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3. Introdução à Linguagem C

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Apresentação em tema: "3. Introdução à Linguagem C"— Transcrição da apresentação:

1 3. Introdução à Linguagem C
Objetivo: Estruturar uma sequencia de comandos em Linguagem C Estrutura básica de um programa Instruções do Programa Sintaxe das instruções Diretivas – apenas o contexto Variáveis e Constantes Tipos e modificadores

2 Estrutura básica de um programa
Um programa em C consiste em uma ou várias “funções”. Os nomes programa e funções de programa se confundem. Vejamos o menor programa que se pode criar: main() { } Primeira função a ser executada As chaves iniciam e terminam uma função (vale para toda função) Os parênteses indicam que é uma função Com exceção do main(), que é a função que inicia o programa, as funções podem possuir qualquer nome.

3 Adicionando uma instrução:
Estrutura básica de um programa O main() pode estar em qualquer posição do programa. Em detrimento disso, todo programa em C inicia por esta função. Instruções do Programa Adicionando uma instrução: main() { printf(“Meu primeiro programa”); } Todas as instruções vem entre as chaves da função na ordem em que deve ser executadas e terminam com ponto e virgula.

4 Outra forma de escrever o programa anterior:
Estrutura básica de um programa Instruções do Programa Outra forma de escrever o programa anterior: main(){printf(“Meu primeiro programa”);} Argumento da função É Uma das funções de E/S, não faz parte da definição do C mas todos os sistemas tem uma versão do printf implementada. Quando o programa encontra esta linha, passa o controle para a função printf e imprime na tela do computador: Meu primeiro programa Após a execução, o controle é transferido novamente para o programa.

5 printf  pode possuir vários argumentos. Veja o programa:
Estrutura básica de um programa Sintaxe das instruções printf(“expressão de controle”,lista de argumentos) printf  pode possuir vários argumentos. Veja o programa: main() { printf(“este e o numero %d”,2 ); } Número inteiro O programa imprimirá: este e o numero 2 Observe: %d é o formatador da entrada do argumento. Isto ocorre toda vez que for inserido um qualquer tipo de argumento.

6 Outros exemplos de formato:
Estrutura básica de um programa Sintaxe das instruções Outros exemplos de formato: main() { printf("A %s esta a %d milhoes de quilometros do sol","Terra",150); } main() { printf("A letra %c pronuncia-se %s.",'L',"ele"); } Observe que apareceu dois novos caracteres de controle: %s – String ou cadeia de caracteres %c – Único caractere

7 Alguns caracteres de controle
Estrutura básica de um programa Sintaxe das instruções Alguns caracteres de controle %c ® caracter %d ® decimal %u ® decimal sem sinal %e ® número ou notação científica %f ® ponto flutuante %o ® octal %x ® hexadecimal %s ® string (cadeia de caracteres) %ld ® double (decimal longo) %lf ® double (ponto flutuante longo)

8 Observe o programa abaixo e verifique sua saída.
Estrutura básica de um programa Sintaxe das instruções Observe o programa abaixo e verifique sua saída. main() { printf("A letra %c ",'L'); printf("pronuncia-se %s.","ele"); } saída A letra L pronuncia-se ele. Apesar das duas instruções printf em linhas diferentes o texto na mesma linha. Verifique novamente. A letra L pronuncia-se ele. main() { printf("A letra %c \n",'L'); printf("pronuncia-se %s.","ele"); } saída saída Verifique que o caractere \n acrescentado no texto fez com que mudasse de linha a partir daquela posição independentemente de haver uma ou mais instruções. main() { printf("A letra %c \npronuncia-se %s.",'L', "ele"); }

9 \n nova linha \r enter \t tabulação (tab) \b retrocesso \” aspas
Estrutura básica de um programa Sintaxe das instruções Caracteres especiais: Fazem parte do printf para o controle de impressão. \n nova linha \r enter \t tabulação (tab) \b retrocesso \” aspas \\ barra Você mesmo pode testar estes caracteres como exercício.

10 Estrutura básica de um programa
Diretivas As diretivas da Linguagem C são utilizadas para realizarem diversas tarefas como definição de constantes, funções e inclusão de bibliotecas. Podem ser colocadas em qualquer posição do programa mas normalmente são colocadas no cabeçalho. Pelo menos uma das diretivas que será utilizada neste curso (#include) que se refere a inclusão de uma biblioteca da linguagem. Para se trabalhar com algumas funções estas bibliotecas são fundamentais.

11 Estrutura básica de um programa
Diretivas A IDE (Integrated Development Environment – Ambiente Integrado de Desenvolvimento) que vamos utilizar é o DEV C++, diretamente no console (janela de texto do computador). Consequentemente é necessário a inclusão de uma biblioteca que passa o controle do programa para o sistema operacional manter o console ativo após a finalização do programa. As outras bibliotecas estão relacionados com entrada e saída de dados, funções matemáticas, etc.

12 Pronto: Comentário para mais de uma linha.
Estrutura básica de um programa Diretivas /* Programa em condições minimas para Operar no DEV C */ // André Luis Lapolli #include <stdio.h> #include <stdlib.h> main() { printf("\n\n\n\tAgora nos vamos trabalhar..!\n\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Pronto: Comentário para mais de uma linha. Biblioteca de entrada e saída Biblioteca de básica Comentário de uma linha. Congela o console Finaliza a função Inclusão

13 Visualização apenas do programa:
Estrutura básica de um programa Diretivas Visualização apenas do programa: /* Programa em condições minimas para Operar no DEV C */ // André Luis Lapolli #include <stdio.h> #include <stdlib.h> main() { printf("\n\n\n\tAgora nos vamos trabalhar..!\n\n\n"); system("PAUSE"); return 0; }

14 Variáveis e Constantes
Estrutura básica de um programa Variáveis e Constantes Constante: É um valor fixo inalterado Como já foi visto, em linguagem C, no printf() as constantes são representadas da seguinte forma: Caractere: entre apóstrofes simples – ‘ L’ Cadeia de caracteres (palavra): entre aspas - “ele” Valor numérico: escreve-se simplesmente o valor – 15 Variáveis: Espaços de memória reservados para armazenar qualquer tipo de dado. Estes espaços recebem um nome para referenciá-los.

15 Exemplo de programa inserindo a variável:
Estrutura básica de um programa Tipos e modificadores Exemplo de programa inserindo a variável: Observe: o comando int é a declaração do tipo de variável de nome num. Na linha seguinte é atribuído 2 à num. // Sexto Programa // André Luis Lapolli #include<stdio.h> #include<stdlib.h> main() { int num; num=2; printf("\n\n\n\tEste eh o numero %d \n\n\n",num); system("PAUSE"); return 0; } Toda a variável deve ser declarada. As variáveis possuem também modificadores

16 Tipo Tamanho(bytes) Escala Modificadores
Estrutura básica de um programa Tipos e modificadores A linguagem C é “case sensitive” o que significa que ela diferencia maiúscula de minúscula. A tabela abaixo apresenta os tipos de variáveis da linguagem C. Tipo Tamanho(bytes) Escala char 1 -128 a 127 int 2 a 32767 float 4 3.4E-38 a 3.4E+38 double 8 1.7E-308 a 1.7E+308 Modificadores long ou long int a 65536 unsigned char 0 a 255 Unsigned int 0 a 65535 obs: int tem sempre o tamanho da palavra da máquina.

17 O fim....O fim


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