A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reino Animal: Os invertebrados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reino Animal: Os invertebrados."— Transcrição da apresentação:

1 Reino Animal: Os invertebrados

2 Poríferos

3 Poríferos Apesar de não parecerem, esses seres chamados de esponjas, são animais; São encontradas apenas nos ambientes aquáticos; Apresentam grande variedade de formas, cores e tamanhos. Algumas possuem apenas dois milímetros de altura enquanto outras possuem dois metros; O corpo desses animais é coberto de poros (aberturas). Daí o nome do filo porífero, “portados de poros”. Também possuem pequenos espinhos, chamados de espículas, que além de sustentá-las também as protegem de alguns predadores Seu corpo é um pouco diferente do corpo dos outros animais: não há órgãos nem tecidos verdadeiros. São também os únicos animais sem células nervosas.

4

5 Como se alimentam: fazem com que o alimento venha até eles pela
Como são animais sem meios de locomoção, fazem com que o alimento venha até eles pela movimentação dos coanócitos, células flageladas especializadas, que formam uma corrente de água que penetra no seu corpo por meio dos poros. Os coanócitos capturam o alimento, que é digerido dentro delas e distribuido para as demais células. Ou seja, a medida que a água com os microorganismos passa por seus poros, eles são retidos. Os alimentos capturados podem ser digeridos intracelularmente pelo próprio coanócito, ou transferido a amebócitos, células responsáveis pela digestão. Portanto a digestão nos poríferos é exclusivamente intracelular.

6

7 Como se reproduzem: Por reprodução assexuada (brotamento) e sexuada. Apesar de a maioria das esponjas ser hermafrodita, não produzem óvulos e espermatozóides ao mesmo tempo, ocorrendo então, a fecundação em indivíduos diferentes. A fecundação gera uma célula-ovo, e dessa surge uma larva, que “nada” por meio de flagelos para fora do corpo da esponja adulta.

8

9 Cnidários ou Celenterados

10 Cnidários ou Celenterados
Formado pelas águas-vivas, actínias (anêmonas-do-mar), hidras e corais; Todos são aquáticos; Actínias, hidras e corais: corpo cilíndrico, com uma abertura que corresponde a boca na parte superior e são fixos ou se movimentam pouco. Devido ao seu formato corporal são chamados pólipos; Água-viva: corpo em formato de sino; boca na parte inferior e móveis. São chamadas de medusas. Ao redor da boca possuem tentáculos que utilizam para captura de alimentos; Apesar da aparência frágil, são todos carnívoros; Como possuem o corpo com uma espessura muito reduzida, o oxigênio dissolvido na água atravessa a epiderme e chega logo a todas as células. Possuem um sistema digestório incompleto. Não possuem sistema circulatório, respiratório e nem excretor.

11

12 Como se alimentam: No seu corpo, principalmente nos tentáculos,existem células especializadas chamadas de cnidócitos ou cnidoblastos, em que dentro destas existe um “arpão”com toxina. Quando o cnidócito é tocado, esse “arpão”penetra na pele da presa e injeta a toxina. A toxina é capaz de paralisar e matar pequenos animais, como peixes, crustáceos e vermes. O alimento ingerido pela boca vai para a cavidade do corpo, onde a maior parte é digerida e absorvida. Os restos não digeridos são eliminados pela própria boca, já que não possuem ânus.

13 Como se reproduzem: Reprodução assexuada, por brotamento. Caso os brotos permaneçam ligados ao animal original, forma-se uma colônia, que é o que acontece aos corais. Na reprodução sexuada, há produção de gametas, fecundação e formação de uma larva móvel.

14 “Vermes” Costumamos chamar de verme qualquer animal invertebrado que tenha o corpo alongado, fino e sem patas. Mas os vermes não são todos iguais, e nem todos causam doenças. São eles:

15 Platelmintos: vermes de corpo achatado
Platelmintos: vermes de corpo achatado. Ex: planárias, tênias ou solitárias (teniase / cisticercose) e esquistossomos (esquistossomose)

16 Esquistossomose (barriga d’água) (esquistossomo / Schistosoma mansoni)

17 Causa aumento do fígado e do baço

18 Teníase

19 Cisticerco na carne bovina / Cisticerco de T
Cisticerco na carne bovina / Cisticerco de T. solium no cérebro (Cisticercose)

20

21 Nematóides: “Vermes” de corpo fino e afilado nas pontas
Nematóides: “Vermes” de corpo fino e afilado nas pontas. Ex: Lombriga , bicho-geográfico, oxiúro, ancilóstomo, filária.

22 Ciclo da Ascaridíase (causada pela lombriga ou Ascaris lumbricoides)

23

24 Ciclo da Ancilostomose (amarelão), causado pelo Ancilostomo duodenales.

25

26 Ciclo da Oxiurose

27 Ciclo da Filariose (elenfatíase), causada pela filária ou Wuchereria bancrofti

28 Anelídeos: “Vermes” com o corpo dividido em anéis
Anelídeos: “Vermes” com o corpo dividido em anéis. Ex: Minhocas, sanguessugas e poliquetas.

29 Moluscos Animais de corpo mole

30 Gastrópodes = pé na região ventral (lesma do mar, caramujo e caracol)

31 Bivalves = concha dividida em duas valvas (ostra)

32 Cefalópodes = pés na cabeça (polvo e lula)

33 Artrópodes (pés com articulações e exoesqueleto de quitina)

34

35 Equinodermos Animais que possuem espinhos sob a pele (endoesqueleto) (estrela do mar, ouriço, bolacha-da-praia, pepino do mar)


Carregar ppt "Reino Animal: Os invertebrados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google