Era Vargas Governo Constitucional (1934 – 1937).

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ERA VARGAS ( ).
Advertisements

Revolução de 1930 Clique para adicionar texto 25/03/2017.
História do Brasil Era Vargas.
HISTÓRIA Prof. Luiz Rogério.
ERA VARGAS (1930 – 1945).
1 - O PERÍODO PROVISÓRIO (1930 – 1934):
ERA VARGAS (1930 – 1945).
PROF. FABIO ESCARAMBONI A ERA VARGAS
Profº. Cristiano Almeida
A Era Vargas Período dividido em Três fases
ERA VARGAS (1930 – 1945) PROFESSORA: ROSA MÁRCIA SIMONÁGIO GRANA
A ERA VARGAS 1930 – 1945).
A ERA VARGAS (1930 – 1945) PROF. RICARDO SCHMITZ.
AULA 3 - PREVEST/HÍSTÓRIA DO BRASIL– LIVRO PROF. VICENTE
Governo Constitucional (1934 – 1937) Estado Novo (1937 – 1945)
A Era Vargas COLÉGIO IPIRANGA ALUNOS:CAROLINE MAYUMI
Pai dos pobres e Mãe dos Ricos
(1) A presidência Constitucional de Getúlio Vargas; (2) A esquerda e a direita vão à luta; (3) O Golpe de 1937: voltamos à ditadura;
Era Vargas HB.12.
A ERA VARGAS (1930/1945).
Influências Crise de 1929 Tenentismo Insatisfação da classe média urbana Movimentos trabalhistas (principalmente o comunismo). Características Pelo acordo.
História do Brasil Era Vargas.
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
Washington Luís.
Era Vargas História 9º’s.
Era Vargas Após a Revolução de 1930, Vargas recebeu o poder em caráter provisório, mas graças ao uso de práticas populistas e paternalistas,
ERA VARGAS.
Tenentismo, 18 do Forte de Copacabana e Coluna Prestes Nomes: Agatha Schaefer, Amanda Dockhorn e Ana Carolina Viçosa Turma: 993 Professora: Rafaela Rech.
AULA 5 – 24/08/2006 TEMA 3 -HISTÓRICO DAS CONSTITUIÇÕES BRASILEIRAS TEMA 4 -NORMAS CONSTITUCIONAIS PROFS. ALINE SALLES E CHRISTIANO MOTA WEB-TUTOR PÚBLIO.
ERA VARGAS ( ) Governo provisório Revolução de 1932 Constituição de 1934 Governo constitucional( )
A República da Espada teve seu início quando os militares lideraram o país politicamente entre os anos de 1889 a 1894, sendo considerado o primeiro.
Brasil no Contexto da Guerra Fria. Guerra Fria (1945 – 1961) Dualidade entre EUA X URSS; EUA: Capitalista; Livre Economia; Grandes investimentos em Países.
Getúlio Vargas. Introdução  A queda do preço do café no mercado externo e EUA.
BRASIL REPÚBLICA (1889 – ) Prof. Iair ERA VARGAS (1930 – 1945)
ESTADO E CLASSES SOCIAIS NO BRASIL PÓS-1930 Alvaro de Vita, SOCIOLOGIA DA SOCIEDADE BRASILEIRA, ED. ATICA, CAP.11
A era Vargas: Revolução de 1930 (pp ) PROF. RODRIGO CALSANI.
ERA VARGAS.
Era Vargas – Governo Provisório e Constitucional
Era vargas
A ERA VARGAS ( ) O “pai dos pobres” ou a “mãe dos ricos”?
A crise da Primeira República e a Revolução de 30
A Era Vargas.
“O Estado Novo representou a última fase da Era Vargas e o momento de mais forte centralismo político e intervencionismo estatal daquele.
Da euforia à Grande Depressão
1 - O PERÍODO PROVISÓRIO (1930 – 1934):
Era Vargas
Era Vargas.
ERA VARGAS O BRASIL EM TRANSIÇÃO.
ERA VARGAS.
1 - O PERÍODO PROVISÓRIO (1930 – 1934):
A era Vargas: Pontos positivos e Negativos GOVERNO PROVISÓRIO ( ) Revolução de 1932,Código eleitoral de 1933, Nomeou tenentes e Valorizou o café.
ERA VARGAS (1930 – 1945). Getúlio Dorneles Vargas Governo Provisório ( ), Governo Constitucional ( ) Estado Novo ( ) Fase marcada.
Da crise das oligarquias à era Vargas
Era Vargas
ERA VARGAS CONTEXTO ATUAL: 55 ANOS SUICÍDIO PETROBRÁS
1 - O PERÍODO PROVISÓRIO (1930 – 1934):
A Era Vargas O Governo Provisório ( )
Era Vargas O Governo Provisório
DO GOVERNO PROVISÓRIO AO GOLPE DE 1937
1929 – QUEDA DA BOLSA DE NY Denominada crack (crise de superprodução)
TRABALHO DE HISTÓTIA. O TENENTISMO NO BRASIL Índice  O que foi?  O que defendiam?  Revoltas  Coluna Prestes  Marcha da Coluna Prestes  Enfraquecimento.
REPÚBLICA DO CAFÉ COM LEITE
Tempos Sombrios: a ascensão do fascismo na Europa
Ensino Médio HISTÓRIA Revolução Russa Aula 3.
ESTADO E CLASSES SOCIAIS NO BRASIL PÓS-1930
Era Vargas.
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS HISTÓRIA Próximo Caderno 9 » Capítulo 4 GUERRAS E CRISES: MARCAS DO SÉCULO XX.
ACADÊMICOS: ADEMAR FERREIRA DALVAN SANTOS HELLIZANE RAQUEL SILVANEY RIBEIRO SARA RIBEIRO Universidade Estadual do Tocantins Campus: Augustinópolis Disc.:
Autocracia, Nacional-Estatismo e Trabalhismo A ERA VARGAS ( )
ERA VARGAS.
Transcrição da apresentação:

