A CULTURA DO “SLOW DOWN”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dedique dois minutos da sua vida para esta leitura, ... é muito linda!
Advertisements

Tente ler sem chorar!!!.
A Minhoca e o Escaravelho
Você sabe o valor de uma Amizade???.
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
A PARTIR DO PRÓXIMO AMANHECER
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
DESEJO O SUFICIENTE PARA VOCÊ!
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Como Se Educa Para a Vida Música: Imagine – John Lennon
PERFUME DE MULHER, um filme para se lembrar!
O PESCADOR MEXICANO Autor Desconhecido.
Uma carta de GLORIA MAYFIELD!!!!!
Mil bolinhas de gude.
Água Presente Divino.
O relato é real e comovente!
O valor de uma cédula de 100 reais
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colégio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
A BONECA.
JUSTIN BANBER - Fila de autógrafos - JUSTIN BANBER
A PARTIR DO PRÓXIMO AMANHECER
Dedique dois minutos da sua vida para esta leitura, ... é muito linda!
Ligue as colunas do computador e concentre-se
Bombeiros... Uma filosofia de vida!
               QUANDO O TEU(TUA) FILHO(A) DISSER: PAI, MÃE NÃO SE METAM NA MINHA VIDA! Texto criado por um sacerdote! Ligue o som e clique pra avançar.
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
PERFUME DE MULHER.
O Quebra-Cabeças e a Vida.
Quando uma velha senhora morreu na seção para o tratamento de doenças da velhice em uma pequena clínica perto de Dundee, na Escócia, todos estavam convencidos.
RELAXE, ESCUTE e ADMIRE! - AUTOMÁTICO -.
OS CAMINHOS DE DEUS.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Ame enquanto é tempo... PRESTE ATENÇÃO AO QUE VOCÊ VAI LER!!!
A CULTURA DO SLOW DOWN Belo artigo...Lê-o com atenção e medita bem o seu conteúdo.
DESEJO O SUFICIENTE PARA VOCÊ!
Ser Amigo é Uma Honra Um dia, quando estava na minha casa, eram umas 11 horas da noite quando recebi o telefonema de um querido amigo meu. Seu telefonema.
Belo artigo... Leia com atenção e medita bem o seu conteúdo.
Mães Más.
SOM PIRILAMPOS Diz a lenda que uma vez uma serpente começou a perseguir um pirilampo. Este fugia rapidamente do predador feroz, mas a cobra não desistia.
Leia e tente não chorar Exatamente na véspera de Natal, eu corri ao mercado para comprar os últimos presentinhos, que eu não havia conseguido comprar antes.
A visita.
O casamento de Isaque e Rebeca
O macaquinho Um homem, tempos atrás, encontrou-se com um amigo. Este se queixara muito da vida, pois tinha acabado de ser abandonado pela mulher e estava.
A felicidade Compartilhada
DESEJO O SUFICIENTE PARA VOCÊ!
Passado por: Adaptado para slide por:
Aula 07 – Ensino Fundamental II
"O DESTINO DE CADA UM".
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
A Farinhada!!!!!.
A CULTURA DO SLOW DOWN Belo artigo...Leia com atenção e reflita sobre seu conteúdo!
A CULTURA DO SLOW DOWN.
PERFUME DE MULHER S Gotas de Carinho.
A GRANDE FAMÍLIA Prepare-se para lidar com a ansiedade que ronda a vida de todo mundo que vive – ou acompanha – a epopéia de um vestibular.
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
AMANHECER.
MATERIAL COMPLEMENTAR Tema 26: O ideal.
Receita de um Sonhador.
45 LIÇÕES QUE A VIDA ME ENSINOU Escrito por Regina Brett, 90 anos... Formatação: Julia Pap.
Educação Financeira para crianças e Jovens
A Vida....
Dois homens, ambos gravemente doentes, estavam no mesmo quarto de hospital. Um deles podia sentar-se na sua cama durante uma hora, todas as tardes, para.
. Ainda é tempo de dizer: "Te amo" Andamos tão atarefados na vida, que muitas vezes esquecemos aquilo que realmente importa para nós… … … … … … … … …
REFLEXÕES SOBRE OS DISCÍPULOS NO CAMINHO DE EMAUS
Transcrição da apresentação:

A CULTURA DO “SLOW DOWN” Muito boa esta apresentação... Reserve algum tempo para ve-la, refletindo sériamente no que diz:

“Faz já 18 anos que trabalho na Volvo, uma empresa sueca. Trabalhar com eles tem sido uma convivência muito interessante. Qualquer projeto aqui demora dois anos para concretizar-se, ainda que a idéia seja brilhante e simples. É uma regra.

Os processos globalizados causam em nós (brasileiros, argentinos, colombianos, peruanos, venezuelanos, mexicanos, australianos, asiáticos, etc.) uma ansiedade generalizada na busca por resultados imediatos. em conseqüência, nosso sentido de urgência não surte efeito nos prazos lentos dos suecos.

Os suecos debatem, debatem, realizan "n" reuniões, ponderações, etc. E trabalhan ! Em um esquema muito mais “slowdown". O melhor é constatar que, no fim, isto acaba sempre dando resultados no tempo deles (os suecos) já que conjugando a maturidade da necesidade com a tecnología apropiada, é muito pouco o que se perde por aquí, na Suécia.

Em resumo: 1. A Suécia é do tamanho do estado de São Paulo (Brasil). 2. A Suécia só tem dois milhões de habitantes.

