MÚSICA PARA SER SENSIBILIZAÇÃO E VIVÊNCIAS MUSICAIS ATRAVÉS DO CORPO, DA VOZ E DAS COISAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Como podemos comunicar melhor o amor nos relacionamentos
Advertisements

Material pedagógico Multiplicar x 5 Clica!
Prof Silvio Ribeiro ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS.
ESCALA DE ATITUDES DO AMOR
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
AulaNet: um ambiente gratuito para educação online e colaborativa
e-UNI: UNIversidade Eletrônica
INDICADORES DE PROCESSO E DE RESULTADO
Seja Líder De Si Mesmo.
1 Sabendo-se que os pratos das balanças estão em equilíbrio, você seria capaz de dizer: Quantos quadrados corresponde um círculo ? Dica Mais dicas Elaboração:
Caro Professor, Este material de apoio é gratuito e para uso exclusivo em sala de aula. Não pode ser comercializado. Ele não contém vírus ou qualquer instrumento.
Técnicas de Negociação
Questionário de Avaliação Institucional
Pastoralfamiliarrj.blogspot.com.
Fraction Action FRACÇÕES.
Técnicas de Contagem.
Técnica de Contagem.
Provas de Concursos Anteriores
PROGRESSÕES JUDITE GOMES
RELAXA ..., ESCUTA ..., E ADMIRA!.
11 E Jesus disse ainda: – Um homem tinha dois filhos.
O HOMEM DA PRÉ HISTÓRIA.
Monitoria GDI Aula Prática
Como aplicar leis da lógica
1.- Caminha de 10 a 30 min. todos os días.... Sorrindo enquantro caminhas. 2.- Ora na intimidade com Deus pelo menos 10 min. cada dia. Em segredo, se.
Festo Didactic - BR H510 Automação Hidráulica.
Momentos de Inércia Cap. 10
LOUCO EU??? E O QUE TEM DEMAIS???.
MECÂNICA - DINÂMICA Cinemática de uma Partícula Cap Exercícios.
COMO CHEGAR AO CORAÇÃO DE UMA MULHER
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
Cadastro de Docentes e Auxiliares de Educação Infantil
Salas de Matemática.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2011 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, novembro de 2010.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
RELAXA... ESCUTA... E ADMIRA ! - AUTOMÁTICO -.
SISTEMAS DIGITAIS ALGEBRA DE BOOLE E SIMPLIFICAÇÃO DE CIRC. LÓGICOS
RELAXE ..., ESCUTE ..., E ADMIRE! - AUTOMÁTICO -.
2º Ciclo do Ensino Básico Ex - Grupo de docência REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA 01 1º Grupo 200 Código do grupo de.
RELAXE, ESCUTE e ADMIRE! - AUTOMÁTICO -.
RELAXA ..., ESCUTA ..., E ADMIRA!.
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
EXERCÍCIOS PARA GUARDA-REDES
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
Prof.Fabiano Progressão Aritmética
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Top. Esp. em Teoria e Análise do Discurso
O Pai Espiritual Lucas 15:
ANEDOTA JCA.
45 Lições Que A Vida Me Ensinou..
ESCOLA BÁSICA 2,3 AMADEU GAUDÊNCIO NAZARÉ
O QUE É QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER? (a partir de 9 anos)
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
João 18:28 – 19:16 O Poder do Reino de Deus.
NUNCA DESISTA!.
Diagramas de Venn e de Carroll Não se chamam propriamente ferramentas/instrumentos estatísticos mas ajudam a organizar de uma forma simples alguns tipos.
Uma lição de matemática... Já pensou naquelas pessoas que dizem que estão dando mais que 100% delas mesmas?
Rio Verde - Goiás - Brasil
FORMATANDO O TRABALHO NO WORD 2007
Cinemática Plana de um Corpo Rígido Cap. 16
NOÇÕES DE PROBABILIDADE
Meus irmãos e minhas irmãs;
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
Bem-aventurados os que ouvem e praticam a Palavra de Deus
POTENCIAÇÃO E RAIZ QUADRADA DE NÚMEROS RACIONAIS
A Fé que transforma sua vida
1 PROGRAMA DE FORMAÇÃO INICIAL I FASE – SUBSÍDIO PFI 06 A Primeira Comunhão de Dom Bosco.
GINÁSTICA LABORAL UM NOVO CAMINHO.
Música ELEMENTOS Básicos.
Transcrição da apresentação:

MÚSICA PARA SER SENSIBILIZAÇÃO E VIVÊNCIAS MUSICAIS ATRAVÉS DO CORPO, DA VOZ E DAS COISAS.

MÚSICA PARA SER OUTRO DIA recebi um link pelo Facebook de minha amiga, a Professora Márcia Visconti. Assisti e me emocionei... Não só pelo conteúdo, mas pela felicidade de estar lendo exatamente aquilo que penso sobre a Música, e por conectar-me aos que também pensam como eu.

ATRAVÉS DA MÚSICA podemos descortinar o mundo, e mergulhados nela podemos nos ver a nós mesmos, nos descobrindo, nos deparando com nossos talentos e limitações, com nossos sentimentos bons e ruins, com toda espécie de emoções.  

A VIVÊNCIA MUSICAL, como todos sabemos, traz imediata evolução na qualidade de vida, tanto de quem a toma como complemento de sua Educação, como para quem faz dela profissão, paixão, a razão de sua vida. Nós, por exemplo...!  Somos então os mensageiros, os multiplicadores dessa maravilhosa obra divina que é a Música que nos permite educar tão plenamente, de forma prazerosa e gratificante. SOB MEU PONTO DE VISTA,no entanto, há uma diferença em aprender Música e aprender pela Música.

MEU TRABALHO SE DIRIGE a quem educa pela Música e acredito ser essa também a função da Música nas Escolas Regulares. Educar no sentido mais amplo da palavra, um educar voltado não tanto para o conteúdo formal da Música, mas também e principalmente para a formação global das pessoas através dela.

ENSINAR MÚSICA EM ESCOLAS REGULARES não passa necessariamente pelo viés da Teoria Musical, mas sim e principalmente pela prática. O que se prentende com a Música nas escolas, da forma como está colocada, é que através dela, se prepare o aluno para aprender melhor. Preparar alunos para que absorvam melhor o mundo e a vida, e então possam ser músicos, escritores, advogados, médicos, professores, dirigentes...

INICIALMENTE, NÃO IMPORTA SE O ALUNO sabe o que é semínima ou colcheia, mas sim que ele tenha percepção, coordenação, atenção e envolvimento suficientes para executar inteiros e metades, de todas as formas possíveis nos limites do corpo e da voz. ANTES DE SABER DA EXISTÊNCIA DE FIGURAS, que se executem muitos ritmos, antes de saber da existência das pautas, claves e notas, que se cantem muitas melodias.

COMO VILLA – LOBOS, acredito ainda mais na Iniciação da Formação pela Música, através do canto em grupo. Adicionei o corpo por tê-lo descoberto através de Ivaldo Bertazzo e Mara Behlau, como instrumento que produz a voz, e quem sem ele seria impossível construir as estruturas de uma boa entoação.

O TRABALHO QUE, ANTES DO TEMPO,apresento a vocês é um resumo de minhas ideias. Vivenciar a Música principalmente através do corpo e da voz, e ao mesmo tempo abordar diferentes áreas do conhecimento para que haja as conexões necessárias ao desenvolvimento global do cidadão.

ANSEL ADAMS (1902 —1984), um dos fotógrafos mais significativos dos EUA, nos deixou entre muitas esta frase: Não fazemos uma foto apenas com uma câmera; ao ato de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos. E assim é em todas as áreas, seja compondo uma canção ou ministrando uma aula de Matemática ou Crochê, tudo o que fazemos tem a substância do que vivemos, que é o que somos. .

