ORGANOLOGIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola de Levitas Violão
Advertisements

A MÚSICA E A MATEMÁTICA DOS SONS
Musica no Mundo.
CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS 8ºANO
Dó, ré, mi, fácil assim..
Instrumentos utilizados na improvisação do jazz
6 Cordas Dedilhadas - Conteúdo Introdução Antigos Cordas de nylon
COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA PROPRIEDADES FISIOLÓGICAS do SOM
MINISTÉRIO da DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO D E C Ex - DEPA COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA.
Formada por aproximadamente 100 pessoas com idade a partir de 14 anos de todas as camadas sociais, com predominância nas camadas menos favorecidas economicamente,
Som Matéria do 8ºano.
ACÚSTICA.
Ciências Físico – Químicas
ACÚSTICA.
Acústica Professor André.
O que é preciso para cantar bem?
A ORQUESTRA.
ACÚSTICA.
Curso de Teoria Musical
Edição final: Prof. Marson
Anton Webern Obras.
OS MUTANTES – PANIS ET CIRCENSES
A ORQUESTRA.
As principais características dos africanos são a musicalidade e suas danças que são compostas por diferentes ritmos e instrumentos. A criatividade dos.
Tipos de saxofone.
MÚSICA BARROCA 1600 a 1750.
Texturas.
Escola de Música do Ministério de Santo Amaro
Trabalho realizado por
ACÚSTICA.
TEORIA MUSICAL Iniciante
Expressão e Educação Musical LUBANGO
Daniel Justi Lucas Haro Vitor Trumpis
Os instrumentos da orquestra
Ritmos Afro-brasileiros
SOM PARÂMETROS.
ACÚSTICA.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Arte
18 Altura e intensidade do som
Érica de Oliveira Ihanna Silveira
Música ELEMENTOS Básicos.
SOM – Produção de Som PRODUÇÃO DE SOM – Quando um material vibra ou oscila, sendo a vibração do material responsável pela produção de som. FONTES SONORAS.
Capítulo 1 Era uma vez um saxofone Que era amigo De um trombone.
3 Recursos do Teclado - Conteúdo E-book Teclado Introdução Timbres Elaboração do timbre Uso de acompanhamento automático Material de apoio ao Curso Licenciatura.
CURSO BÁSICO DE TEORIA MUSICAL.
CARACTERÍSTICAS DO SOM
PROFESSOR: ADELÍCIO.
O Violino Avançar.
Por: Maria Eduarda, Maria Fernanda, Maria Luiza e Guilherme C.
ONDAS.
C ENTRO EDUCACIONAL T ABOÃO CONTEÚDO DE ARTES E MÚSICA.
Som e Luz.
Escutar Em música é algo fundamental Escutar não é ouvir.
Aluna: Jizebel Tamiris Jantsch
Linguagens , Códigos ,e suas Tecnologias-Artes
Carolina Raany Eduardo Felipe.  A palavra orquestra tem origem grega, e significa "lugar para dançar“ (era o espaço entre palco e público, ocupado pelo.
O MÉTODO DA CAPO Joel Barbosa (1964).
Sound & Structure John Paynter Adriana Moraes - MEMES II, 2014.
Manifestações Culturais em Santa Rosa de Viterbo: Foco na Escola de Música Plácido Bertocco.
Uma orquestra é um grupo de instrumentistas que tocam uma obra, sendo muitas vezes dirigidos por um maestro. Há vários tipos de orquestra, distinguindo-se.
Sound & Structure John Paynter Prof. Marcos Câmara de Castro Adriana Moraes - MEMES I, 2015.
musica classica
Sound & Structure John Paynter Professor Dr. Marcos Câmara de Castro Monitora: Adriana Moraes - MEMES I, 2015.
O QUE É SOM? Onda mecânica longitudinal (propaga-se em meios materiais).
Instrumentos tradicionais da Madeira
Escola Secundária D.ª Filipa de Lencastre 2012/2013 Filosofia 10ºA Música Clássica Trabalho realizado por: -Andreia Galamba Nº3 -Carlota Matos Nº4 -Sara.
Madeiras para a Fabricação de Instrumentos Musicais
Ciências da Natureza e suas INSTRUMENTOS MUSICAIS
CONHECENDO OS INSTRUMENTOS DA ORQUESTRA SINFÔNICA
A ORQUESTRA PERCUSÃO METAIS MADEIRAS CORDAS MAESTRO.
Transcrição da apresentação:

ORGANOLOGIA

A organologia é o estudo e a classificação dos instrumentos musicais, com base em determinados critérios. Geralmente, há duas maneiras predominantes de classificar os instrumentos musicais:

• classificação conforme a fonte sonora. • classificação conforme a forma de produzir o som nos instrumentos.

