COMO SABER SE SUA SABEDORIA É TERRENA OU CELESTIAL

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Transcrição da apresentação:

COMO SABER SE SUA SABEDORIA É TERRENA OU CELESTIAL TIAGO 3.13-18

INTRODUÇÃO Tiago fala aqui da sabedoria para lidar com as circunstâncias e com as pessoas. Sabedoria é o uso correto do conhecimento.

Sabedoria é olhar para a vida com os olhos de Deus. Tiago está contrastando dois diferentes tipos de sabedoria: a sabedoria da terra e a sabedoria do céu.

O CONTRASTE SOBRE A ORIGEM DA SABEDORIA (3.15-17a). Em primeiro lugar, ela é terrena (3.15). É a sabedoria deste mundo (1 Coríntios 1.20,21).

Augusto Comte, o pai do positivismo, pregou que o problema básico da humanidade é a educação. Para ele, as pessoas são más, porque são ignorantes.

O iluminismo do século 18, proporcionou ao homem orgulho de seu conhecimento, da sua razão, de suas conquistas. No auge do otimismo humanista, no século 20, o mundo foi sacudido por duas sangrentas guerras mundiais.

A sabedoria terrena não conseguiu resolver o problema da humanidade. O homem tem conhecimento, dinheiro, poder, ciência, mas é um ser corrompido e mau, mais amante dos prazeres que amigo de Deus.

Em segundo lugar, ela é animal ou não espiritual (3.15).   É uma sabedoria totalmente à parte do Espírito de Deus.

Essa sabedoria escarnece das coisas espirituais. O mundo está cada vez mais secularizado.

A Palavra de Deus não governa a vida familiar, econômica, profissional, sentimental das pessoas. Deus foi empurrado para dentro dos templos.

Em terceiro lugar, ela é demoníaca (3.15). Essa foi a sabedoria usada pela serpente para enganar Eva, induzindo-a a querer ser igual a Deus.

As pessoas hoje continuam crendo nas mentiras do diabo (Romanos 1 O diabo se transfigura em anjo de luz para enganar as pessoas.

Agora Tiago fala sobre a sabedoria do alto. A verdadeira sabedoria vem de Deus, visto que ela é fruto de oração (1.5). Ela é um dom de Deus (1.17).

CONTRASTE SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DA SABEDORIA (3.13, 14, 17). Qual é a evidência da falsa sabedoria?

Em primeiro lugar, ela se manifesta por meio de uma inveja amargurada (3.14,16). Essa ambição está ligada à cobiça de posição e status.

Os discípulos de Cristo discutiam quem era o maior entre eles. Os fariseus usavam suas atividades religiosas para se promoverem diante dos homens (Mateus 6.1-18).

A sabedoria do mundo exalta o homem e rouba a Deus da sua glória. O invejoso, em vez de alegra-se com o triunfo do outro, alegra-se com seu fracasso.

Em segundo lugar, a falsa sabedoria manifesta- se através de um sentimento faccioso (3.14b, 16b). Há grandes feridas nos relacionamentos dentro das famílias e das igrejas.

A palavra que Tiago usa, erithia, significa espírito de partidarismo. Paulo alertou em Filipenses 2.3 sobre o perigo de estarmos envolvidos na obra de Deus com motivações erradas: vanglória e partidarismo.

Em terceiro lugar, a falsa sabedoria está misturada com a mentira (3 Em terceiro lugar, a falsa sabedoria está misturada com a mentira (3.14c). A inveja produz sentimento faccioso. O sentimento faccioso promove a vaidade. E a vaidade se alimenta da mentira (1 Coríntios 4.5).

Tiago elenca vários atributos da verdadeira sabedoria: Primeiro, mansidão (3.13). Uma pessoa que não tem controle pessoal ou domínio próprio não é sábia.

Segundo, pureza (3.17). Deus é santo, portanto, a sabedoria que vem de Deus é pura.

Terceiro, paz (3.17). A sabedoria do homem leva à competição, rivalidade e guerra (4.1,2). A sabedoria de Deus conduz à paz.

Quarto, indulgência (3.17). Essa característica da sabedoria do alto trata da atitude de não criar conflitos nem comprometer a verdade para manter a paz. É ser gentil sem ser fraco.

Quinto, tratável (3.17). É ser uma pessoa comunicável, de fácil acesso. Jesus era assim: as crianças, os enjeitados, os leprosos, os doentes, as mulheres, os publicanos, as prostitutas, os doutores tinham livre acesso a Ele.

Sexto, plena misericórdia (3.17). A palavra misericórdia significa lançar o coração na miséria do outro.

Sétimo, bons frutos (3.17). A sabedoria de Deus é prática. Ela muda a vida e produz bons frutos para a glória de Deus.

Oitavo, imparcial (3.17). Você julga conforme a verdade e não conforme a pressão ou conveniência.

Nono, sem fingimento (3.17). Não existe jogo de interesse nem política de bastidor.

CONSTRASTE SOBRE OS RESULTADOS (3.16, 18). A sabedoria do mundo produz problemas (3.16b). A sabedoria de Deus produz bênçãos (3.18).

CONCLUSÃO A vida cristã é uma semeadura e uma colheita. Nós colhemos o que semeamos. O que semeamos determina o que colhemos.