MOVIMENTO PENTECOSTAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Classe de Adultos – ED – IPJG 13/01/2008 Fábio H. Menezes
Advertisements

A natureza da Igreja (cont.)
A Oração.
Batismo no Espírito Santo (parte V)
07 passos para receber o Espírito Santo
Igreja Evangélica Assembléia de Deus
Pela Espiritualizadade ( 1 Co 2.14; Is 30.21)
A PALAVRA DE DEUS NA BÍBLIA e a Animação Bíblica da Pastoral - -
“Aonde ficam as almas após a morte e antes do Juízo Final?”
O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
Paróquia Nossa Senhora de Fátima Escola da Fé
“No princípio era o verbo, e o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus, Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio.
PRINCÍPIOS DE INTERPRETAÇÃO
A aliança de Deus com os homens:
SERMÃO EXPOSITIVO.
Tipologia bíblica 5 Tipos da habitação de Deus.
Que é discipulado cristão
Trindade.
A ORAÇÃO NO ESPÍRITO Efésios 6.18.
A Revelação e sua transmisão
DOUTRINAS BÁSICAS O QUE JÁ FOI VISTO: NOVO NASCIMENTO BATISMO CEIA
DOUTRINAS BÁSICAS O QUE JÁ FOI VISTO: NOVO NASCIMENTO BATISMO CEIA
OS ANJOS É verdade que nada sabemos com certeza acerca dos anjos a não ser pela revelação bíblica. É muito importante sabermos que toda a criação de Deus.
CAMPANHA VOU TRIUNFAR VILA SOLANGE 2013 ANOS DE GRANDES CONQUISTAS.
Paracletologia.
REGRAS PARA INTERPRETAR AS ESCRITURAS
SENIB DOUTRINAS 1.
CREMOS EM DEUS?.
MOVIMENTO PENTECOSTAL
Instituto de Desenvolvimento Espiritual
A Ressurreição do Corpo
IGREJA DE CRISTO MINISTÉRIO APOSTÓLICO NOVA TERRA FORTALEZA - CE
Edições Biblioteca VIDA NOVA de Recursos Pedagógicos para Teologia Sistemática, de Wayne Grudem.
Jan Gottfridsson Igreja em Porto Alegre.
AS PROFECIAS DO VELHO TESTAMENTO
TEMA DO ESTUDO DEUS ENVIA JESUS COMO O SALVADOR DO MUNDO.
Vivendo na Santidade Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor. - Hebreus 12:14.
Alcançando As Promessas
CREIO NO ESPÍRITO SANTO
SACRAMENTO DO BATISMO (1ª PARTE)
A LEI DE DEUS “Felizes somos porque temos um referencial para nos guiar.”
MÓDULO BÁSICO APOSTILA 04 TEMA: ORAÇÃO CAMINHO DE SANTIDADE
O VALOR DE UMA DECISÃO CERTA
MOVIMENTO PENTECOSTAL
FINANÇAS: DESAFIOS PARA A LIDERANÇA
OS DONS ESPIRITUAIS.
UMA BOA PARCERIA PARA TRANSFORMAR E ABENÇOAR A SUA VIDA
O Espírito Santo O que é o Espírito Santo?.
“O que tens de fazer, faze-o depressa”. (Jo 13.27b)
FIGURA DE LINGUAGEM(ou de retórica)
Tomando posse de quem somos, do que possuímos e do que podemos em Cristo.
SENIB DOUTRINAS 1.
IGREJAS EM CHAMAS PARA REAVIVAMENTO A GRANDE NECESSIDADE DA IGREJA HOJE É DE UM REAVIVAMENTO DA PRIMITIVA PIEDADE CRISTÃ.
O Juízo Final Apocalipse 20-11:15.
O estudo das Doutrinas Bíblicas
IGREJA DE CRISTO- Fortaleza Ce LIÇÃO N. 08
Introdução ao Novo Testamento.
Como interpretar a Bíblia?
MINISTÉRIO DE MORDOMIA CRISTÃ
SENIB CORAÇÃO DE DISCÍPULO.
Sermão Textual.
CAPACITAÇÃO 2015 Nordeste Oriental.
Escola Perseverança – 9 lição IGREJA DE CRISTO - Fortaleza
ESTUDO DOS SACRAMENTOS
Princípios Fundamentais da Interpretação Bíblica
MÉTODOS DE ESTUDOS BÍBLICOS
“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre...” João
O QUE JÁ FOI VISTO: NOVO NASCIMENTO BATISMO CEIA IGREJA
Ressurreição 1Co “Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão?” Autor: Célio Augusto Machado.
Transcrição da apresentação:

MOVIMENTO PENTECOSTAL www.centenarioadbrasil.org.br LIÇÕES BÍBLICAS MOVIMENTO PENTECOSTAL www.centenarioadbrasil.org.br AS DOUTRINAS DA NOSSA FÉ

NOMES E SÍMBOLOS DO ESPÍRITO SANTO Introdução: Para os judeus os nomes não expressavam somente um desejo dos pais em ver os seus filhos chamados pelos mesmos, mas os nomes revelavam o caráter dos filhos, a sua índole e/ou o que eles representavam e profeticamente o que eles fariam. Esaú = cabeludo (Ele era bem peludo) Jacó = suplantador (A sua essência, mostrado no nascimento, seria esta).

