A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Equinodermos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Equinodermos."— Transcrição da apresentação:

1 Equinodermos

2 Características 1. Revestimento e proteção
 A epiderme simples recobre o esqueleto e os espinhos (quando presentes). Os espinhos, que servem como proteção (principalmente no ouriço-do-mar), são bem alongados e às vezes providos de glândulas venenosas. Algumas espécies possuem ainda pequenas pinças (pedicelárias) que servem para defesa e para manter sempre limpa a superfície do corpo.   2. Sustentação e locomoção  Possuem endoesqueleto de placas calcáreas móveis (articuladas) ou fixas, freqüentemente com espinhos. As placas podem ser macroscópicas, distribuídas pelo corpo, como nos pepinos-do-mar, ou constituir uma carapaça muito resistente, como nos ouriços-do-mar. Nestes animais, a locomoção é lenta e é feita pelos pés ambulacrários e ainda por espinhos movidos por músculos.   3. Nutrição e digestão  O sistema digestivo é completo, exceto nos ofiúros. As estrelas-do-mar são carnívoras e predadoras, seu alimento preferido são as ostras. Apesar da potente musculatura das ostras, as estrelas-do-mar conseguem abrir-lhe as valvas, introduzir seu estômago e lançar enzimas, ocorrendo um digestão externa. Os ouriços-do-mar alimentam-se de algas, que são trituradas pelos cinco dentes calcários, que formam a lanterna de Aristóteles.  

3 4. Circulação Não possuem coração nem mesmo sistema circulatório típico. Existe, porém, um reduzido sistema de canais, onde circula um líquido incolor contendo amebócitos.   5. Respiração A respiração por difusão ocorre no sistema ambulacrário. 6. Excreção Não existe nenhum órgão especializado. Também nos pés ambulacrários.   7. Sistema nervoso Não há gânglios, mas sim um anel nervoso próximo à região oral, de onde saem nervos radiais. Possuem células táteis na superfície do corpo. 9. Reprodução São animais de sexos separados e de fecundação externa. Os órgãos sexuais são simples, existindo, geralmente, apenas gônadas sem ductos genitais. O desenvolvimento é indireto, larvas.

4 Classificação 1. Classe Crinoidea (Crinóides)
Estes equinodermos semelhantes a flores vivem desde abaixo da linha de maré baixa até profundidades abissais. O corpo é um pequeno cálice em forma de taça, de placas calcárea Boca e ânus estão presentes na superfície oral. Alimentam-se de plâncton e de detritos, colhidos pelos tentáculos e dirigidos à boca pelos cílios. Exemplo: lírio-do-mar.

5 2. Classe Echinoidea (ouriços-do-mar e bolachas-da-praia) Os membros desta classe têm o corpo arredondado sem braços ou raios livres, mas possuem espinhos delgados e móveis. Em um ouriço-do-mar comum as vísceras estão encerradas em uma carapaça. Boca e ânus são centrais, mas em pólos opostos. Ouriços alimentam-se de plantas marinhas, matéria animal morta e pequenos organismos. Bolachas-da-praia alimentam-se de partículas orgânicas da areia ou do lodo através de ingestão direta ou por meio de rede de muco.

6 3. Classe Asteroidea (estrelas-do-mar)
As estrelas-do-mar abundam em quase todas as costas marinhas, especialmente em praias rochosas e ao redor de pilares de portos. Várias espécies vivem desde as linhas de maré até profundidades consideráveis na areia e no lodo. O corpo de uma estrela-do-mar consiste de um disco central e cinco raios ou braços afilados. Na superfície aboral ou superior há espinhos calcários, os quais são partes do esqueleto. Brânquias O ânus é uma abertura diminuta próxima ao centro da superfície aboral. A boca está no centro da superfície oral, ou inferior. Sistema ambulacrário. Na ponta de cada braço há um tentáculo táctil e uma mancha ocelar, sensível a luz. As estrelas-do-mar alimentam-se de moluscos, crustáceos e vermes tubícolas. Algumas alimentam-se de matéria orgânica em suspensão e até mesmo animais pequenos e ativos, como peixes, ocasionalmente podem ser capturados Reprodução óvulos e espermatozóides são postos na água do mar, onde ocorre a fecundação.

7  4. Classe Ophiuroidea (ofiúros)
Os ofiúros têm um disco pequeno, arredondado, com 5 braços distintos, longos, delgados, articulados e frágeis. No braço há um ramo do sistema ambulacrário. Os pés ambulacrários são ventrolaterais, sem ventosas. Eles são sensitivos, auxiliam na respiração e podem levar alimento à boca. Todos os órgãos digestivo e reprodutores estão no disco. A boca fica no centro da superfície oral. Não ha ânus. Vivem desde água rasa a profunda, Podem se esconder embaixo de pedras ou plantas marinhas ou no lodo e areia São ativos à noite. Movem-se por movimentos serpenteantes rápidos. Alimentam-se de pequenos crustáceos, moluscos e outros animais e detritos do fundo; podem servir de alimentos a peixes. Ex.: serpente-do-mar.

8 5. Classe Holothuroidea (Holotúrias) Em oposição aos outros equinodermos, as holotúrias têm o corpo delgado, alongado. A boca é circundada por 10 a 30 tentáculos que são modificações de pés ambulacrários bucais. O lado ventral se encontram os pés ambulacrários, com ventosas, que servem para a locomoção. As holotúrias movem-se como lesmas no fundo do mar ou cavam no lodo ou areia da superfície deixando somente as extremidades do corpo expostas, quando perturbadas, contraem-se lentamente. O alimento é de material orgânico dos detritos do fundo, que é empurrado para a boca ou de plâncton aprisionado em muco nos tentáculos. As holotúrias frequentemente são os invertebrados dominantes nas partes mais profundas dos oceanos Ex.: pepino-do-mar.

9 Importância para o homem
Os equinodermos são pouco usados como alimento; no entanto, Habitantes da bacia do Mediterrâneo comem. Assadas ou cruas,as gônadas do ouriço-do-mar. As paredes do corpo do pepino-do-mar, após serem fervidas e secas, produzem o “trepang” usado para fazer sopas. As vísceras de vários equinodermos são usadas como iscas para peixes; As estrela-do-mar podem danificar culturas comerciais de ostras e mexilhões, trazendo sérios prejuízos aos criadores. Está nas pesquisas biológicas a maior utilidade dos equinodermos. Muitos são os ensaios experimentais sobre fecundação e desenvolvimento feitos com o ouriço-do-mar. Curiosidade:  Echinodermata é o maior filo animal que não possui nenhuma representação em água doce e nem em vida terrestre.

10 Visitem esses sites (esse site é muito legalzinho!!!)


Carregar ppt "Equinodermos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google