Filosofia https://www.facebook.com/Prof.EvertonCorrea.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Professor Marcelo Rocha Contin
Advertisements

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
1ª aula de Filosofia – 6º ano
AULA 1: A FUNDAÇÃO DA FILOSOFIA
MITOLOGIA E FILOSOFIA.
O Surgimento da Filosofia
FILOSOFIA.
Filosofia A história do pensamento filosófico pretende atingir pelos menos três níveis além do simples “o que” disseram os filósofos ( doxográfico ), buscando.
O PROBLEMA DO MAL E A EXISTÊNCIA DE DEUS
O surgimento da Filosofia
Prof. Everton da Silva Correa
Prof. Everton da Silva Correa
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa.
Prof. Everton da Silva Correa
Prof. Everton da silva correa
Prof. Everton da silva correa
Prof. Everton da Silva Correa
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa.
Filosofia
Filosofia
Prof. Everton da Silva Correa
Prof. Everton da Silva Correa
Prof. Everton da Silva Correa
Filosofia
Prof. Everton da Silva Correa
Filosofia
Filosofia
Prof. Everton da Silva Correa
Prof. Everton da Silva Correa
OS VÁRIOS SENTIDOS DA PALAVRA RAZÃO
A passagem do mito à Filosofia
A Origem da Filosofia A palavra filosofia é Grega: deriva de Philo = amizade, amor fraterno, respeito; e Sophia = sabedoria, Sophos = sábio. Significa,
Os modos de pensar. Os modos de pensar O mito de Prometeu Prometeu roubou o fogo escondido no Olimpo para entregá-lo aos homens. Fez do limo da terra.
O que é? Para que serve? Filosofia Prof. Joaquim Célio de Souza.
Em busca de uma compreensão
Prof. Everton da Silva Correa
Aula 1 Mito e Razão.
Prof. Everton da Silva Correa
HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I.
NARCISO Era filho do deus-rio Cefiso, e de uma Ninfa. Desprezava o amor, embora as Ninfas o perseguissem, enamoradas dele. Houve uma, Eco, que se apaixonou.
Filosofia Geral e Jurídica Profª. Msc. Adirleide Greice Carmo de Souza
Profª. Taís Linassi Ruwer
O Coração de um Líder Curso T iteenchallenge.org iteenchallenge.org T
O Coração de um Líder.
O QUE É FILOSOFIA ?.
FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS PROF. DANIEL DA SILVA MARTINS
Grécia - Cultura.
Unidade 1: A Origem da Filosofia
O QUE É FILOSOFIA? A FILOSOFIA É UM MOVIMENTO DE PENSAMENTO LÓGICO RACIONAL SURGIDO NA GRÉCIA NOS SÉCULOS VII E VI a.C, QUE TINHA COMO OBJETIVO EXPLICAR.
LIÇÃO 6 INTRODUÇÃO: 1 João 4:7 e 8 1 Que coisas devem ser arrancadas para que o amor verdadeiro e puro possa se desenvolver? 148:3 O amor é uma.
O Nascimento da Filosofia
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DIREITO
01 Por que estou aqui?. 01 Por que estou aqui?
Introdução filosófica ao judeu-cristianismo Delmar Cardoso
Características da filosofia pré-socrática Professores: Enéas J. Corbari Claudenir F. Santos DEB ITINERANTE
Do Mito à Filosofia.
Filosofia Repensar.
Bases Epistemológicas da Ciência Moderna Profa. Dra. Luciana Zaterka
Immanuel Kant
A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA
Professor: Suderlan Tozo Binda
FILOSOFIA.
MARX E A CRÍTICA À RELIGIÃO
Surgimento do pensamento filosófico
FILOSOFIA AULA 1 Do Mito à Filosofia
O nascimento da Filosofia
LUDWIG FEUERBACH Deus é a essência do homem projetada em um imaginário ser transcendente. Também os predicados de Deus (sabedoria, potência,
O que é filosofia?.
AULA VIRTUAL DE FILOSOFIA NOME:_______________________________________________ DATA:________________________________________________ PROF. TUTORA: MARIA.
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Filosofia Antiga: Pré-Socráticos - Os primeiros filósofos gregos tentaram entender o mundo com o uso da razão, sem recorrer.
Transcrição da apresentação:

Filosofia https://www.facebook.com/Prof.EvertonCorrea

A religião como narrativa da origem Prof. Everton da silva correa

A religião não transmuta apenas o espaço A religião não transmuta apenas o espaço. Também qualifica o tempo, dando-lhe a marca do sagrado. MECA

O tempo sagrado é uma narrativa Narra a origem dos deuses e, pela ação das divindades, a origem das coisas, das plantas, dos animais e dos seres humanos. Por isso, a narrativa religiosa sempre começa com alguma expressão do tipo: “no princípio”, “no começo”, “quando o deus x estava na Terra”, “quando a deusa y viu pela primeira vez”, etc.

A narrativa sagrada é a história sagrada, que os gregos chamavam de mito Este não é uma fabulação ilusória, mas a maneira pela qual uma sociedade narra para si mesma seu começo e o de toda a realidade. Só tardiamente, quando surgiu a filosofia e, depois dela, a teologia, a razão exigiria que os deuses não fossem apenas imortais, mas também eternos. Antes, porém, da filosofia e da teologia, a religião narrava teogonias, isto é, a geração dos deuses, semideus e heróis.

Cosmogonia O contraste entre dia e noite, entre o nascimento e a desaparição, entre tipos de animais, entre tipos de humanos, evidenciam um mundo ordenado, no qual os humanos nascem, vivem e morrem. A história sagrada ou mito narra como e por que a ordem do mundo existe e como e por que foi doada aos humanos pelos deuses. Assim, além de ser uma teogonia, a história sagrada é uma cosmogonia: narra o nascimento, a finalidade e o perecimento de todos os seres sob a ação dos deuses.

Assim como há dois espaços, há dois tempos: o anterior à gênese dos deuses e das coisas (tempo do vazio e do caos) e o tempo originário da gênese de tudo quanto existe (tempo do pleno e da ordem). Nesse tempo sagrado da ordem, novamente uma divisão: O tempo primitivo, inteiramente divino, quando tudo foi criado, E o tempo do agora, profano, em que vivem os seres naturais, incluindo os homens.

Nem filosofia nem ciência Embora a narrativa sagrada seja uma explicação para a ordem natural e humana, ela não se dirige ao intelecto dos crentes, mas se endereça ao coração deles. Desperta emoções e sentimentos porque se dirige às paixões do crente, a religião lhe pede uma só coisa: fé, ou seja, adesão plena a ação da divindade. A atitude fundamental da fé é a piedade. A religião é crença, não é saber. A tentativa para transformar a religião em saber racional chama-se teologia.

O que o mito e a história sagrada narram? O que pretendem explicar? Questões O que o mito e a história sagrada narram? O que pretendem explicar? O que é teogonia? O que é cosmogonia? Por que a religião se dirige às emoções? Por que pede somente fé e piedade?

FIM CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. 14. ed. São Paulo: Ática, 2010. p. 318-319.