3. A maior cidade, Estocolmo, tem apenas 500 3. A maior cidade, Estocolmo, tem apenas 500.000 habitantes (compare com Curitiba, Brasil, onde vivem dois milhões de habitantes; ou apenas Mar do Pata, Argentina, cidade balneária, onde quase um milhão de pessoas vivem permanentemente, ou Rosario, Argentina, com três milhões). 4. Empresas de capital sueco: Volvo, Skandia, Ericssão, Electrolux, ABB, Nokia, Nobel Biocare , etc. Nada mal, não? Para ter uma idea da importância delas, basta mencionar que a Volvo é a que fabrica os motores propulsores para os foguetes de a NASA.

Os suecos podem estar errados, mas são eles que pagam meu salário Os suecos podem estar errados, mas são eles que pagam meu salário. Por agora, menciono especialmente que não conheço nenhum outro povo, que possua mais cultura colectiva que os suecos.

Vou contar-lhes uma história curta, só para dar-lhes uma idéia: Da primera vez que fui para Suécia, em 1990, um dos meus colegas suecos me pegava no hotel todas as manhãs. Estavamos no mês de setembro, um período frio e com nevascas.

Chegávamos cedo na Volvo e ele estacionava o carro muito longe da porta de entrada (são 2000 empregados que vão de carro para a empresa). No primeiro dia nada disse, assim como no segundo, ou no terceiro.

nos dias seguintes, já mais confiante, uma manhã perguntei a meu colega: “ Você tem um lugar fixo para estacionar aquí? notei que chegamos cedo, o estacionamento está vazio e deixaste o carro muito longe...".

E êle simplesmente me respondeu : “É que como chegamos cedo, temos tempo para caminhar, e quem chega mais tarde, pode estar atrasado e é melhor que encontre um lugar mais próximo da porta. Não é lógico?" Imaginem a cara que fiz. E isto foi suficiemte para que eu revisasse profundamente todos os meus conceitos anteriores.

Hoje em dia, há um grande movimento na Europa chamado "Slow Food" Hoje em dia, há um grande movimento na Europa chamado "Slow Food". A Slow Food International Association, cujo símbolo é um caracol, tem sua matriz na Italia (o site na Internet é muito interessante, visite-o). O que o movimento Slow Food defende é que as pessoas devem comer e beber lentamente, dando-se tempo para saborear os alimentos, desfrutando da preparação, convivendo com a familia, com os amigos, sem pressa e com qualidade.

A idéia é contrapor-se ao espírito do Fast Food e o que este representa como estilo de vida. A surpresa, entretanto, é que esse movimento de Slow Food está servindo de base para um movimento maior chamado Slow Europe como ressaltou a revista Business Week em uma de suas últimas edições européias.

na base de tudo está o questionamento da "pressa" e de a "loucura" gerada pela globalização, pelo desejo de "ter em quantidade" (nível de vida) em contraposição ao de "ter em qualidade", "qualidade de vida" ou "qualidade do ser".

Segundo a Business Week, os operarios franceses, embora trabalhem menos horas (35 horas por semana) são mais produtivos que seus colegas norte- americanos ou britânicos. E os alemães, que em muitas empresas já implantaram a semana de 28,8 horas de trabajo, viram sua produtividadee aumentar invejáveis 20%.

Esta chamada "slow attitude" está chamando a atenção até dos americanos, discípulos do "fast" (rápido) e do "do it now!" (Faça agora !). Entretanto, esta "atitude sem pressa" não significa fazer menos nem ter menor produtividadee.

Significa sim, trabalhar e fazer as coisas com "mais qualidade" e "mais produtividade", com maior perfeição, com atenção aos detalhes e com menos estresse. Significa retomar os valores da familia, dos amigos, do tempo livre, do prazer do bom ócio, e da vida nas pequenas comunidades.

do "aquí" presente e concreto, em contraposição contra o "mundial" indefinido e anônimo. Significa retomar os valores essenciais do ser humano, dos pequenos prazeres do cotidiano, da simplicidade de viver e conviver, e até da religião e da fé.

SIGNIFICA UM AMBIENTE DE TRABALHO MENOS COERCITIVO, MAIS ALEGRE, MAIS LEVE E PORTANTO, MAIS PRODUTIVO, ONDE OS SERES HUMANOS REALIZAM, COM PRAZER, O QUE MELHOR SABEM FAZER

É saudável pensar destemidamente em tudo isto É saudável pensar destemidamente em tudo isto. Será posivel que os antigos ditados: “Devagar se vai ao longe" e "a pressa es inimiga da perfeição" mereçam novamente nossa atenção nestes tempos de loucura desenfreada? Por acaso não sería útil que as empresas de nossaa comunidade, cidade, Estado ou país, comecem a pensar em desenvolver programas sérios de "qualidade sem pressa" até para aumemtar a produtividade e qualidade de os produtos e serviços sem necessáriamente perder "qualidade do ser"?

No filme "Perfume de Mulher" há uma cena inesquecível em que o cego (interpretado por Al Pacino) convida uma mulher para dançar e ela responde: "não posso, meu noivo vai chegar em poucos minutos". Ao que o cego responde: " em um minuto, se pode viver uma vida", e a leva para dançar um tango.

a diferença está em como cada um aplica o seu tempo. Todos no mundo temos a mesma quantidade de tempo, já que todos temos exatamente 24 horas por día. a diferença está em como cada um aplica o seu tempo.

Felicitações por ter conseguido ler esta mensagem até o fim. Muitos teriam parado na metade para "não perder tempo" tão valioso neste mundo globalizado.