Subclasses dos verbos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VERBOS Subclasses do Verbo Modos e Tempos verbais Formas nominais
Advertisements

Verbo Complexo verbal Porto Editora.
VERBOS.
Conjugação Verbal: tempos derivados do presente do indicativo AULAS 25 e 26 (pág. 16)
1 Linguagem, Códigos e suas Tecnologias AULA DIGITAL LÍNGUA PORTUGUESA 14. Verbos AULA DIGITAL.
Ihr Logo VOZES VERBAIS Relação existente entre sujeito e o objeto da ação verbal.
II UNIDADE.  Os verbos são ferramentas importantes para a construção de sentido nos textos, expressando as ações, os estados, os fatos e os fenômenos.
1 CLASSES GRAMATICAIS 4 Verbo e conjugação verbal.
1 Linguagem, Códigos e suas Tecnologias AULA DIGITAL LÍNGUA PORTUGUESA 20. Termos Determinantes do Verbo Complementos Verbais AULA.
Sujeito oculto e Sujeito indeterminado. Sujeito oculto e sujeito indeterminado É muito comum as pessoas confundirem sujeito oculto com sujeito indeterminado,
Pronome pessoal. Tanto na fala quanto na escrita estão envolvidas três pessoas do discurso: a 1ª pessoa: aquele que fala (eu, nós), o locutor; a 2ª pessoa:
Verbos. Infinitivo: trata-se do nome do verbo, ou seja, o verbo sem nenhuma conjugação. Gerúndio: indica a continuidade da ação, ou seja, uma ação que.
Matéria da Avaliação Trimestral 2º TRIMESTRE. Frase, oração e período.
Verbos. Conceito de verbo Verbos são palavras que exprimem: a)ação: dançar, cantar, falar... b)estado: ser, estar... c)mudança de estado: tornar-se, virar...
Classes de palavras: o verbo
Profª Giovana Uggioni Silveira
Aspeto e modalidade ASPETO LEXICAL
LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE: Análise Sintática (volume 2)
“Oliver Twist” (1838) Capítulos 1 a 10
GIOICY CRISTINA PIRES 7°B
Conjugação Perifrástica
Sintaxe II – coordenação e subordinação
Funções sintáticas Porto Editora.
Funções sintáticas Porto Editora.
Frase ativa e frase passiva
Verbo Verbo é a classe de palavras que se flexiona em pessoa, número, tempo, modo e voz. Pode indicar, entre outros processos: Ação (correr); Estado.
Verbos Escola Municipal Etalívio Pereira Martins.
Sintaxe II – coordenação e subordinação
Classes de Palavras Classes abertas (constituídas por um número ilimitado de palavras): Nomes Verbos Classes fechadas (constituídas por um número limitado.
COLOCAÇÃO PRONOMINAL FIQUE ATENTO À ATRAÇÃO!.
Sintaxe.
SUJEITO Função sintática desempenhada por um grupo nominal que concorda com o verbo em pessoa e número. Exemplo: Os meus pais zangavam-se sempre que eu.
O = SN + SV + SP + SP Geração de frases.
Funções sintáticas - 1.
Características Gerais
Classes de palavras: o verbo
COLOCAÇÃO PRONOMINAL.
Tempo aspeto e modalidade
Coordenação e subordinação
Verbo Complexo verbal Porto Editora.
PROFª MARCELA DE AZEVEDO MASALA
Funções sintáticas.
REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL
Introdução Indicativo Conjuntivo Condicional VERBOS Imperativo
Ou um estado.
O advérbio Classes.
Letras Módulo VI - Sintaxe I
Professora Michela Lara. É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se.
Vozes do verbo Flexões que indicam se o sujeito é o responsável pela ação (agente) ou se sofre a ação (paciente). Voz ativa sujeito agente; verbo de ação;
VOZES VERBAIS.
Conto Contigo 8.
Funções sintáticas.
DICAS ÚTEIS PARA ORAÇÕES SUBSTANTIVAS
VERBO O verbo é, sem dúvida, o tipo de palavra mais importante do idioma, porque é ele que dá sustentação à estrutura dos enunciados, funcionando como.
VERBOS Verbos – são palavras variáveis que exprimem acções, estados ou processos, representados no tempo.
Complmento OblÍquo e Predicativo do Sujeito
Verbos Classificação.
Os Lusíadas para gente nova, de Vasco Graça Moura
Concordância Verbal Regra Geral: o verbo concorda com o sujeito ao qual se refere: Marcos e Ana viajarão nas férias. Sujeito Composto posposto ao verbo:
Classes abertas de palavras
Classes do verbo pp
Ou um estado.
Funções sintáticas Porto Editora.
Classes de palavras: o verbo
Coordenação e Subordinação
VERBOS DE LIGAÇÃO E PREDICATIVO DO SUJEITO
Unidade 4 VERBOS.
16/08/19 Professora Fernanda .
ANÁLISE SINTÁTICA Um falante, ao se comunicar, escolhe as palavras e, combinando-as de acordo com as regras do idioma, cria os enunciados por meio dos.
Colocação Pronominal Estudo da posição adequada dos pronomes oblíquos átonos (me, te, se, o, a, lhe, os, as,lhes, nos e vos)
Transcrição da apresentação:

Subclasses dos verbos

Subclasses dos verbos Quanto à flexão Regulares - verbos que mantêm o radical em toda a flexão (como, comes, comi, comerão);   Irregulares - verbos que não mantêm o radical em toda a flexão (faço, fazia, fiz, farei); Pronominais - verbos que se fazem acompanhar de um pronome pessoal átono (comprei-o); Pronominais reflexivos -verbos que se fazem acompanhar de pronome pessoal com valor de reflexividade - que refere a mesma pessoa que o sujeito (ele lavou-se); Defetivos - verbos que não se conjugam em todas as pessoas gramaticais ou em todos os tempos: Impessoais – só flexionam na terceira pessoa do singular e não seleccionam sujeito (chover, falir). Unipessoais- só se flexionam na terceira pessoa do singular ou do plural e exigem um sujeito específico (miar, cacarejar).

