A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Concordância verbal Romão Júnior.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Concordância verbal Romão Júnior."— Transcrição da apresentação:

1 Concordância verbal Romão Júnior

2 Casos Gerais 1. Sujeito formado por partícula partitiva ou substantivo coletivo: Um bando de passarinhos pousou. Um bando de passarinhos pousaram. (determinante) A maior parte de nossos produtos chegou. (partícula partitiva) A maior parte de nossos produtos chegaram.

3 Verbo concordará com o primeiro
2. Sujeito formado por pronomes no plural, sendo o primeiro interrogativo, indefinido ou demonstrativo, seguidos dos determinantes: de nós, de vós, deles, dentre vós. Quais de nós passarão no concurso no vestibular? (pronome) (verbo no plural) Quais de nós passaremos no concurso no vestibular? (Verbo concorda com o nós) Primeiro pronome no singular Qual de vós crê na justiça? Verbo concordará com o primeiro

4 José é um dos que mais fala. José é um dos que mais falam.
3. As expressões: um dos que, nem...nem, nem um nem outro, um e outro, o verbo ficará no singular (como regra geral) ou no plural. José é um dos que mais fala. José é um dos que mais falam.

5 (verbo concorda com antecedente)
4. Com o pronome relativo quem: Fomos nós quem compramos o carro. (antecedente do quem) Fomos nós quem comprou o carro. (Verbo na 3º do sing.) Pronome relativo Que (verbo concorda com antecedente) Fui eu que executei a tarefa (antecedente)

6 5. Verbo parecer + infinitivo
As meninas parecem gostar do filme. As meninas parece gostarem do filme.

7 O velho relógio deu dez horas. ↑ (verbo conc. Com sujeito)
6. Dar, bater, soar e ser. É uma hora. São duas horas. Com sujeito expresso (Sujeito expresso) O velho relógio deu dez horas. (verbo conc. Com sujeito)

8 Somente 1% dos objetos roubados foi recuperado.
7. Sujeito representado por número percentual ou fracionário. Somente 1% dos objetos roubados foi recuperado. (verbo conc. Com o numeral) Cerca de 50% dos produtos importados ficaram presos na alfândega ↑

9 8. Verbo com partícula apassivadora. Aluga-se apartamento ali.
9. Verbo com índice de indeterminação Trabalha-se muito aqui. (Índice de indeterminação do sujeito)

10 10. Sujeito formado por nome próprio, com artigo no plural.
As minas Gerais mostram toda a nossa história pelas ruas. Observação Os miseráveis representa um marco na literatura ↑ (Silepse de número: livro)

11 Vossa excelência parecia bastante compenetrado.
11. Sujeito formado por pronome de tratamento. Vossa excelência parecia bastante compenetrado. ( verbo na terceira do sing.)

12 12. Com a expressão mais de que, menos de.
O juiz confirmou na reunião que mais de um trabalhador braçal fez justiça. ↑ (verbo conc. Com numeral) Na assembléia da categoria, mais de dois alunos falaram. (verbo conc. Com numeral) )

13 (A repetição da expressão leva o verbo para o plural)
Mais de um pai, mais de um aluno, mais de um servente reclamaram. (A repetição da expressão leva o verbo para o plural) Durante a CPI, mais de um político se ofenderam. (Na indicação de reciprocidade o verbo fica no plural

14 13. Com verbos impessoais, o verbo ficará na 3º do singular
13. Com verbos impessoais, o verbo ficará na 3º do singular. Chove em João Pessoa. ↑ (Verbo impessoal)

15 OBRIGADO!


Carregar ppt "Concordância verbal Romão Júnior."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google