Era Vargas Governo Constitucional (1934 – 1937)

Após a Revolução Constitucionalista de 1932, arquitetada isoladamente pelos paulistas para reivindicar a quebra constitucional de Getúlio Vargas na presidência, é criada uma nova Constituição em 16 de julho de 1934, que permitiu grandes avanços democráticos como o voto secreto, o voto feminino e a obrigatoriedade do ensino primário. Getúlio Vargas também usou a nova Constituição para se reeleger na presidência; segundo o documento, o próximo presidente seria eleito em votação da Assembleia Constituinte, da qual ele saíra vitorioso (1934 – 1937 – “Governo Constitucional“).

As duas vertentes ideológicas Ação Integralista Brasileira (AIB): tinha caráter fascista, a exemplo dos líderes Benito Mussolini, da Itália, e Adolf Hitler, da Alemanha. Representava a extrema-direita e defendia uma intervenção maior do Estado na economia brasileira e a supressão dos direitos individuais, com a intenção de centralizar o poder nas mãos do Executivo.

Aliança Nacional Libertadora (ANL): tinha como base ideológica o socialismo disseminado pela Revolução de 1917, na União Soviética, e representava a extrema-esquerda. Defendia a reforma agrária no país, a revolução marxista do proletariado em prol do comunismo e a queda do sistema imperialista.

Getúlio Vargas, que havia se apoiado na Aliança Libertadora para tomar o poder das mãos de Júlio Prestes, não simpatizava mais com seus ideais e decretou sua ilegalidade, pois era contra o comunismo e as reformas sociais que eles pregavam para o Brasil. Getúlio Vargas.

O GOLPE FRACASSADO DE 1935 Olga Prestes e Luiz Carlos Prestes. Na tentativa de tomar o poder de Getúlio Vargas, que estava inclinado aos ideais de direita, a ANL articulou um golpe em 1935 e montou a Intentona Comunista, que tinha adeptos nas cidades de Natal, Rio de Janeiro e Recife. Sem grandes forças para enfrentar o governo, Getúlio Vargas conseguiu conter facilmente a influência da ANL, que tinha como líderes o casal Luiz Carlos Prestes e Olga Prestes, que acabou sendo morta em um campo de concentração. Olga Prestes e Luiz Carlos Prestes.

A contrapartida ao golpe de 1935 Entretanto, os membros do AIB queriam cessar de vez a ‘ameaça comunista’ que pairava no Brasil. Para convencer Getúlio Vargas a evitar manifestações políticas dos comunistas, os integralistas alegam que a ANL está se fortalecendo secretamente com influência direta dos soviéticos e acusa-os de articular um golpe mais efetivo e articulado do que a Intentona Comunista de 1935.

As instituições tradicionais de direita, como o Exército, o empresariado e os cafeicultores, apoiaram o fortalecimento do Poder Executivo, com medo de que mais revoltas fossem incitadas e, consequentemente, seus empregados revogassem mais direitos trabalhistas.

Com apoio das classes dominantes do país, Getúlio Vargas quebra novamente a Constituição e declara “estado de sítio”, através do Plano Cohen arquitetado pelos integralistas de direita. Para conter a ameaça comunista, o presidente instaura a ditadura do Estado Novo em 1937, centralizando o Poder Executivo nas mãos da presidência. Plano Cohen é um documento supostamente criado para justificar um golpe de estado que tiraria Getúlio Vargas da presidência. Foi escrito pelo então capitão integralista Olimpio Mourão Filho, depois de um pedido do líder da Ação Integralista Brasileira (AIB), Plínio Salgado.

Alunos: Estefani Almeida, Karolaine, Isabella, Pedro Nathan, Weder. Disciplina: História. Profª.: Viviane Grance. 3º ano “A”. Referências: Era Vargas – Governo Constitucional (1934 – 1937) - Mundo Educaçãomundoeducacao.bol.uol.com.br O Governo Constitucional de Vargas. A Era Vargas - Alunos Onlinealunosonline.uol.com.br Governo Constitucional de Getúlio Vargas (1934 - 1937)www.historiabrasileira.com Plano Cohen - Era Vargaswww.historiabrasileira.com