Subclasses dos verbos Transitivo: Quanto à sintaxe Verbo principal Transitivo: Transitivo direto - verbo que exige um complemento direto: Li um livro. Transitivo indireto - verbo que exige um complemento indireto ou oblíquo: Telefonei à Ana.; Cheguei a casa. Transitivo direto e indireto - verbo que pede um complemento direto e um ou mais complementos indiretos ou oblíquos: A empresa exporta pilhas da China para a Europa. Transitivo-predicativo - verbo que seleciona um sujeito, um complemento direto e um predicativo do complemento direto: A Ana acha o José inteligente.   Intransitivo - verbo que não seleciona complementos obrigatórios: A Maria sorriu.; Ele correu.. Verbo copulativo - São verbos de ligação entre o sujeito e o predicativo de sujeito, que pode ser um grupo nominal, adjetival, adverbial ou preposicional. Os verbos copulativos são «ser», «estar», «parecer», «permanecer», «continuar», etc.: O Pedro é bom aluno.; A Ana continua magra.

Subclasses dos verbos Verbo auxiliar Estes verbos associam-se a verbos principais, formando com eles um complexo verbal. Há verbos auxiliares: dos tempos compostos - verbos «ter» e «haver» seguidos do particípio passado: Eles têm estudado bastante.;   da passiva - verbo «ser» seguido do particípio passado: O queijo foi comido pelo rato.;  temporais - verbos «ir» ou «haver de» seguidos do infinitivo, para dar a ideia de ação futura: Vou comprar um dicionário.;   aspetuais - verbos que iniciam uma perífrase verbal com um valor aspetual, acentuando: O início da ação (incoativo) - «começar a» seguido de infinitivo: Começaram a rir. A duração da ação (durativo) - «estar a», «continuar a», «ficar a», «andar a», «vir a», «ir a», etc.,seguidos de infinitivo: Estou a trabalhar.; Andas a evitar-me'; Ficaste a cantar no duche? O fim da ação (cessativo) - «deixar de», «acabar de» seguidos de infinitivo: Acabou de almoçar.; modais - verbos que iniciam perífrases verbais com valor de modo, traduzindo a ideia de possibilidade (ex.: poder), obrigação (ex.: ter de/que) ou de probabilidade (ex.: dever – Os resultados devem sair hoje)

Verbos – valor aspetual O aspeto Exprime a maneira como uma situação é perspectivada, apresentando-a como um todo completo ou em desenvolvimento, ou ainda acentuando o início, o desenrolar ou o fim de uma ação. Os valores aspetuais do verbo são os seguintes: Aspeto perfetivo - a ação é apresentada como concluída: Ontem fui ao cinema;   Aspeto imperfetivo - a ação, a um dado momento, é apresentada como não concluída: Tenho ido regularmente ao cinema. Ia regularmente ao cinema. Aspeto pontual - a ação realiza-se num breve momento, num instante: O Pedra caiu.; A Ana carregou no botão. Aspeto incoativo ou inceptivo - representa a ideia de início da ação: Começou a chover há pouco.; O barco partiu. Aspeto cessativo ou conclusivo - representa a conclusão ou o fim de uma ação: Acabaram de almoçar.; Deixei de fumar.

Verbos – valor aspetual O aspeto Aspeto durativo - refere a ação enquanto processo que está a decorrer: Ele tem estado a lavar a loiça.; O João corria pelo bosque.;   Aspeco iterativo - exprime uma ação que se realiza regular ou repetidamente: Temos almoçado em casa.; Vou muito ao cinema. Aspeto habitual - apresenta a ação como um hábito, um costume: lava os dentes todas as manhãs.; íamos sempre de férias em agosto.; Aspeto genérico - apresenta um facto como permanentemente válido, como sempre verdadeiro: A Terra é redonda.; Os peixes vivem na água.

Verbo - Modalidade Modalidade verbal - exprime a atitude do falante face a um enunciado ou aos participantes do discurso. Distinguem-se as seguintes modalidades (ou valores rnodais), que também podem ser expressas por verbos principais: epistémica (valor de certeza, probabilidade, possibilidade): A caneta está estragada.; O Pedra deve chegar pelas três.; O livra pode ter ficado no armário.   deôntica (valor de obrigação ou permissão – pode expressar-se através de verbos auxiliares como “dever” ou “poder”): Deves comer a sopa.; Podes entrar. apreciativa (valor de apreciação, positiva ou negativa, sobre o conteúdo de um enunciado): Felizmente, o Francisco chegou.; Lamento que procedas assim.