A INFLUÊNCIA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sociedade em Redes e Mídias Sociais X Humanidade
Advertisements

UNICAMP Universidade Estadual de Campinas Centro Superior de Educação Tecnológica Divisão de Telecomunicações Propagação de Ondas e Antenas Prof.Dr. Leonardo.
Informática na Educação
O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
Conscientização Vocacional
A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Iniciada.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
A revolução da informação: da imprensa à Internet
Desista Nunca! ! ! A Emergência da Educação Continuada no Mundo Contemporâneo Prof. Renato Ribeiro.
Amaury Patrick Gremaud Marco Antonio Sandoval de Vasconcellos
Evolução do Marketing Prof. Ms. Luiz Carlos Corrêa.
Crescimento das redes de computadores
Informática Industrial
Universidade Federal do Amapá Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa Curso de especialização em Mídias na Educação Módulo II: Rádio.
Professor Victor Sotero
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 02
Biodiversidade.
Da sociedade dos mídias à sociedade em midiatização
HISTÓRIA DA INFORMÁTICA
Evolução da Mídia Audiovisual
A Evolução das Mídias Audiovisuais
Sociologia
O HOMEM DA PRÉ HISTÓRIA.
AS REDES IMATERIAS: AS COMUNICAÇÕES são assim chamadas porque por elas não trafegam mercadorias concretas.
“O homem como mídia primária”
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Como aplicar leis da lógica
Teoria da Aldeia Global
Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração
Disciplina: Multimídia Prof a. Leila Jane Brum Lage Sena Guimarães Transparências: Wilson de Pádua Paula Filho.
Sociologia – Unidade 3.
ESTÉTICA Arte e realidade
Eras Culturais – por Lucia Santaella
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
A Indústria Cultural no Brasil
Veículos e Sustentabilidade Ambiental
Linguagens, códigos e suas tecnologias
Centro Educacional Canguru
A Mídia e suas diversas faces
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
REVISÃO PARA O TESTE I UNIDADE Professora: Cláudia Luz Saraiva.
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
Arquitetura de computadores
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Loja em um Shopping Sistema: Marketing e Logística Augusto Moura
Nasceu em 21 de Julho de 1911 no Canadá Morreu em 31 de Dezembro de Formou-se na universidade de Manitoba (Bacharelado em 1932 e mestrado em literatura.
Globalização: Boa ou ruim?.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
FORMATANDO O TRABALHO NO WORD 2007
PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
Identificando Oportunidades
Comunicação Digital Prof.: Klaus Rabello Realizado por: Barbara Freire Luciana Garcez.
Comunicação Empresarial e Negociação
A evolução dos meios de comunicação.
Web 2.0: oportunidades de ouro para o setor joalheiro.
A História da Comunicação e sua Evolução
SOCIEDADE E TECNOLOGIA. CONCEITOS Tecnologia é o conhecimento utilizado na criação ou aperfeiçoamento de produtos e serviços e envolve toda as atividades.
Professor Douglas Pereira da Silva
EAD Profa Erci Ribeiro Moura Tecnologia Educacional.
Aula 1 Comunicação.
A Revolução da Internet.
Audiovisual: Foto e vídeo como linguagem
Persistência histórica de dados
O que é a Indústria Cultural?
INOVAÇÃO. Inovar é implementar ideias novas que deem resultados financeiros.
Década de 60 – Marshall MacLuhan designou a noção de “aldeia global”:
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
Os meios de comunicação: tipos, importância e evolução
Persistência histórica de dados como a utilização de mídias digitais afeta a persistência e a transmissão de conhecimento ao longo dos anos.
Introdução: - A evolução da comunicação Elaborado por: Ricardo Magalhães & Pedro Santos & IINE Inês Teixeira.
Transcrição da apresentação:

A INFLUÊNCIA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA. 1° MUTIRÃO DE COMUNICAÇÃO DA DIOCESE DE NOVA IGUAÇU A INFLUÊNCIA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA.