Villa – Lobos diz: “A Música é a primeira das Artes porque tem um poder biológico”. Que seja, pois, através dela, feita a grande transformação.

QUAIS SERIAM? Então vejamos: Para fazer um bolo precisamos de matéria prima, dos ingredientes.

FARINHA em Inglês é - - - - - BUTTER em Português é - - -

Matéria prima do pintor

PALHAÇO O/S/T 1,00 x 1,30 cm Criado em : /2004 Gustavo Rosa nasceu em São Paulo em 1946, abandonou a carreira publicitária, em 1967, para dedicar-se a pintura. Seus quadros retratam na maioria das vezes o humor. "É muito mais difícil retratar o humor do que o drama" diz o artista.

E QUAIS SERIAM MÁTÉRIAS PRIMAS DE UM ESCULTOR?

FELÍCIA LEIRNER http://museufelicialeirner.org.br (Varsóvia, Polônia 1904 - Campos do Jordão SP 1996). http://museufelicialeirner.org.br

E PARA FAZER MÚSICA? QUAIS AS MATÉRIAS PRIMAS DO COMPOSITOR?

SOM RITMO E O que é som ? O que é ritmo? O que é pulsação? O metrônomo marca a PULSAÇÃO O que é pulsação?

QUAIS OS SEUS SONS PREDILETOS? ONOMATOPÉIAS

? ?

O metrônomo marca a - - - Muitos instrumentos podem marcar a pulsação Como está batendo seu coração? O metrônomo marca a - - - AO CORAÇÃO DA MÚSICA CHAMAMOS PULSAÇÃO Muitos instrumentos podem marcar a pulsação

BUMBO PRATO CHIMBAL TON - TONS SURDO BUMBO GARRAFÃO DE ÁGUA MINERAL CAIXA CHIMBAL SURDO PRATO PIANO DE CAUDA BUMBO VIOLA CAIPIRA GARRAFÃO DE ÁGUA MINERAL

. O bumbo e o ton-ton são partes da bateria, que é um INSTRUMENTOS DE PERCUSSÃO . VOCÊ CONHECE OUTROS INSTRUMENTOS DE PERCUSSÃO?

PANDEIRO CAXIXI CAJÓN TAABLA CASTANHOLA TAMBORIM AGOGÔ TRIÂNGULO

SOM E RITMO MÚSICA É... SOM E RITMO! RITMO E SOM! PULSAÇÃO ESTÁ NO RITMO SEJA NO BUMBO OU NO TONTON

Som e Ritmo G 1 - MÚSICA É ... G 2 - SOM E RITMO! G 3 - MÚSICA É ... G 1/ G 2 - RITMO E SOM ! // G1/G2/G3 – PULSAÇÃO ESTÁ NO RITMO SEJA NO G2 – BUMBO OU G3 – NO TON-TON G1/ G3- PULSAÇÃO ESTÁ NO RITMO SEJA NO BUMBO OU NO TON-TON! G2 BUM - BO BUM BO BUM - BO BUM - BO G1/G2- PULSAÇÃO ESTÁ NO RITMO SEJA NO BUMBO OU NO TON-TON! G3 NO TON-TON TON – TON TON –TON TON-TON TON- TON – TON TON – TON – TON G1- PULSAÇÃO ESTÁ NO RITMO SEJA NO BUMBO OU NO TON-TON G2 BUM - BO BUM BO BUM- BO BUM- BO G3 NO TON-TON TON – TON TON –TON TON-TON TON- TON – TON TON – TON – TON

Música se escreve em partituras Datação 1789 cf. MS1 Acepções ■ substantivo feminino Rubrica: música. 1 material gráfico, contendo notações impressas ou manuscritas, que mostra a totalidade das partes de uma composição musical; grade partitura IMPRIMIR

ESTA É A PARTITURA DE NOSSA BRINCADEIRA MUSICAL: