A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História do Brasil Era Vargas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História do Brasil Era Vargas."— Transcrição da apresentação:

1 História do Brasil Era Vargas

2 Revolução de 1930 Grande Depressão: enfraqueceu o poder dos cafeicultores, maiores afetados pela crise. Tenentismo: movimento político-militar formado por descontentes com o sistema oligárquico. Eleições de 1930: fim da política do café-com-leite e formação da Aliança Liberal para enfrentar o candidato paulista (Júlio Prestes).

3 Revolução de 1930 Assassinato de João Pessoa: revoltas se intensificam e as elites assumem o comando do processo revolucionário. “Façamos a Revolução antes que o povo a faça” (Antônio Carlos Ribeiro de Andrada). O levante armado: após levantes em RS, PB, PE e MG, Washington Luís é deposto em 24/10/1930.

4 A Era Vargas Definição: período que se estende da Revolução de 1930 à renúncia de Vargas em 1945, Fases: Gov. Provisório ( ), Gov. Constititu- cional ( ) e Estado Novo ( ).

5 Governo Provisório Primeiras Medidas: fechamento do congresso no-meação de interventores e suspensão da Constitui-ção de 1891. Rev. Constitucionalista: exigindo a constitucio-nalização do país os paulistas pegam em armas em 1932. A constituinte: evitando se indispor com os paulistas, Vargas convoca a constituinte em 1932.

6 A Constituição de 1934 Primeiras Medidas: criação da justiça eleitoral e instituição do voto secreto e feminino. Direitos Trabalhistas: salário mínimo, jornada de 8 horas, férias remuneradas etc. Nacionalismo: riquezas naturais sob proteção do Estado.

7 Governo Constitucional
Eleições Indiretas: Vargas é eleito presidente da República pela Assembléia Constituinte. AiB: movimento de inspiração fascista liderado por Plínio Salgado. ANL: fundada em 1935, reunia grupos de esquerda e tinha como presidente de honra Luís Carlos Prestes.

8 Governo Constitucional
Intentona Comunista: após o fechamento da ANL, os comunistas pegam em armas, mas fracassam. O golpe de 1937: o Plano Cohen justifica a decretação do estado de guerra e o fim do regime democrático.

9 Estado Novo Primeiras Medidas: fim do federalismo e supressão das instituições democráticas. DiP: órgão responsável pela censura e pela propaganda do governo. O Brasil na Guerra: após torpedeamento de 9 navios, Brasil entra na guerra em 31 de agosto de 1942.

10 Estado Novo A Crise: Com o fim da Guerra, Vargas decide liderar a inevitável abertura política e convoca eleições. O Queremismo: movimento que pedia a permanência de Vargas no poder. A Renúncia: temendo a permanência de Vargas no poder, o exército cerca o Palácio do Catete e força a renúncia de Vargas.

11 Economia e sociedade Agricultura: proibição de novos plantios de café e queima do excedente. Indústria: incentivada através do protecionismo e da criação de indústrias de base estatais. Trabalhismo e populismo: uma ampla legislação trabalhista foi adotada para seduzir a classe trabalhadora.


Carregar ppt "História do Brasil Era Vargas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google