Profª Giovana Uggioni Silveira VERBOS Profª Giovana Uggioni Silveira
AÇÃO ESTADO FENÔMENOS DA NATUREZA
FORMAS NOMINAIS DO VERBO Infinitivo (amar, fazer, partir, comemorar, por, ser, ir) terminados em AR - 1ª conjugação terminados em ER - 2ª conjugação terminados em IR - 3ª conjugação Infinitivo Impessoal: Trouxe algumas tarefas para fazer. Infinitivo Pessoal: Trouxe algumas tarefas para eles fazerem.
Gerúndio (amando, fazendo, partindo, comemorando, pondo, sendo, indo) Fazendo tudo com calma, conseguiremos concluir ainda hoje. Estiveram investigando minha casa estes dias.
Particípio (amado, feito, partido, comemorado, posto, sido, ido) ADO ou IDO. Ele estava apaixonado pela sua melhor amiga. Ela estava apaixonada pelo seu melhor amigo. Terminado o julgamento, o réu foi absolvido. Eu não teria chegado na hora se não fosse por você. Seu pedido não foi aceito.
FLEXÃO: NÚMERO PESSOA MODO TEMPO VOZ
NÚMERO PESSOA SINGULAR 1ª 2ª 3ª PLURAL
PRETÉRITO MAIS-QUE-PERFEITO MODO TEMPO EXEMPLOS INDICATIVO PRESENTE AMO PRETÉRITO PERFEITO AMEI PRETÉRITO IMPERFEITO AMAVA PRETÉRITO MAIS-QUE-PERFEITO AMARA FUTURO DO PRESENTE AMAREI FUTURO DO PRETÉRITO AMARIA
MODO TEMPO EXEMPLOS MODO TEMPO EXEMPLOS SUBJUNTIVO PRESENTE QUE EU AME PRETÉRITO IMPERFEITO SE EU AMASSE FUTURO QUANDO EU AMAR MODO TEMPO EXEMPLOS IMPERATIVO AFIRMATIVO QUE EU AME NEGATIVO SE EU AMASSE
PRESENTE DO INDICATIVO PRESENTE DO SUBJUNTIVO IMPERATIVO AFIRMATIVO IMPERATIVO NEGATIVO AMO QUE EU AME - AMAS QUE TU AMES AMA TU NÃO AMES TU AMA QUE ELE AME AME VOCÊ NÃO AME VOCÊ AMAMOS QUE NÓS AMEMOS AMEMOS NÓS NÃO AMEMOS NÓS AMAIS QUE VÓS AMEIS AMAI VÓS NÃO AMEIS VÓS AMAM QUE ELES AMEM AMEM VOCÊS NÃO AMEM VOCÊS
Regulares: são aqueles em que o radical permanece o mesmo em toda conjugação. Exemplo: verbo cantar. Irregulares: são os verbos cujos radicais se alteram ou cujas terminações não seguem o modelo da conjugação a que pertence. Exemplo: verbo ouvir.
Defectivos: são aqueles que não têm todas as conjugações Defectivos: são aqueles que não têm todas as conjugações. Exemplo: verbo abolir e verbo reaver. Abundantes: apresentam duas ou mais formas equivalentes. Exemplo: verbo aceitar: aceitado – aceito Fritar: fritado – frito Limpar: limpado – limpo Anômalos: suas conjugações incluem mais de um radical. Exemplo: verbo ser: sede – era Ir: vou, fui, irei.
Vou vender = venderei LOCUÇÃO VERBAL verbo auxiliar + verbo principal Está cantando = canta Ia andando = andava Vou vender = venderei
Os verbos auxiliares de uso mais frequente são ter, haver, ser, estar e ir. Quando a locução verbal é constituída de formas dos verbos auxiliares ter e haver mais o particípio do verbo principal, temos um tempo composto. Ele já tinha saído para o trabalho quando você me telefonou. Ele já saíra para o trabalho quando você me telefonou.
Diante dos verbos auxiliares TER ou HAVER, devemos usar a forma regular, constituída da terminação “-ado” ou “-ido”. Observe o exemplo: Os alunos tinham entregado o trabalho em tempo hábil. Diante dos verbos auxiliares SER ou ESTAR, devemos fazer uso da forma irregular. Eis o enunciado a seguir: Os trabalhos foram entregues em tempo hábil.
VOZES VERBAIS ATIVA PASSIVA ANALÍTICA REFLEXIVA SINTÉTICA REFLEXIVA RECÍPROCA
VOZ ATIVA SUJEITO AGENTE + VERBO A criança alimentou o animal. João tomou o café da manhã logo cedo. Aspiramos a casa toda. Já fiz o trabalho.
VOZ PASSIVA ANALÍTICA SUJEITO PACIENTE + LOCUÇÃO VERBAL (VERBO PRINCIPAL NO PARTICÍPIO) + AGENTE DA PASSIVA O animal foi alimentado pela criança. O café da manhã foi tomado por João logo cedo. A casa toda foi aspirada por nós. O trabalho foi feito por mim.
VOZ PASSIVA SINTÉTICA VERBO (3ª pessoa) + PARTÍCULA APASSIVADORA + SUJEITO PACIENTE Alimentou-se o animal. Tomou-se o café da manhã logo cedo. Aspirou-se a casa toda. Já se fez o trabalho.
VOZ REFLEXIVA VERBO NA VOZ ATIVA + PRONOME OBLÍQUO (FUNCIONA COMO OBJETO – REPRESENTA A MESMA PESSOA DO SUJEITO) Atropelou-se em sua próprias palavras. Partiu-se todo naquele jogo de futebol. Olhei-me ao espelho. Os dias e as noites passam-se sem que haja qualquer novidade. Sofia e Lucas amam-se.
PA X IIS (funções sintáticas) Fazem-se unhas. Alugam-se casas e apartamentos. Necessita-se de voluntários para o hospital. Neste lugar se é tratado como um animal. Ainda se corre o risco de perder o oxigênio.
OUTRAS FUNÇÕES DO SE SE: Não tem função sintática nem morfológica a) Partícula expletiva ou partícula de realce: virá acompanhando um verbo intransitivo. - Murcham-se as flores. b) Parte integrante do verbo: o pronome faz parte de um verbo pronominal. - Queixaram-se do excesso de sal na comida. (
OUTRAS FUNÇÕES DO SE SE: função morfológica c) Conjunção integrante Perguntei se ela tinha troco. d) Conjunção adverbial condicional - Só libero sua compra se você me mostrar o comprovante de pagamento. e) Pronome Reflexivo: - As meninas se entreolhavam com curiosidade.
OBJETIVA 2017 - Numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª em relação às vozes verbais e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: Voz ativa. Voz passiva. (...) A escola acompanhará os alunos à exposição. (...) As coreografias foram apresentadas pelos alunos. (...) As árvores foram cortadas pela equipe de obras da Prefeitura. a) 1 - 2 - 2. b) 2 - 1 - 1. c) 1 - 2 - 1. d) 2 - 1 - 2.
OBJETIVA 2017 - Numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª em relação às vozes verbais e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: Voz ativa. Voz passiva. (...) A escola acompanhará os alunos à exposição. (...) As coreografias foram apresentadas pelos alunos. (...) As árvores foram cortadas pela equipe de obras da Prefeitura. a) 1 - 2 - 2. b) 2 - 1 - 1. c) 1 - 2 - 1. d) 2 - 1 - 2.