Profª Giovana Uggioni Silveira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Verbos – Prova Bimestral
Advertisements

Verbos São palavras que exprimem Ação, Estado, Mudança de estado e Fenômenos da natureza.
Verbos São palavras que exprimem Ação, Estado, Mudança de estado e Fenômenos da natureza.
VERBO Verbo é a palavra que expressa ação, estado e fenômeno da natureza situados no tempo.
É em torno dele que se organizam frases, orações e períodos.
VERBOS.
O VERBO.
AFE DE PORTUGUÊS.
Língua Portuguesa Profª Monize Diniz Silva
VERBO É a palavra que pode variar em número pessoa, modo, tempo e voz, indicando ações, processos, estados, mudanças de estado e manifestação de fenômenos.
Revisando as 5 flexões verbais!
O ESTUDO DOS VERBOS por Márcia Regina (chuchu)
Verbo É uma palavra que exprime ação, estado, fato ou fenômeno. AÇÃO: O menino correu para pegar o ônibus. ESTADO: Como estavam velhos! FENÔMENO:
Os verbos.
Verbo e conjugação verbal Professora Marlise Fraga
Conjugação Verbal: tempos derivados do presente do indicativo AULAS 25 e 26 (pág. 16)
1 Linguagem, Códigos e suas Tecnologias AULA DIGITAL LÍNGUA PORTUGUESA 14. Verbos AULA DIGITAL.
Ihr Logo VOZES VERBAIS Relação existente entre sujeito e o objeto da ação verbal.
II UNIDADE.  Os verbos são ferramentas importantes para a construção de sentido nos textos, expressando as ações, os estados, os fatos e os fenômenos.
1 CLASSES GRAMATICAIS 4 Verbo e conjugação verbal.
Verbo - conjugação Verbo – palavra que indica ação, estado, desejo, fenômeno da natureza. Ela varia em número, pessoa, modo, tempo e voz.
Tarefa de Recuperação 2. a) Em que modo está o verbo usado no aviso? Indicativo, Subjuntivo ou Imperativo? Por quê? O verbo está no Modo Imperativo, pois.
Verbos. Infinitivo: trata-se do nome do verbo, ou seja, o verbo sem nenhuma conjugação. Gerúndio: indica a continuidade da ação, ou seja, uma ação que.
Verbos. Conceito de verbo Verbos são palavras que exprimem: a)ação: dançar, cantar, falar... b)estado: ser, estar... c)mudança de estado: tornar-se, virar...
Classes de palavras: o verbo
Profª Giovana Uggioni Silveira
Subclasses dos verbos.
VERBOS Verbo é a palavra variável que exprime um fato representado no tempo. Modo verbal - é a propriedade que tem o verbo de enunciar a atitude.
SINTAXE, ANÁLISE SINTÁTICA
GIOICY CRISTINA PIRES 7°B
UNIVERSIDADE CÉSAR VALLEJO
PAUTA: 3 / 2 /14 Continuação: Revisão morfológica Exercícios
Funções sintáticas Porto Editora.
Português Aula 06 Professor: Ulisses Coelho
Verbo Verbo é a classe de palavras que se flexiona em pessoa, número, tempo, modo e voz. Pode indicar, entre outros processos: Ação (correr); Estado.
Verbos Escola Municipal Etalívio Pereira Martins.
Classes de Palavras Classes abertas (constituídas por um número ilimitado de palavras): Nomes Verbos Classes fechadas (constituídas por um número limitado.
COLOCAÇÃO PRONOMINAL FIQUE ATENTO À ATRAÇÃO!.
OS TEMPOS COMPOSTOS Os tempos compostos resultam da conjugação de um verbo auxiliar, normalmente o verbo TER e, raramente, o verbo Haver, com o particípio.
Verbo È a classe de palavras que se flexiona em pessoa, numero, tempo, modo e voz. Pode indicar entre outros processos. Ação(correr) Estado(ficar) Fenômeno(chover)
A VOZ PASSIVA ANALÍTICA
Classes de palavras: o verbo
COLOCAÇÃO PRONOMINAL.
Verbos.
Verbo Complexo verbal Porto Editora.
Repasso do Modo Indicativo em português
PROFª MARCELA DE AZEVEDO MASALA
VERBO É a palavra que pode variar em número pessoa, modo, tempo e voz, indicando ações, processos, estados, mudanças de estado e manifestação de fenômenos.
A palavra Se Partícula apassivadora (pronome apassivador) - Aluga-se apartamento.(VTD) Índice de Indeterminação do Sujeito - Vive-se bem em Campinas Precisa-se.
VERBO: ESTRUTURA E FLEXÃO
VERBOS.
Introdução Indicativo Conjuntivo Condicional VERBOS Imperativo
Ou um estado.
VOZES VERBAIS.
REVISÃO VERBOS.
Termos essenciais da oração.
Verbos no modo Imperativo
VERBO O verbo é, sem dúvida, o tipo de palavra mais importante do idioma, porque é ele que dá sustentação à estrutura dos enunciados, funcionando como.
VERBOS Verbos – são palavras variáveis que exprimem acções, estados ou processos, representados no tempo.
Colocação Pronominal Quem me telefonou ontem? Pronome antes do verbo
Verbos Classificação.
Pronomes São palavras que indicam as pessoas do discurso e os seres ou situações aos quais o discurso se refere.
Verbos.
Ou um estado.
Acentuação Gráfica Monossílabas Oxítonas ditongos abertos Paroxítonas Proparoxítonas Hiato A, E, O (S) EM, ENS DITONGO S + + Terminada s: L, I, N, U, X.
Acentuação Gráfica Monossílabas Oxítonas ditongos abertos Paroxítonas Proparoxítonas Hiato A, E, O (S) EM, ENS DITONGO S + + Terminada s: L, I, N, U, X.
Professor: Tarso Zagato
Unidade 4 VERBOS.
16/08/19 Professora Fernanda .
Colocação Pronominal Estudo da posição adequada dos pronomes oblíquos átonos (me, te, se, o, a, lhe, os, as,lhes, nos e vos)
Transcrição da apresentação:

Profª Giovana Uggioni Silveira VERBOS Profª Giovana Uggioni Silveira

AÇÃO ESTADO FENÔMENOS DA NATUREZA

FORMAS NOMINAIS DO VERBO Infinitivo (amar, fazer, partir, comemorar, por, ser, ir) terminados em AR - 1ª conjugação terminados em ER - 2ª conjugação terminados em IR - 3ª conjugação Infinitivo Impessoal: Trouxe algumas tarefas para fazer. Infinitivo Pessoal: Trouxe algumas tarefas para eles fazerem.

Gerúndio (amando, fazendo, partindo, comemorando, pondo, sendo, indo) Fazendo tudo com calma, conseguiremos concluir ainda hoje. Estiveram investigando minha casa estes dias.  

Particípio (amado, feito, partido, comemorado, posto, sido, ido) ADO ou IDO. Ele estava apaixonado pela sua melhor amiga. Ela estava apaixonada pelo seu melhor amigo. Terminado o julgamento, o réu foi absolvido. Eu não teria chegado na hora se não fosse por você. Seu pedido não foi aceito.

FLEXÃO: NÚMERO PESSOA MODO TEMPO VOZ

NÚMERO PESSOA SINGULAR 1ª 2ª 3ª PLURAL

PRETÉRITO MAIS-QUE-PERFEITO MODO TEMPO EXEMPLOS INDICATIVO PRESENTE AMO PRETÉRITO PERFEITO AMEI PRETÉRITO IMPERFEITO AMAVA PRETÉRITO MAIS-QUE-PERFEITO AMARA FUTURO DO PRESENTE AMAREI FUTURO DO PRETÉRITO AMARIA

MODO TEMPO EXEMPLOS MODO TEMPO EXEMPLOS SUBJUNTIVO PRESENTE QUE EU AME PRETÉRITO IMPERFEITO SE EU AMASSE FUTURO QUANDO EU AMAR MODO TEMPO EXEMPLOS IMPERATIVO AFIRMATIVO QUE EU AME NEGATIVO SE EU AMASSE

PRESENTE DO INDICATIVO PRESENTE DO SUBJUNTIVO IMPERATIVO AFIRMATIVO IMPERATIVO NEGATIVO AMO QUE EU AME - AMAS QUE TU AMES AMA TU NÃO AMES TU AMA QUE ELE AME AME VOCÊ NÃO AME VOCÊ AMAMOS QUE NÓS AMEMOS AMEMOS NÓS NÃO AMEMOS NÓS AMAIS QUE VÓS AMEIS AMAI VÓS NÃO AMEIS VÓS AMAM QUE ELES AMEM AMEM VOCÊS NÃO AMEM VOCÊS

Regulares: são aqueles em que o radical permanece o mesmo em toda conjugação. Exemplo: verbo cantar. Irregulares: são os verbos cujos radicais se alteram ou cujas terminações não seguem o modelo da conjugação a que pertence. Exemplo: verbo ouvir.

