A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Concordância Verbal Regra Geral: o verbo concorda com o sujeito ao qual se refere: Marcos e Ana viajarão nas férias. Sujeito Composto posposto ao verbo:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Concordância Verbal Regra Geral: o verbo concorda com o sujeito ao qual se refere: Marcos e Ana viajarão nas férias. Sujeito Composto posposto ao verbo:"— Transcrição da apresentação:

1 Concordância Verbal Regra Geral: o verbo concorda com o sujeito ao qual se refere: Marcos e Ana viajarão nas férias. Sujeito Composto posposto ao verbo: concordância no plural ou com o núcleo mais próximo. Ex. Chegaram o filho e a mãe. Chegou o filho e a mãe. Sujeito Composto anteposto ao verbo: - núcleos sinônimos – verbo no singular ou no plural - núcleos em gradação – verbo no singular ou no plural

2 Ex. Alegria e felicidade reinava / reinavam naquela casa.
Conselho, advertência, suspensão não mudou / mudaram o com- portamento dele. Núcleos resumidos por tudo, nada, ninguém – verbo no singular Ex. Flores, presentes, joias, nada mudou sua decisão. Sujeito composto por pessoas diferentes do discurso: A 1ª. predomina sobre as demais: Eu, Mariana e ele estudamos no mesmo colégio. (1ª.pess. plural) A 2ª. pessoa predomina sobre a 3ª, mas, nesse caso, também é possível optar pelo uso da 3ª. pessoa do plural. Ex. Tu e ele fizestes / fizeram o trabalho.

3 Núcleos do sujeito unidos por ou:
Com ideia de exclusão – verbo no singular Ex. Pedro ou Paulo será o próximo Papa. Sem ideia de exclusão: verbo no plural Ex. Física ou Matemática exigem cálculo. Núcleos do sujeito ligados por nem: se a ideia expressa pelo verbo se referir a todos os núcleos: verbo no plural Ex. Nem Pedro nem Gustavo vencerão o concurso. -se a ideia expressa pelo verbo se referir a apenas um núcleo – singular Ex. Nem Sérgio nem você será o próximo prefeito da cidade..

4 Sujeito representado pelos relativos QUE / QUEM:
Relativo que – verbo concorda com o antecedente: Ex. Sou eu que moro aqui. / Somos nós que moramos aqui. -Relativo quem – verbo concorda com o antecedente ou com o pronome quem e fica na 3ª. pessoa do singular. Ex. Sou eu quem moro aqui. / Somos nós quem moramos aqui. Sou eu quem mora aqui. Sujeito é nome próprio no plural: -sem artigo – verbo no singular. Ex. Santos fica perto daqui. -com artigo – verbo no plural Ex. Os Estados Unidos desenvolveram-se rapidamente.

5 -nome próprio que designe obras – verbo no singular ou no plural.
Ex. Os Lusíadas perpetuaram / perpetuou a glória de Portugal. Verbo + SE se= índice de indeterminação do sujeito(VTI/VI) – verbo no singular Ex. Precisa-se de empregados Vive-se muito bem neste lugar. -se=pronome apassivador (VTD) – verbo concorda com o sujeito. Ex. Vende-se esta casa. / Vendem-se estas casas. Sujeito representado por quais de, vários de, alguns de, quantos de +nós, vós ou vocês: -verbo na 3ª. pessoa do plural Ex. Quantos de nós viajarão nas férias? Quantos de nós viajaremos nas férias? *expressão no singular – verbo no singular – Qual de vocês viu o carro?

6 Verbos haver e Fazer - haver= existir – 3ª. pessoa do singular fazer= tempo decorrido – 3ª. pessoa do singular * os auxiliares seguem a regra Ex. Há homens lá fora. / Deve haver homens lá fora. Faz dois dias que cheguei. / Deve fazer dois dias que cheguei. Verbo SER - na indicação de distâncias – verbo concorda com o numeral. Ex. Daqui a São Paulo são nove quilômetros. Com expressões quantitativas – verbo no singular Ex. Dois mil reais é pouco para comprar este carro. com nomes próprios ou pronome pessoal do caso reto – verbo concorda com eles, independente da função que tenham. Ex. As alegrias da casa era Marina As alegrias da casa era ela.

7 Sujeito representado por tudo, isso, aquilo, nada – verbo concorda com o
predicativo. Ex. Tudo são flores naquela casa. Sujeito e predicativos são nomes de coisas (substantivo comum) e um está no singular e o outro,no plural - o verbo fica no plural. Ex. Minha cama eram folhas de jornal. Em datas: havendo a palavra dia ( mesmo que subentendida), o verbo concorda com ela. Ex. Hoje é dia 12 de outubro. -Não havendo a palavra dia, o verbo concordará com o numeral. Ex. Hoje são doze de outubro.

8 Sujeito representado por pronome de tratamento: verbo na
3ª. pessoa. Ex. Vossa Excelência deve cumprir o que prometeu. Sujeito representado por expressão que indique parte de um todo: verbo no singular ou no plural. Ex. A maior parte dos alunos compareceu / compareceram ao evento. Sujeito representado por mais de um: verbo no singular – Mais de um professor deu sua opinião sobre o caso. com a expressão repetida – verbo no plural .Ex. Mais de um aluno, mais de um professor, mais de um diretor expressaram sua opinião sobre o caso. caso a ação seja recíproca – verbo no plural. Ex. Mais de um aluno abraçaram-se após a cerimônia. &&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&


Carregar ppt "Concordância Verbal Regra Geral: o verbo concorda com o sujeito ao qual se refere: Marcos e Ana viajarão nas férias. Sujeito Composto posposto ao verbo:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google