Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Medusas: as formas livres.
Ex: águas-vivas. Parecem um guarda-chuva aberto. A região que apresenta maior volume chama-se umbrela. Boca e tentáculos voltados para baixo, posição inversa em relação aos pólipos.
2
Sistemática: A classificação dos Cnidários
Dividem-se em três Classes: Hydrozoa Ex: hidras, caravelas. Pequeno porte. Formas isoladas ou coloniais. Maioria pólipos.
3
Schyphozoa Predomínio das formas meduzóides. Ex: águas- vivas. Isoladas ou em grandes grupos, levadas pelas correntezas marinhas.
4
Anthozoa Classe mais numerosa dos Cnidários. Muita diversidade de corais e anêmonas-do-mar. Não existe forma meduzóide nesta classe, somente pólipos.
5
Nutrição Se alimentam de pequenos animais que constituem o zooplâncton. Grandes medusas, caravelas e anêmonas podem se alimentar de peixes menores. A captura dos alimentos ocorre com o auxílio dos cnidoblastos presentes nos tentáculos. Sistema digestório incompleto (Somente uma abertura). Digestão extra e intracelular.
6
Reprodução Sexuada e Assexuadamente. Reprodução Assexuada:
Comum entre os pólipos. Geralmente por brotamento. Quando os brotos permanecem aderidos, formam-se as colônias.
7
Reprodução Sexuada Maioria Dióica.
Nas hidras o desenvolvimento é direto. O macho libera os espermatozóides na água e a fêmea mantém o óvulo maduro na parede do seu corpo.
8
Reprodução nas Medusas:
As medusas apresentam desenvolvimento indireto. A fase larval origina uma larva ciliada chamada Plânula.
9
Alternância de gerações
Reprodução exclusiva dos Cnidários. Alternam-se uma fase de pólipo, que realiza a reprodução assexuada, com uma fase de medusa produtora de gametas, que executa a reprodução sexuada.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.