VARIÁVEIS EM C Dilvan Moreira
Lembrando ... Variável: nome de um local na memória onde dados são armazenados Evita ter que lembrar um endereço numérico Como variáveis de um expressão matemática
Lembrando ... C requer que declaremos o tipo de dados que estamos trabalhando Para cada variável temos que declarar um tipo de dado
Lembrando … int main () { int a; //these int b; //are int c; //variable declarations b = 3; c = 5; a = b + c; printf("The answer is %d”, a); return 0; }
Lembrando: Convenções para Nomes nome deve iniciar com letras ou underscore (_); caracteres de um nome devem ser letras, números ou underscores; palavras chaves não podem ser usadas como nomes; letras maiúsculas e minúsculas são consideradas diferentes
Palavras Chaves do ANSI C auto break case char const continue default do double else enum extern float for goto if int long register return short signed sizeof static struct switch typeof union unsigned void volatile while
Tipos: Inteiro Vários tamanhos diferentes int - 16 bits - valor máximo é 32767 (215-1) short (int) - 16 bits, com a mesma margem long (int) - 32 bits, valor máximo é 2.147.483.647 (231-1) Palavra unsigned antes de cada tipo inteiro cria novos tipos, ex: unsigned int
Tipos: Reais Aumentam precisão as custas de mais espaço Variantes float - 32 bits double - 64 bits long double - 128 bits Exemplos 4.0, 2.34E+9
Tipo: Texto (char) Caracteres individuais - char letras, dígitos, marcas de pontuação, barra de espaço return, etc. Internamente estes valores são representados um código ASCII (American Standard Code for Information Interchange); Tradução é automática
Tipos: Não Definidos Explicitamente Tipo String C num string é representado por um vetor de caracteres terminado com ‘\0’. Tipo Booleano utilizado para testar condições Valor numérico: falso (0) e verdadeiro (qualquer valor ≠0)
Todos os tipos do ANSI C Tipo Num de bits Intervalo char 8 -128 a 127 unsigned char 8 0 a 255 signed char 8 -128 a 127 int 16 -32.768 a 32.767 unsigned int 16 0 a 65.535 signed int 16 -32.768 a 32.767 short int 16 -32.768 a 32.767 unsigned short int 16 0 a 65.535 signed short int 16 -32.768 a 32.767 long int 32 -2.147.483.648 a 2.147.483.647 signed long int 32 -2.147.483.648 a 2.147.483.647 unsigned long int 32 0 a 4.294.967.295 float 32 3,4E-38 a 3.4E+38 double 64 1,7E-308 a 1,7E+308 long double 80 3,4E-4932 a 3,4E+4932
Escopo: Variáveis Locais declaradas no inicial de uma função escopo é a função onde ela aparece outras funções não tem acesso a elas tempo de vida - enquanto a função estiver ativa chamada da função aloca espaço para as variáveis; termino da execução da função libera o espaço
Escopo: Variáveis Globais Aparecem fora de qualquer definição de função Escopo é o resto do arquivo onde é declarada Tempo de vida é o tempo de execução do programa Funções podem interferir umas com as outras
Atribuição int main () { int a; int b; int c; b = 3; // Essas c = 5; // são a = b + c; // atribuições printf("The answer is %d”, a); return 0; }
Atribuição Operador: = = não significa uma afirmação de igualdade = é usado para mudar o valor de uma variável int luckyNumber = 13; luckyNumber = 12;
Atribuição C primeiro computa o lado direito Depois atribui o valor computado ao lado esquerdo x = 4 + 7; // o que tem em x? E agora? x = 2 + 1; // e agora?
Atribuição C primeiro computa o lado direito Depois atribui o valor computado ao lado esquerdo x = 4 + 7; // o que tem em x? x= 11 E agora? x = 2 + 1; // e agora? x= 3
Atribuição E agora? Esse é um exemplo de possível confusão: a = 7; // what’s in a? b = a; // what’s in b? // what’s in a now???