OS NOMES DO ESPÍRITO SANTO Assim como os nomes das pessoas representam o seu caráter, quando a Bíblia nos mostra alguns nomes de Deus ou do Espírito Santo, também estamos tratando de atribuições relacionados ao caráter de Deus. Esta “nomenclatura” é observada em várias passagens bíblicas e nos mostra aquilo que Deus e o Espírito Santo são.

NOMES RELACIONADOS À TRINDADE Na Bíblia Sagrada há vários nomes que descreve a deidade do Espírito Santo: Espírito de Deus (Gn 1.2) Espírito do Senhor (Is 11.2; 2 Co 3.17) Espírito de Cristo (Gl 4.6) Espírito do Seu Filho (Fp 1.19) Espírito da Verdade (Jo 14.17) Espírito de Sabedoria e Revelação (Ef 1.17) Espírito de Adoção e de Oração (Rm 8.15)

NOMES DO ESPÍRITO QUE REFLETEM A SUA OBRA CONSOLADOR: Advogado, Ajudador, Amparador (Grego: Paracleto). O sentido original desta palavra no Grego Clássico é alguém que pleiteia a causa de outrem. (Jo 14.16, 26; 15.26; 16.7; Rm 8.26). Para (para o lado de) Kaleo (chamar, convocar, dando o sentido de alguém que foi convocado para ajudar ao lado de outro)

2) ENSINADOR: O Espírito Santo faz com que a verdade que antes era subjetiva para os homens, torne-se objetiva e clara. (Mt 10.20). À partir do momento em que o homem aceita Jesus (somente à partir daí – Jo 14.17; Jo 1.12), o Espírito Santo começa a dar entendimento sobrenatural nas Escrituras Sagradas e a instruir o mesmo no caminho em que se deve andar. Então os crentes tem dois pilares que trabalham para que o mesmo não erre (A Palavra de deus (Cl 3.16) e o Espírito Santo (1 Jo 1.20,27).

3) PENHOR: Para mostrar aos discípulos que eles não ficariam sozinhos, o Senhor disse que enviaria outro consolador. (Ef 1.13,14) A palavra penhor significa uma garantia oferecida por outro objeto que seria retirado. a) latim pignus, -oris, penhor, hipoteca, garantia, caução) b) Objeto de valor que se dá ou se toma para segurança de alguma dívida ou contrato. c) Fig. Sinal certo, testemunho, prova.Garantia, segurança. A palavra penhor significava que o Espírito Santo que seria dado mostraria que realmente Jesus viria nos buscar outra vez e desta forma os crentes obtém a certeza que eles são herdeiros de uma herança celestial e eterna. Este Espírito dado era uma garantia inicial de tudo aquilo que teríamos no céu (2 Co 1.22, 5.5).

OS SÍMBOLOS DO ESPÍRITO SANTO A linguagem simbólica é muito utilizada na Bíblia. Esta tornava mais simples a interpretação da mesma. Precisamos nos acautelar através da Hermenêutica Bíblica e da Exegese . Hermenêutica: O termo "hermenêutica" deriva do grego hermeneuein, "interpretar". A Hermenêutica Bíblica cuida da reta compreensão e interpretação das Escrituras. Consiste num conjunto de regras que permitem determinar o sentido literal da Palavra de Deus. Exegese: Comentário para esclarecimento ou intepretação minuciosa de um texto ou de uma palavra. Aplica-se especialmente em relação a Gramática, à Bíblia, às leis!

FOGO (Lc 3. 16): O fogo representa a presença de Deus (Ex 3. 2; Dt 4 FOGO (Lc 3.16): O fogo representa a presença de Deus (Ex 3.2; Dt 4.11), a purificação (Sl 50.3) e o juízo (1 Rs 18.38; Is 6.1-7) e no A.T. isto é muito evidenciado. O fogo é um elemento purificador, o ouro e outros metais são purificados pelo fogo pois ele tira as imperfeições do ouro. Da mesma forma, o Espírito Santo como fogo nos purifica de todas as nossas imperfeições, ou seja, nos santifica (2 Ts 2.13). A ação sobrenatural do Espírito Santo através da Palavra de Deus nos purifica (Jo 15.3)

ÁGUA, RIO E CHUVA: Água simboliza vida e é vital para a natureza ÁGUA, RIO E CHUVA: Água simboliza vida e é vital para a natureza. Assim, sem o Espírito Santo, nossa vida espiritual não tem força. (Jo 4.13-15, 7.37,38). O Vale Fértil (Gósen) Tt 3.5 Is 44.3

SELO: O selo nos tempos bíblicos era usado para designar a posse de uma pessoa sobre algum objeto ou coisa por ela selada, ou seja, o selo indica propriedade e marca da autenticação. (2 Co 1.21,22; Ef 1.13) Quando aceitamos o Senhor Jesus, recebemos o selo do Espírito, ou seja, este começa a habitar em nós e assim somos propriedade Dele. O selo impresso sobre um documento dava ao mesmo legalidade. Paulo disse que a igreja de Corinto era o selo do seu apostolado. Neste caso, a igreja era a confirmação de seu ministério, ou seja, o testemunho de que ele era um apóstolo de Jesus.