O QUE É COMUNICAÇÃO ? COMMUNIS = TORNAR COMUM, Capacidade de trocar idéias, ou informações através da fala,Gestos ou imagens.

A EVOLUÇÃO DA COMUNICAÇÃO O homem começou a sentir a necessidade de comunicar-se desde que começou a viver em sociedade, fosse para alertar sobre alguma coisa ou expressar sua cultura ou sentimento.

A EVOLUÇÃO DA COMUNICAÇÃO Desenho representando as primeiras manifestações- pictogramas Pré História Toda forma de civilização anterior à invenção da escrita.

A EVOLUÇÃO DA COMUNICAÇÃO A transição da Pré-história para a História se dá no final da Idade dos Metais, que foi por volta de 4.000 A.C. Os historiadores aceitam como certo o aparecimento da escrita na Mesopotâmia e no Egito. Papiros Egípcios - sem data definida de sua existência

Pela escrita, o homem começa um relacionamento mais amplo e diferente, o que o leva a uma evolução mais rápida. Ele passa a armazenar, transportar, difundir e perpetuar o conhecimento. A sua história começa a ser registrada oficialmente. Antes, o caminho da comunicação humana tinha sido da: - Comunicação não verbal: sonora (tambor) e simbólica (fogo, tinta); - Comunicação oral: códigos que expressam sensações e sentimentos; - Comunicação escrita que começou com o pictograma, passou pelo papiro (escrita na planta); pelo pergaminho (no couro); até chegar ao papel (descoberto na China há mais de 10 séculos, chegando à Europa só no século XII.).

A EVOLUÇÃO DA COMUNICAÇÃO Gutenberg cria a Tipografia em 1445 À esquerda o jornal como hoje conhecemos. À direito primeiro exemplar de jornal publicado e impresso no Brasil datado de 10 de Setembro de 1808

O telégrafo A REVOLUÇÃO NA MAREIRA DE SE COMUNICAR. Tudo começou com William Watson, que em 1747 demonstrou, na Inglaterra, que a corrente elétrica podia ser transmitida a uma considerável distância através de um fio metálico, cujas extremidades, ligadas a terra, formavam um circuito. Mas foi com o pintor Samuel Morse, o qual inventou um sistema mais prático, com um interruptor, um eletroímã e apenas um fio, que o telégrafo avançou significativamente em termos de popularização e eficiência.

O telégrafo Código Morse.

O TELEFONE O dispositivo foi inventado por volta de 1860 por Antonio Meucci que o chamou eletrofonecado, como reconheceu o Congresso dos Estados Unidos na resolução 269, de 15 de junho de 2002. Há muita controvérsia sobre a invenção do telefone, sendo esta geralmente atribuída a Alexander Graham Bell.

O rádio Criado pelo italiano Guglielmo Marconi, em 1896, do telégrafo sem fio, mais conhecido como rádio. Mas o homem ainda conseguiu inovar a disseminação de idéias com a invenção do rádio, com sua primeira transmissão datada de 1.900, que foi um marco na história, pois ao contrário do jornal, as ondas do rádio tinham um alcance e velocidade muito superiores.

A televisão O passo seguinte foi o surgimento da televisão, em 1924, que era a junção dos componentes gráficos de um jornal, como imagens e figuras, os componentes de áudio do rádio, a fala, sendo assim possível ver imagens em movimento juntamente com o áudio. Seminário Paulo VI - Pascom

computador Na era da Tecnologia o computador é o carro chefe, pois no início, em 1943, ele era uma máquina gigantesca, de cálculos, que ocupava uma sala inteira, passando por transformações, e, em 1971, surgiu o primeiro micro computador. O computador pesava 30 toneladas e ocupava 180 m² de área construída

internet Andando lado a lado com a evolução dos computadores, está a Internet, que nem sempre fora da maneira que a conhecemos, na verdade, ela foi desenvolvida, em 1969, para fins militares, na época da Guerra Fria, e não passava de um sistema de comunicação entre as bases militares dos EUA.

ETAPAS DA EVOLUÇÃO DA COMUNICAÇÃO Marshall McLuhan CIVILIZAÇÃO ORAL – povos anteriores ao advento da escrita.Fase marcada pela presença e pelo vivido, predominava a consciência mítica. GALÁXIA DE GUTENBERG(1455) – a grande explosão da escrita se dá no século XVI com a invenção da imprensa. Democratiza o conhecimento e com isso atrofia o feudalismo, afeta a Igreja Católica, os poderes coloniais e resulta na reforma protestante. GALÁXIA DE MARCONI – surge no século XX com os meios de comunicação eletrônicos.

Comunicação de massa São considerados Mass Media: O rádio O cinema O jornal e revistas A televisão O mass Media influência na formação do homem contemporâneo.

A influência dos meios de comunicação Podemos notar que na evolução da comunicação existem mudanças comportamentais na sociedade. 1- TRIBALIZAÇÃO – por meio da oralidade, eram organizados ritos onde todo o conhecimento adquirido era armazenado na memória e a única maneira de repassá-lo era através destes momentos, passando de geração a geração para que as descobertas pudessem ser levadas adiante. 2- DISTRIBALIZAÇÃO - com invenção da escrita, ocorre um rompimento destes laços tribais, libertando o ser humano da dependência direta aos ancestrais. 3- RETRIBALIZAÇÃO - Atualmente, percebe-se na sociedade contemporânea uma nova forma das pessoas interagirem, por meio da mídia digital, ou seja, da informatização, novamente reunido-a em tribos. Porém, agora demonstrando uma nova forma de reunião, no ciberespaço. A Igreja esta muito preocupada com o ciberespaço.

Características da retribalização no espaço virtual 1- IMEDIATISMO 2-INDIVIDUALISMO 3-EGOÍSMO 4-SECULARIZAÇÃO A tecnologia poderá trazer a religião de uma só pessoa que buscará Seguidores no twitter.

Comunicação de massa É um fenômeno tipicamente industrial. (Mass media) É um fenômeno tipicamente industrial. Transforma a Comunicação Social em mercadoria. Principal função: É dar lucro e enfatizar o consumismo. A comunicação já é considerada o 1° Poder. Quem dêtem a comunicação tem o poder. Muitas informações ultrapassam as intenções explícitas daquele que as emitiu.

A influência dos meios de comunicação HOJE O MERCADO FORMA AS TRIBUS Até quando a busca pelo discutível padrão de beleza colocará em risco a saúde de meninas sedentas pela fama? A Igreja esta muito preocupada com o ciberespaço.

A influência dos meios de comunicação Indústria da informação O sistema busca organizar a sociedade para consumir bens cada vez mais carregados de valores simbólicos e distantes da satisfação de necessidades básicas. A Igreja esta muito preocupada com o ciberespaço.

A influência dos meios de comunicação Indústria da informação A fina, a mídia massifica? ALIENA? Instiga a violência? Estimula artificialmente a sexualidade? Forma a opinião pública? Leva ao conformismo? A Igreja esta muito preocupada com o ciberespaço.

A influência dos meios de comunicação no comportamento infantil A Igreja esta muito preocupada com o ciberespaço.

A influência dos meios de comunicação no comportamento infantil A Igreja esta muito preocupada com o ciberespaço.

O que é Mensagem Subliminar ? São aquelas mensagens que contém ‘inserções de imagens, palavras, ícones ou idéias’ que os sentidos humanos não conseguem perceber de forma consciente, assim, a mensagem atinge outra parte do cérebro humano subconsciente. A mensagem subliminar tem como objetivo atingir determinado público alvo e atraí-lo ao seu consumo. Onde acontecem? Artes. Filmes. Propagandas. Música.

O que você vê nesta imagem?