Atribuição E agora? Esse é um exemplo de possível confusão: Quando em dúvida: experimente! É fácil tentar qualquer coisa no compilador C a = 7; // what’s in a? b = a; // what’s in b? // what’s in a now??? printf(“a is %d, b is %d“, a, b);
Atribuição E agora? Esse é um exemplo de possível confusão: Quando em dúvida: experimente! É fácil tentar qualquer coisa no compilador C b= 7 a = 7; // what’s in a? b = a; // what’s in b? // what’s in a now??? printf(“a is %d, b is %d“, a, b);
Atribuição E agora? Quais os valores de a e b? a = 7; // what’s in a? b = a; // what’s in b? // what’s in a now??? printf(“a is %d, b is %d“, a, b); a = 8;
Lendo do Teclado: scanf Orientação a objetos com Java Lendo do Teclado: scanf int a; scanf ("%d", &a); Tipo do valor lido: %d inteiro Função scanf Variável que recebe o valor Importante: & indica ponteiro e que o valor da variável vai ser mudado. © David J. Barnes e Michael Kölling
Lendo do Teclado: scanf /* scanf example */ #include <stdio.h> int main () { int i; printf ("Enter your age: "); scanf ("%d", &i); printf (”Your age is: %d.\n",i); return 0; }
Scanf: Strings de Tipos de Valor %d : Scan um inteiro decimal c/ sinal. %u : Scan um inteiro decimal s/ sinal. %f : Scan um real em notação normal. %g, %G : Scan um real em notação normal ou científica. %g usa letras minúsculas e %G maiúsculas. %s : Scan uma string. O scan termina em um caracter de espaço (espaço, tab, etc.). %c : Scan um character (char).
Expressões expressões são a combinação de 3 7 + 2 7 + 2 * 5 um ou mais operadores ou operandos exemplos de operadores: +, *, /, ... exemplos de operandos: números, variáveis, ... exemplos: 3 7 + 2 7 + 2 * 5 (7 + 2) * 5
Precedencia de Operadores Qual o resultado dessa expressão? 7 + 2 * 5
Precedência de Operadores Qual o resultado dessa expressão? 7 + 2 * 5 Multiplicação tem mais precedência que adição (como em matemática) precedence operator operation 1 higher + - unary plus and minus 2 * / % multiply, divide, remainder 3 lower + - add, subtract
Precedência de Operadores Qual o resultado dessa expressão? 7 + 2 * 5 Multiplicação tem mais precedência que adição (como em matemática) Parenteses podem ser usados para mudar precedência: (7 + 2) * 5 ou para tornar mais claro 7 + (2 * 5) precedence operator operation 1 higher + - unary plus and minus 2 * / % multiply, divide, remainder 3 lower + - add, subtract
Operadores Aritméticos Operador Ação + Soma (inteira e ponto flutuante) - Subtração ou Troca de sinal (inteira e ponto flutuante) * Multiplicação (inteira e ponto flutuante) / Divisão (inteira e ponto flutuante) % Resto de divisão (de inteiros) ++ Incremento (inteiro e ponto flutuante) -- Decremento (inteiro e ponto flutuante)
Operadores Aritméticos x = x +1 ++x ou x++ e x = x -1 --x ou x-- Diferença entre x++ e ++x (x-- e --x): x = 10; y = ++x; // y = 11, incrementa e atribui y = x++; // y = 10, atribuir e incrementar
Operadores Relacionais Operador Ação > Maior do que >= Maior ou igual a < Menor do que <= Menor ou igual a == Igual a != Diferente de Operadores relacionais retornam verdadeiro (1) ou falso (0).
Operadores Lógicos Operador Ação && AND (E) || OR (OU) ! NOT (NÃO) Tabela-verdade: p q p&&q p||q !p 0 0 0 0 1 0 1 0 1 1 1 0 0 1 0 1 1 1 1 0
Operadores Lógicos O resultado da expressão lógica é verdadeiro? int i = 5, j =7; if ((i > 3) && (j <= 7) && (i != j)) j++; V and V and V = V Usando operadores em comandos if <condição> { <comandos> } else { <comandos> }
Operadores Lógicos Bit a Bit Operação Bit a Bit Uma variável int a com o valor 2 em binário: 0000000000000010 Podemos operar em cada um desses bits Se fizermos a negação ~a : 111111111111101 Essas operações só podem ser usadas em: char, int e long Elas são úteis para programaçao em “baixo nível”
Operadores Lógicos Bit a Bit Operador Ação & AND | OR ^ XOR (OR exclusivo) ~ NOT >> Deslocamento de bits a direita << Deslocamento de bits a esquerda Tabela Verdade: p q p&q p|q p^q ~p 0 0 0 0 0 1 0 1 0 1 1 1 1 0 0 1 1 0 1 1 1 1 0 0
Operadores Lógicos Bit a Bit Operação de deslocamento A direita divide por 2 A esquerda multiplica por 2 unsigned char x cada execução da sentença valor de x x = 7; 00000111 7 x = x <<1; 00001110 14 x = x <<3; 01110000 112 x = x <<2; 11000000 192 x = x >>1; 01100000 96 x = x >>1; 00011000 24
Checando 12 = 12 é uma expressão válida em C? Como voce mudaria o valor da variável greeting para 10? int greeting = 300;
Exercício Escreva um programa que determine o valor máximo, o valor mínimo e o valor médio de uma seqüência de 4 inteiros.
Perguntas?