-do-mar alimentam- se de algas, que são trituradas pelos cinco dentes calcários, que formam a lanterna de Aristóteles.

 classificação

1. Classe Crinoidea (Crinóides) Estes equinodermos semelhantes a flores vivem desde abaixo da linha de maré baixa até profundidades abissais. O corpo é um pequeno cálice em forma de taça, de placas calcárea Boca e ânus estão presentes na superfície oral. Alimentam-se de plâncton e de detritos, colhidos pelos tentáculos e dirigidos à boca pelos cílios. Exemplo: lírio-do-mar.

2. Classe Echinoidea (ouriços-do-mar e bolachas-da-praia) Os membros desta classe têm o corpo arredondado sem braços ou raios livres, mas possuem espinhos delgados e móveis. Em um ouriço-do-mar comum as vísceras estão encerradas em uma carapaça. Boca e ânus são centrais, mas em pólos opostos. Ouriços alimentam-se de plantas marinhas, matéria animal morta e pequenos organismos. Bolachas- da-praia alimentam-se de partículas orgânicas da areia ou do lodo através de ingestão direta ou por meio de rede de muco.

3. Classe Asteroidea (estrelas-do-mar) As estrelas-do-mar abundam em quase todas as costas marinhas, especialmente em praias rochosas e ao redor de pilares de portos. Várias espécies vivem desde as linhas de maré até profundidades consideráveis na areia e no lodo. O corpo de uma estrela-do-mar consiste de um disco central e cinco raios ou braços afilados. Na superfície aboral ou superior há espinhos calcários, os quais são partes do esqueleto. Brânquias O ânus é uma abertura diminuta próxima ao centro da superfície aboral. A boca está no centro da superfície oral, ou inferior. Sistema ambulacrário. Na ponta de cada braço há um tentáculo táctil e uma mancha ocelar, sensível a luz