A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 A Revolução de 30 pôs fim a República Velha.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 A Revolução de 30 pôs fim a República Velha."— Transcrição da apresentação:

1 1 A Revolução de 30 pôs fim a República Velha.
A modernização da economia brasileira foi forjada com uma forte intervenção do Estado e muita repressão. 1

2 2 A política do café-com-leite se extinguiu quando o presidente Washington Luís queria eleger outro paulista para sucedê-lo. Os mineiros se uniram aos gaúchos e formaram a Aliança Liberal.

3 3 A Aliança Liberal lançou a candidatura de Getúlio Vargas e João Pessoa, mas perderam as eleições. O assassinato de J. Pessoa foi o motivo que Getúlio queria para dar um golpe de Estado.

4 4 A crise de 29 afundou a economia brasileira e fez surgir um forte movimento pela renovação A vitória de MG, RS e Pb.

5 O apoio dos militares de todo o país foi fundamental para a Revolução
Militares de SC. O apoio dos militares de todo o país foi fundamental para a Revolução 6 Multidão comemora a Revolução de 30, acreditando ser o fim das oligarquias.

6 7 Alguns historiadores chamam o golpe de 30 de revolução, mas no fundo percebemos que não foi bem assim. Por que os vitoriosos gostam de chamar os acontecimentos liderados por eles de revolucionários?

7 8 Vargas “rasga” a constituição vigente.
Começa a governar com interventores nos estados. Esse período, foi a primeira demonstração de que os anos de Vargas no poder não seriam democráticos.

8 9 Vargas procurou governar atendendo às oligarquias estaduais e aos grupos que participaram do golpe.

9 Constitucionalista de 32 São Paulo não aceita ficar de fora do poder.
Revolução Constitucionalista de 32 10 São Paulo não aceita ficar de fora do poder.

10 11 Sufocadas as poucas revoltas que ocorreram, o Congresso elaborou uma nova constituição. Era razoavelmente democrática, previa autonomia para os estados e algumas leis sociais. Entretanto os coronéis continuaram mandando nos municípios.

11 12 A Constituição Nacional de 1934 era razoavelmente democrática. Ela criou: Legislação trabalhista. Organização sindical. Ensino primário obrigatório.

12 13 Inspirados no fascismo europeu, surgiu a AIB, que defendia a formação de um governo semelhante no Brasil. Para contrapor-se aos integralistas, surgiu a ANL, que unia comunistas e social-democratas.

13 14 Nos anos 30, alguns tenentes aderiram ao comunismo e outros apoiaram Vargas e aderiram ao integralismo

14 Vargas decretou estado de sítio.
A INTENTONA COMUNISTA Em novembro de 1935, a ANL, mesmo na clandestinidade organizou uma tentativa de golpe militar para tomar o poder. Vargas decretou estado de sítio. 15

15 A INTENTONA COMUNISTA A ANL armou uma revolta contra Vargas, mas foi facilmente sufocada. A partir de então os comunistas foram duramente perseguidos. 16

16 17 O CASO OLGA

17 17 Sob o pretexto que que o Brasil seria atacado por comunistas, Vargas cancela as eleições e fecha o Congresso. Era o golpe do Estado Novo.

18 Sob esse argumento, Vargas cancelou as eleições.
18 Em 1938 haveria eleições. Entretanto, Vargas elaborou um plano para continuar no poder. Tratava-se do Plano Cohen, suposto plano comunista para invadir o Brasil. Sob esse argumento, Vargas cancelou as eleições.

19 19 Foi um período de extrema repressão. A criação de uma nova Constituição em 1937 deu grandes poderes a Vargas. Ele perseguiu comunistas e integralistas. Era a Constituição Polaca.

20 A novidade era o apoio a industrialização.
20 O Estado brasileiro tornou-se um dos grande motores que empurrou a economia brasileira para a frente. A novidade era o apoio a industrialização. A burguesia nacional não tinha capital para investir em indústrias de base. Foi aí que entrou o Estado.

21 21 Vargas criou muitas empresas nacionais, entre elas Petrobras, Vale do Rio Doce, CSN, entre tantas outras.

22 Ele dava incentivo total a indústria, principalmente do sudeste.
A visão econômica de Vargas era nacionalista: ele queria proteger o empresariado brasileiro da concorrência estrangeira. Ele dava incentivo total a indústria, principalmente do sudeste. 22

23 Em 1943 as leis trabalhistas foram reunidas na CLT
Em 1943 as leis trabalhistas foram reunidas na CLT. Com o presidente Collor, algumas idéias varguistas foram definitivamente enterradas. 23

24 24 Retirantes Cândido Portinari

25 As leis sociais foram boas para o trabalhador, mas o governo sempre estava mesmo era do lado do empresário. 25

26 26

27 27

28 28 O populismo não foi um fenômeno político apenas do Brasil. Na Argentina foi vivido por Perón

29 29 Vargas criou a FEB e mandou soldados para lutar contra o Eixo na 2ª Guerra.

30 Num golpe, Vargas foi destituído do governo.
30 Com o fim da Segunda Guerra Mundial não existia mais clima no Brasil para governos autoritários. Num golpe, Vargas foi destituído do governo.

31 31 F I M


Carregar ppt "1 A Revolução de 30 pôs fim a República Velha."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google