O que você vê nesta imagem?

O que você vê nesta imagem?

A comunicação é o primeiro e o mais A comunicação do poder A comunicação é o primeiro e o mais forte dos poderes A comunicação já é considerada o 1° Poder. Quem dêtem a comunicação tem o poder. Seminário Paulo VI - Pascom

A comunicação do poder Tanto pode criar realidades, como pode deixar Que existam pelo fato de serem silenciadas. Quem detêm a comunicação , detêm o poder sobre a existência das coisas, sobre a difusão das ideias, sobre a criação da opinião pública. A comunicação já é considerada o 1° Poder. Quem dêtem a comunicação tem o poder.

Seria o ótimo aproveitamento desse poder O poder da comunicação Seria o ótimo aproveitamento desse poder Para a expressão, o relacionamento e a participação dentro de um projeto geral de transformação social, que implica na tomada de uma série de medidas pela sociedade. A comunicação já é considerada o 1° Poder. Quem dêtem a comunicação tem o poder. Pressão social provoca queda do muro de Berlim em 1989

O FENÔMENO DA INTERNET O TELEFONE - DEMOROU 35 ANOS PARA ATINGIR 50 MILHÕES DE USUÁRIOS. O RADIO - 22 ANOS A TV - 26 ANOS O CELULAR - 13 ANOS E A INTERNET - 4 ANOS. 73 MILHÕES TEM ACESSO A INTERNET EM CASA. HOJE PODEMOS SER ESCRITOR, UM VÍDEOMAKER, FOTÓGRAFO, WEBDESING. TUDO PELA INTERNET.

O desenvolvimento da internet situa-se entre duas linhas paralelas: a da inovação, criatividade, produtividade e riqueza; e a da insegurança, desigualdade e exclusão social.

O FENÔMENO DA INTERNET TUDO QUE AGENTE CONSUMIA ERA FRUTO DOS MEIOS DE MASSA QUE NOS EMPURRAVA. AGORA MUDOU O SENTIDO DA COMUNICAÇÃO. DEIXOU DE SER UNILATERAL E SE TRANSFORMOU BILATERAL.

A SOCIEDADE PÓS-INDUSTRIAL SERÁ A ERA DA INTELIGÊNCIA EM REDE, NUM SISTEMA DE COLABORAÇÃO DE MASSA.

Novo paradigma! De consumidor, o internauta passa a “prosumidor” (produtor) de informação e/ou de conhecimento! CRIADOR DE CONTEÚDO PUBLICADOR DISTRIBUIDOR VAREJISTA CONSUMIDOR

A Geração Y Basicamente, a Geração Y engloba as pessoas que substituem a experiência física pela experiência on-line.  Essa substituição é feita por meio de... ...mundos virtuais... ...videogames... ...blogs... ...redes sociais... ...interação em sites de comércio eletrônico São os nascidos entre o começo dos anos 80 e o final da década de 90. São os “nativos digitais”, que cresceram sob a influência direta da internet. 

A CONVERGÊNCIA

A CONVERGÊNCIA Internet: ferramenta para Evangelização

NOVA CULTURA “O primeiro areópago dos tempos modernos é o mundo das comunicações... O uso dos mass-média, não tem somente a finalidade de multiplicar o anúncio do Evangelho: trata-se de um fato muito mais profundo, porque a própria evangelização da cultura moderna depende, em grande parte, da sua influência.

CONCLUÇÃO O trabalho dos meios de comunicação católicos não é só uma atividade complementar que vem se juntar a outras atividades da Igreja: a comunicação social tem, com efeito, um papel a desempenhar em todos os aspectos da missão da Igreja. (Aetatis Novae, n.17)

A comunicação é a arte de gerar comunhão. www.pascomni.xpg.com.br Mande seu comentário, informação , link, para ser inserido no site da Pascom Diocesana. Obrigado. Formatação: Eloy Bezerra eloybezerra@hotmail.com