Filosofia Prof. Everton da Silva Correa.

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Transcrição da apresentação:

Filosofia Prof. Everton da Silva Correa

O nascimento da filosofia https://www.facebook.com/Prof.EvertonCorrea

Escutemos, por um instante, a voz dos poetas, porque ela costuma exprimir o que chamamos de “sentimento do mundo”, isto é, o sentimento da velhice e da juventude perene do mundo, da grandeza e da pequeneza dos humanos ou dos mortais.

Assim, o poeta grego Arquíloco escreveu: “E não te esqueças, meu coração, que as coisas humanas apenas mudanças incertas são.” Outro poeta, Teógnis, cantando sobre a brevidade da vida, dizia: “Choremos a juventude e a velhice também, pois a primeira foge e a segunda sempre vem.”

Arquíloco Arquíloco foi um poeta lírico e soldado grego que viveu na primeira metade do século VII a.C.

“A glória dos mortais num só dia cresce, Também o poeta grego Píndaro falava do sentimento das coisas humanas como passageiras: “A glória dos mortais num só dia cresce, Mas basta um só dia, contrário e funesto, para que o destino, impiedoso, num gesto a lance por terra e ela, súbito, fenece.”

“O vento, a chuva, o sol, o frio Tudo vai e vem, tudo vem e vai” Mas não só a vida e os feitos dos humanos são breves e frágeis. Os poetas também exprimem o sentimento de que o mundo é tecido por mudanças e repetições intermináveis. A esse respeito, a poetisa brasileira Orides Fontela escreveu: “O vento, a chuva, o sol, o frio Tudo vai e vem, tudo vem e vai”

Píndaro (518 – 438 a.C.) Orides Fontela (1940 – 1998)

E o poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade, por sua vez, lamentou: “Como a vida muda. Como a vida é muda. Como a vida é nuda. Como a vida é nada. Como a vida é tudo. ... Como a vida é senha de outra vida nova Como a vida é vida ainda quando morte Como a vida é forte em suas algemas. Como a vida é bela Como a vida vale mais que a própria vida Sempre renascida.”

O sentimento de renovação e beleza do mundo, da vida, dos seres humanos é o que transparece nos versos do poeta brasileiro Mário Quintana:

“Quando abro a cada manhã a janela do meu quarto É como se abrisse o mesmo livro Numa página nova... E, por isso, em outros versos seus, lemos: O encanto Sobrenatural que há nas coisas da natureza! ... se nela algo te dá encanto ou medo, não me digas que seja feia ou má, é, acaso, singular...”

Numas das obras poéticas mais importantes da Antiguidade romana, as Metamorfoses, o poeta latino Ovídio exprimiu todos esses sentimentos que experimentamos diante da mudança, da renovação e da repetição, do nascimento e da morte das coisas e dos seres humanos. Na parte final de sua obra, lemos:

Ovídio (43 a.C. – 17/18 d.C.) Escreveu sobre amor, seduçã o, exílio e transform ação mitológica. Estudou retórica co m grandes mestres de Roma e viajou para Atenas e Ásia.

“Não há coisa alguma que persista em todo o Universo “Não há coisa alguma que persista em todo o Universo. Tudo flui, e tudo só apresenta uma imagem passageira. O próprio tempo passa com um movimento contínuo, como um rio... O que foi antes já não é, o que não tinha sido é, e todo instante é uma coisa nove. Vês a noite, próxima do fim, caminhar para o dia, e à claridade do dia suceder a escuridão da noite... Não vês as estações do ano se sucederem, imitando as idades de nossa vida?”

Mas o que tem haver tudo isso com a filosofia?

O que perguntavam os primeiros filósofos Por que os seres nascem e morrem? Por que tudo muda? Por que a doença invade os corpos, rouba-lhes a cor, a força? Por que as coisas se tornam opostas ao que eram? De onde vem os seres? Para onde vão, quando desaparecem? Foram perguntas como essas que os primeiros filósofos fizeram e para elas buscaram respostas.

Sem dúvida, a religião, as tradições e os mitos explicavam todas essas coisas, mas suas explicações já não satisfaziam aos que interrogavam sobre as causas da mudança, da permanência, da repetição, da desaparição e do ressurgimento de todos os seres. Haviam perdido força explicativa, não convenciam nem satisfaziam a quem desejava conhecer a verdade sobre o mundo.

O nascimento da filosofia Os historiadores da filosofia dizem que ela possui data e local de nascimento: Final do século VII a.C. e início do século VI a.C., nas colônias gregas da Ásia menor (na Jônia), na cidade de Mileto. E o primeiro filósofo foi Tales de Mileto.

Tales de Mileto (c. 624. aC. – 558 a.C.) Nascido na cidade de Mileto, uma colônia grega na região da Jônia (atual Turquia), Tales foi matemático, astrônomo e negociante. Herdeiro de conhecimentos ainda mais antigos — como a matemática egípcia e a astronomia babilônica — Tales era tido em sua cidade como um sábio, mas também como um homem prático: conta-se que, utilizando suas habilidades, soube prosperar como um hábil mercador.

Alem de possuir data e local de nascimento e de possuir seu primeiro autor, a filosofia também possui um conteúdo preciso ao nascer: é uma cosmologia. Assim, a filosofia nasce como conhecimento racional da ordem do mundo ou da natureza, donde cosmologia.

A palavra cosmologia é composta de duas outras: Cosmos (kósmos), que significa “a ordem e organização do mundo” ou “o mundo ordenado e organizado”, Logia, que vem da palavra lógos, que significa “pensamento racional”, “discurso racional”, “conhecimento”.

Nem oriental, nem milagre Os gregos imprimiram mudanças de qualidade tão profundas no que receberam do Oriente e das culturas precedentes, que até pareceria terem criado sua própria cultura a partir de si mesmos. Dessas mudanças, podemos mencionar quatro que nos darão uma ideia da originalidade grega:

Com relação aos mitos: Quando comparamos os mitos orientais, cretenses, micênicos, minoicos e os que aparecem nos poetas Homero e Hesíodo, vemos que eles retiraram os aspectos apavorantes e monstruosos dos deuses e do início do mundo; humanizaram os deuses, divinizaram os homens; deram racionalidade as narrativas sobre as origens das coisas, dos homens, das instituições humanas (como o trabalho, as leis, a moral);

Hesíodo (século VIII a.C.) Poetas gregos Homero (século IX a.C.) Hesíodo (século VIII a.C.)

Com relação aos conhecimentos: Os gregos transformaram em ciência (isto é, num conhecimento racional, abstrato e universal) aquilo que eram elementos de uma sabedoria prática para o uso direto da vida. Assim, transformaram em matemática (aritmética, geometria, harmonia) o que eram expedientes práticos para medir, contar e calcular;

Com relação à organização social e política: Os gregos não inventaram apenas a ciência ou a filosofia, mas inventaram também a política. Todas as sociedades anteriores a eles conheciam e praticavam a autoridade e o governo. Os gregos inventaram a política porque separaram o poder público e o poder privado, assim como distinguiram o poder público e o religioso.

Com relação ao pensamento: Diante da herança recebida, os gregos inventaram a ideia ocidental da razão como um pensamento sistemático que segue necessariamente regras, normas e leis universais, isto é, as mesmas em todos os tempos e lugares, como vimos ao examinar o legado da filosofia.

Condições históricas para o surgimento da filosofia. Nas próximas aulas... Mito e filosofia. Condições históricas para o surgimento da filosofia.

Fim