ENERGIA E MEIO AMBIENTE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BIOMASSA Caroline F. Teles - 1º A – 13/08/08.
Advertisements

Escola EBI/JI Padre Joaquim Flores
FONTES DE ENERGIA.
EFEITO ESTUFA OU AQUECIMENTO GLOBAL?
Reações químicas.
Fontes de Energia e o Meio Ambiente
>>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >> EFEITO ESTUFA É necessário que comecemos a pensar globalmente e agir localmente! Data: 20/03/2010.
MEIO AMBIENTE Um sistema no qual interagem fatores de ordens físicas, químicas, biológicas e socioeconômicas.
FONTES DE ENERGIA NÃO RENOVÁVEIS
Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
Energias renováveis.
Lucilio Monteiro Turma G9 Nº 5.
Biomassa.
Eduardo Bonifácio de Sena Eduardo Gomes
Substituição de combustíveis fósseis: aspectos ambientais
Gestão Sustentável dos Recursos
Energia Renovável e Não Renovável
Química Orgânica 2013 – prof Marcelove
CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Empresas de biomassa.
Fontes de Energia.
RECURSOS VEGETAIS Renováveis
Fontes de Energia e Impacto Ambiental
Colégio Militar de Brasília 3º ano PREVEST Geografia
BIOMASSA.
Energias renováveis e não-renováveis
Fontes de energia e impactos ambientais
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
BIOMASSA Letícia e Gabriela 2M2.
O USO DE ENERGIA NO MUNDO
Química Orgânica 2014 – prof Marcelove
EFEITO ESTUFA X AQUECIMENTO GLOBAL
FONTES DE ENERGIA.
EFEITO ESTUFA OU AQUECIMENTO GLOBAL?
FONTES DE ENERGIA CONVENCIONAIS - PETRÓLEO
Energia Renovável Biomassa.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
CAPACIDADE DE REALIZAR TRABALHO
Escola: COOPEN Alunos: Marina, Yasmin e Miguel Série:4º ano A
O aquecimento global O aquecimento global é fenômeno caracterizado pelas alterações climáticas e o aumento da temperatura média do planeta, por fatores.
Energia Termoelétrica
Alterações Climáticas As alterações climáticas costumam ocorrer através dos tempos, tanto por causas naturais como por ações humanas. Ultimamente a Terra.
MUDANÇAS NO CLIMA DO MUNDO
Química ambiental – Problemas ambientais
Universo Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Fontes Alternativas de Energia Professora: Ana Paula Diniz Usina Termoelétrica.
Fluxos e fontes de energia
Patricia Grazinoli EVOLUÇÃO DAS QUESTÕES AMBIENTAIS.
TIPOS E FONTES ALTERNATIVAS
Química Energias Químicas no Cotidiano 12 de Setembro de 2015
Natureza e Tecnologia.
POLUIÇÃO DO AR AQUECIMENTO GLOBAL.
Desmatamento: A principal causa de incêndios na floresta tropical é a ação desordenada provocada pelo homem que, ao promover o desmatamento e utilizar.
ENERGIA = FLUXO ; MATÉRIA = CICLO Trajeto de uma substância
Água – fundamental para vida.
CAP. 6 – ENERGIA E MEIO AMBIENTE. Quanto mais energia, maior a capacidade de realizar trabalho. A invenção da máquina a vapor (revolução industrial) significou.
QUEIMA DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS
O Efeito Estufa.
FACENS – FACULDADE DE ENGENHARIA DE SOROCABA
Instituto Maria Auxiliadora 2013 Correção atividade N°01 9ºAno.
Fontes de Energia ALUNAS: Alice Jaciele n° 01 Bianca Letícia nº 04 Série: 8ªA.
Uso da energia Proveniente da Biomassa
Instalações Elétrica de Alta Tensão I Termelétricas
3ª CONFERÊNCIA - EGA FONTES DE ENERGIA
Geração e distribuição de energia elétrica
“As alterações climáticas constatadas em razão do aquecimento global afetam todo o Planeta. Sabemos que o efeito estufa é um fenômeno natural que tem como.
PRODUÇÃO MUNDIAL DE ENERGIA
A partir da segunda metade do século XX, ocorreram grandes transformações no mundo. Uma delas foi a expansão das atividades industriais, sobretudo nos.
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
Universidade Federal de Pernambuco Centro Acadêmico de Vitória Programa de Pós Graduação em Saúde Humana e Meio Ambiente Maria Luiza Marinho Julyanne Goes.
Transcrição da apresentação:

ENERGIA E MEIO AMBIENTE

ENERGIA E MEIO AMBIENTE Fontes de energia Sol Vento Combustíveis fósseis (petróleo, carvão) Rios e correntes de água doce Mares e oceanos Matéria orgânica (biomassa, biocombustível) Calor da Terra Núcleo atômico

ENERGIA E MEIO AMBIENTE Fontes de energia RENOVÁVEIS (Permanentes): Energia hidráulica Energia solar Energia eólica Energia geotérmica Biomassa Energia maremotriz

ENERGIA E MEIO AMBIENTE Fontes de energia NÃO-RENOVÁVEIS (Temporárias): Combustíveis fósseis (petróleo, carvão, gás natural) Energia nuclear

IMPACTOS AMBIENTAIS LOCAIS Poluição urbana do ar, poluição do ar em ambientes fechados. REGIONAIS Chuva ácida. GLOBAIS Efeito estufa, desmatamento, degradação costeira e marinha.

EFEITO ESTUFA

EFEITO ESTUFA Produzido por gases: dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso e CFCs. Um dos piores gases é o metano, cerca de 11 vezes mais potente que o CO2. Produzido pela flatulência dos bovinos e ovinos. Responsável pelo aquecimento global.

AQUECIMENTO GLOBAL Perspectivas para 2100: No melhor dos cenários, haverá um aumento de 1,5 °C na temperatura da Terra e aumento de 10 cm no nível médio dos mares. No pior cenário, aumento de 5 °C e aumento de 90 cm dos mares. Protocolo de Kyoto Acordo dos países desenvolvidos reduzirem 5% nas emissões dos gases do efeito estufa entre 2008 e 2012. Os Estados Unidos recusaram-se a aderir. Ao invés de haver redução, em 2011 houve emissão recorde dos gases do efeito estufa.

TIPOS DE USINAS E IMPACTOS USINA TERMELÉTRICA A queima de carvão, óleo combustível ou gás natural provoca emissão de CO2 e gases do efeito estufa. Também provoca contaminação da atmosfera, do solo e da água. USINA HIDRELÉTRICA Provoca inundações de grandes regiões, interferindo no fluxo de rios e prejudicando a fauna e a flora. Também possibilita emissão de gás metano, pela decomposição orgânica gerada pelos alagamentos. USINA TERMONUCLEAR Dificuldade no tratamento dos resíduos de materiais radioativos, além dos riscos de vazamento e acidentes.

BIOMASSA Ecologia Quantidade total de matéria viva existente num ecossistema. Geração de energia Derivados recentes de organismos vivos utilizados utilizados como combustíveis ou para a sua produção. (Obs.: Excluem-se os tradicionais combustíveis fósseis, embora estes também sejam derivados da vida vegetal (carvão mineral) ou animal (petróleo e gás natural).

BIOMASSA Utilização na produção de energia a partir da combustão de material orgânico. O grande salto da biomassa deu-se com o advento da lenha na siderurgia, no período da Revolução Industrial. Para o meio-ambiente, resultou em desmatamento das florestas. Biomassa moderna: cana-de-açúcar, serradura de madeira, galhos e folhas, casca de arroz, papel já utilizado, etc. Produtos derivados: biogás, bio-óleo, etanol, biodiesel, óleo vegetal. Impactos ambientais: pode ocorrer destruição da fauna e da flora, contaminação do solo. Há dúvidas quanto à capacidade da agricultura para fornecer as quantidades de massa vegetal necessária.