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Programação de Computadores LINGUAGEM C – AULA 03 – PROF. WELLINGTON TELLES.

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1 Programação de Computadores LINGUAGEM C – AULA 03 – PROF. WELLINGTON TELLES

2 Blog para o material https://professorwellingtontelles.blogspot.com/

3 Constantes  Valores Fixos  Importância #define LARGURA_MAXIMA 50 // Não se coloca ponto-e-vírgula após o valor #define NRO_DE_DIAS_DA_SEMANA 7 #define NRO_DE_HORAS_DO_DIA 24 #define VALOR_DE_PI 3.1415 void main () { int TotalDeHoras; TotalDeHoras = 10 * NRO_DE_DIAS_DA_SEMANA * NRO_DE_HORAS_DO_DIA; printf("%d horas",TotalDeHoras); }

4 String  Conjunto de caracteres

5 printf #include #define CURSO "Eletronica" int main(int argc, char *argv[]) { printf("%s",CURSO); return 0; }

6 printf - Inteiros // Impressão de Variáveis Inteiras #include int main(int argc, char *argv[]) { int Contador; int NroDeFilhos; system("cls"); // Limpa a tela Contador = 10; printf("Valor da Variável: %d\n", Contador); // No momento da execução sinal %d vai // ser substituído pelo valor da variável Contador NroDeFilhos = 3; printf("Maria tem %d filhos\n", NroDeFilhos); // o inteiro pode ficar no meio da string return 0; }

7 printf – expressões aritméticas // Impressão de Expressões aritméticas #include int main(int argc, char *argv[]) { int NroDeAndares; int AlturaPorAndar; system("cls"); // Limpa a tela NroDeAndares = 7; AlturaPorAndar = 3; printf("Altura Total do Prédio: %d metros", NroDeAndares*AlturaPorAndar); // No momento da execução sinal %d vai ser substituído // pelo valor da multiplicação return 0; }

8 printf – números reais #include int main(int argc, char *argv[]) { float NotaDaP1, NotaDaP2; float Media; system("cls"); // Limpa a tela NotaDaP1 = 6.6; // Atribuição do Valores das médias NotaDaP2 = 8.2; Media = (NotaDaP1 + NotaDaP2) / 2.0; printf("Média Final : %f", Media); // No momento da execução sinal %f vai ser substituído // pelo valor da variável Media com SEIS casas decimais // Média Final : 7.400000 return 0; }

9 Formato de números reais #include void main() { float NotaDaP1, NotaDaP2; float Media; system("cls"); // Limpa a tela NotaDaP1 = 6.6; // Atribuição do Valores das médias NotaDaP2 = 8.2; Media = (NotaDaP1 + NotaDaP2) / 2.0; printf("Média Final : %6.3f", Media); // No momento da execução sinal %6.3f vai ser substituído // pelo valor da variável Media: Média Final : 7.400 return 0; }

10 Regras Números Reais  O número de casas decimais é sempre respeitado. Se for preciso, zeros serão acrescentados à direita do número  O tamanho total significa o número de caracteres do número incluindo o ponto decimal e um eventual sinal de menos (-), se for o caso;  Se a soma do número de caracteres da parte inteira, mais o ponto decimal, mais a parte fracionária, mais um eventual sinal de menos ainda for menor do que o tamanho total especificado no formato, então, espaços em branco serão acrescentados à esquerda da parte real do número.  Se a soma do número de caracteres da parte inteira, mais o ponto decimal, mais a parte fracionária, mais um eventual sinal de menos for maior do que o tamanho total especificado no formato, então, apenas o número de casas decimais é respeitado

11 Regras Números Reais #include int main(int argc, char *argv[]) { float Numero; Numero = -2.5; system("cls"); // Limpa a tela printf("1234567890\n"); printf("%7f\n", Numero); printf("%7.0f\n", Numero); printf("%7.3f\n", Numero); printf("%8.3f\n", Numero); printf("%9.3f\n", Numero); printf("\n"); printf("%8.4f\n", Numero); printf("%8.1f\n", Numero); printf("%6.12f\n", Numero); return 0; }

12 Alinhamento a direita printf("%-7.3f\n", Numero);

13 Variáveis Tipo String char Nome[30]; // isto define que a variável poderá armazenar uma string de até 29 caracteres. #include #include // cabeçalho para trabalhar com strings int main(int argc, char *argv[]) { char Nome[30]; // uma string de até 29 caracteres !! system("cls"); // Limpa a tela strcpy(Nome, "Jose da Silva"); // atribui "Jose da Silva" para a variável Nome printf("O funcionário %s foi transferido", Nome); // no lugar de %s aparecerá o conteúdo da variável Nome return 0; }

14 Operadores Aritméticos -Sinal de menos (unário) Maior precedência (avaliado antes) *, / Multiplicação e divisão % Módulo (resto da divisão) +, - Soma e subtraçãoMenor precedência (avaliado depois)

15 Formatação CódigoConversão/Formato do argumento %d Número decimal inteiro (int). Também pode ser usado %i como equivalente a %d. %u Número decimal natural (unsigned int), ou seja, sem sinal. %o Número inteiro representado na base octal. Exemplo: 41367 (corresponde ao decimal 17143). %x Número inteiro representado na base hexadecimal. Exemplo: 42f7 (corresponde ao decimal 17143). Se usarmos %X, as letras serão maiúsculas: 42F7. %X Hexadecimal com letras maiúsculas %f Número decimal de ponto flutuante. No caso da função printf, devido às conversões implícitas da linguagem C, serve tanto para float como para double. No caso da função scanf, %f serve para float e %lf serve para double. %e Número em notação científica, por exemplo 5.97e-12. Podemos usar %E para exibir o E maiúsculo (5.97E-12). %E Número em notação científica com o "e“ maiúsculo %g Escolhe automaticamente o mais apropriado entre %f e %e. Novamente, podemos usar %G para escolher entre %f e %E. %p Ponteiro: exibe o endereço de memória do ponteiro em notação hexadecimal. %c Caractere: imprime o caractere que tem o código ASCII correspondente ao valor dado. %s Sequência de caracteres (string, em inglês). % Imprime um %

16 Formatação printf ("%5d", 15); // exibe " 15" printf ("%05d", 15); // exibe "00015" printf ("%-5d", 15); // exibe "15 " printf ("%-10s", "José"); // exibe "José " printf ("%10s", "José"); // exibe " José" printf ("%4s", "José"); // exibe "José" printf ("%.5d", 314); // exibe "00314" printf ("%.5f", 2.4); // exibe "2.40000" printf ("%.5g", 23456789012345); // exibe "2.3457e+13" printf ("%.5s", "Bom dia"); // exibe "Bom d"

17 Sequências Escape (ESC) SequênciaSignificado \n Quebra de linha (line feed ou LF) \t Tabulação horizontal \b Retrocede o cursor em um caractere (backspace) \r Retorno de carro (carriage return ou CR): volta o cursor para o começo da linha sem mudar de linha \a Emite um sinal sonoro \f Alimentação de formulário (form feed ou FF) \v Tabulação vertical (em impressoras) \" Aspa dupla \' Aspa simples \\ Barra invertida \0 Caractere nulo (caractere de valor zero, usado como terminador de strings) \N O caractere cuja representação octal é N (dígitos de 0 a 7) \xN O caractere cuja representação hexadecimal é N (dígitos de 0 a 9 e de A a F)


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