Defectivos: são aqueles que não têm todas as conjugações Defectivos: são aqueles que não têm todas as conjugações. Exemplo: verbo abolir e verbo reaver. Abundantes: apresentam duas ou mais formas equivalentes. Exemplo: verbo aceitar: aceitado – aceito Fritar: fritado – frito Limpar: limpado – limpo Anômalos: suas conjugações incluem mais de um radical. Exemplo: verbo ser: sede – era Ir: vou, fui, irei.

Vou vender = venderei LOCUÇÃO VERBAL verbo auxiliar + verbo principal Está  cantando = canta Ia andando = andava Vou vender = venderei

Os verbos auxiliares de uso mais frequente são ter, haver, ser, estar e ir. Quando a locução verbal é constituída de formas dos verbos auxiliares ter e haver mais o particípio do verbo principal, temos um tempo composto. Ele já tinha saído para o trabalho quando você  me telefonou. Ele já saíra para o trabalho quando você  me telefonou.

Diante dos verbos auxiliares TER ou HAVER, devemos usar a forma regular, constituída da terminação “-ado” ou “-ido”. Observe o exemplo: Os alunos tinham entregado o trabalho em tempo hábil. Diante dos verbos auxiliares SER ou ESTAR, devemos fazer uso da forma irregular. Eis o enunciado a seguir: Os trabalhos foram entregues em tempo hábil.

VOZES VERBAIS ATIVA PASSIVA ANALÍTICA REFLEXIVA SINTÉTICA REFLEXIVA RECÍPROCA

VOZ ATIVA SUJEITO AGENTE + VERBO A criança alimentou o animal. João tomou o café da manhã logo cedo. Aspiramos a casa toda. Já fiz o trabalho.

VOZ PASSIVA ANALÍTICA SUJEITO PACIENTE + LOCUÇÃO VERBAL (VERBO PRINCIPAL NO PARTICÍPIO) + AGENTE DA PASSIVA O animal foi alimentado pela criança. O café da manhã foi tomado por João logo cedo. A casa toda foi aspirada por nós. O trabalho foi feito por mim.

VOZ PASSIVA SINTÉTICA VERBO (3ª pessoa) + PARTÍCULA APASSIVADORA + SUJEITO PACIENTE Alimentou-se o animal. Tomou-se o café da manhã logo cedo. Aspirou-se a casa toda. Já se fez o trabalho.

VOZ REFLEXIVA VERBO NA VOZ ATIVA + PRONOME OBLÍQUO (FUNCIONA COMO OBJETO – REPRESENTA A MESMA PESSOA DO SUJEITO) Atropelou-se em sua próprias palavras. Partiu-se todo naquele jogo de futebol. Olhei-me ao espelho. Os dias e as noites passam-se sem que haja qualquer novidade. Sofia e Lucas amam-se.

PA X IIS (funções sintáticas) Fazem-se unhas.  Alugam-se casas e apartamentos.  Necessita-se de voluntários para o hospital. Neste lugar se é tratado como um animal. Ainda se corre o risco de perder o oxigênio.

OUTRAS FUNÇÕES DO SE SE: Não tem função sintática nem morfológica a) Partícula expletiva ou partícula de realce: virá acompanhando um verbo intransitivo. - Murcham-se as flores. b) Parte integrante do verbo: o pronome faz parte de um verbo pronominal. - Queixaram-se do excesso de sal na comida. (

OUTRAS FUNÇÕES DO SE SE: função morfológica c) Conjunção integrante Perguntei se ela tinha troco. d) Conjunção adverbial condicional - Só libero sua compra se você me mostrar o comprovante de pagamento. e) Pronome Reflexivo: - As meninas se entreolhavam com curiosidade.

OBJETIVA 2017 - Numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª em relação às vozes verbais e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: Voz ativa. Voz passiva. (...) A escola acompanhará os alunos à exposição. (...) As coreografias foram apresentadas pelos alunos. (...) As árvores foram cortadas pela equipe de obras da Prefeitura. a) 1 - 2 - 2. b) 2 - 1 - 1. c) 1 - 2 - 1. d) 2 - 1 - 2.

OBJETIVA 2017 - Numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª em relação às vozes verbais e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: Voz ativa. Voz passiva. (...) A escola acompanhará os alunos à exposição. (...) As coreografias foram apresentadas pelos alunos. (...) As árvores foram cortadas pela equipe de obras da Prefeitura. a) 1 - 2 - 2. b) 2 - 1 - 1. c) 1 - 2 - 1. d) 2 - 1 - 2.