A primeira tem a vantagem de ser embasada em um critério único de classificação que serve para todos os tipos de instrumento. O segundo método não tem caráter científico, pois o mesmo instrumento pode pertencer a mais de um grupo:

O piano, por exemplo, pode ser classificado como instrumento de cordas, como instrumento de percussão e como instrumento de teclado.

Por exemplo, os saxofones aparecem na família dos instrumentos de sopro de madeira, na tipologia tradicional aplicada à orquestra sinfônica. No jazz, ao contrário, esses instrumentos estão classificados na família dos instrumentos de sopro de metal. Essa não é uma diferença apenas teórica, mas determinante na prática de orquestração e arranjo, tanto na música erudita quanto na música popular em geral.

Ao ser entendido como instrumento de madeira, na orquestra sinfônica, o saxofone é combinado com a flauta, o oboé, o clarinete e o fagote. O que significa que as partes de saxofone são individuais, isto é, esse instrumento executa melodias em partes solo, que se contrapõem às partes individualizadas dos outros instrumentos de madeira.

Os instrumentos de madeira, ao contrário, têm timbres tão diferenciados entre si que é difícil amalgamá-los em estruturas homofônicas, pois cada um deles irá se destacar da textura geral por seu timbre peculiar.

Isso pode ser facilmente reconhecível ao se imaginar um acorde de dó maior sendo tocado por um conjunto de instrumentos de cordas, por um conjunto de instrumentos de metal e por um conjunto de instrumentos de madeira. Neste, cada nota do acorde será individualizada, ao passo que, nos dois primeiros, o acorde será percebido como um todo homogêneo.

Classificação dos instrumentos conforme a fonte sonora (Musicologia Sistemática: Mahillon, 1884; Horbostel, 1884; Curt Sachs, 1914):

Idiófonos – instrumentos auto-ressonadores: em que a fonte sonora é o próprio corpo do instrumento; ex.: instrumentos de percussão sem pele, como triângulo, claves, matraca, etc.

Membranófonos – ressonadores de membrana: em que a fonte sonora é uma membrana esticada; ex.: instrumentos de percussão com pele, como caixa clara, bombo, tímpanos, etc.

Cordófonos – ressonadores de corda: em que a fonte sonora é uma corda esticada; ex.: violino, harpa, violão, etc.

Aerófonos – ressonadores de ar: em que a fonte sonora é uma coluna de ar em vibração; ex.: flauta, saxofone, trompete, etc.

Instrumentos de cordas – três grupos: a) cordas friccionadas – instrumentos de arco (violino, viola, violoncelo, contrabaixo) b) cordas pinçadas – instrumentos dedilhados (harpa, violão, etc.) ou tocados com palheta (bandolim, cavaquinho, etc.) c) cordas percutidas – em que as cordas são percutidas por baquetas ou martelos (piano, címbalo, dulcimer, etc.)

Instrumentos de sopro – dois grupos: a) sopros de madeira – são divididos em três tipos: embocadura livre (flauta), palheta simples (clarinete, saxofone), palheta dupla (oboé, corne inglês, fagote) b) sopros de metal – são divididos em três tipos: instrumentos de vara (trombone); instrumentos de válvula rotatória (trompa), instrumentos de pistão (trompete)

Instrumentos de percussão – dois grupos: a) altura indefinida – são divididos em vários tipos: instrumentos sacudidos (chocalho, matraca), instrumentos de madeira (claves, woodblock), instrumentos de pele (caixa clara, bombo), instrumentos de metal (triângulo), etc. b) altura definida – são divididos em dois tipos: instrumentos de pele (tímpanos, rotontons), instrumentos de teclado (xilofone, marimba, vibrafone)

Instrumentos de teclado – são divididos em três tipos: a) com corda percutida – em que o som é produzido pela percussão das cordas (piano) b) com corda beliscada – em que o som é produzido através de plectros que puxam as cordas cravo, espineta) c) de vento – em que o som é produzido pela vibração de coluna de ar (órgão, harmônio, etc.)