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Aula 07 – Ensino Fundamental II

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Apresentação em tema: "Aula 07 – Ensino Fundamental II"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 07 – Ensino Fundamental II
8ª Série/Fase Manutenção da Saúde Disciplina: Educação Física Professor: Guilherme

2 Lembram-se do seguinte jargão, “SAÚDE É O QUE INTERESSA E O RESTO
Lembram-se do seguinte jargão, “SAÚDE É O QUE INTERESSA E O RESTO... NÃO TEM PRESSA”? Ele foi usado em um programa humorístico de uma grande emissora nacional. Segundo o que a mídia veiculava em termos de padrões de beleza estética, esse personagem, na época, representou o “boom” pela procura de academias em todo o país.

3 Será que a atividade física dá conta de proporcionar saúde aos seus praticantes? Outros fatores poderiam influenciar as condições de saúde de cada um de nós? Que fatores seriam estes? Mas, na verdade, o que é ser saudável? E “o resto não tem pressa”, o que pode ser?

4 Os meios de comunicação de massa, frequentemente, orientam as pessoas sobre os benefícios que a prática regular de exercícios físicos pode oferecer. Dentre eles, citamos os mais comuns:

5 Redução de peso e emagrecimento;
Combate à hipertensão arterial; Prevenção da osteoporose; Ajuda a controlar os níveis de colesterol; Redução da ansiedade e depressão; Combate o estresse e ajuda a melhorar o humor.

6 SER OU NÃO SER (SAUDÁVEL): EIS A QUESTÃO
Existem os que entendem que ter hábitos saudáveis está relacionado ao estilo de vida. Para adquirir este estilo de vida, devem-se adotar algumas condutas. Você poderia indicar que condutas seriam estas?

7 As atividades físicas propiciam uma série de adaptações metabólicas, cardiorespiratórias e músculo-ósteoarticulares que produzem benefícios ao bom funcionamento geral dos sistemas do corpo humano. Para que nosso corpo esteja bem, é necessário que façamos escolhas que atendam aos nossos interesses, sejam prazerosas, sejam cotidianas, e possibilitem a ampliação das relações sociais.

8 Pergunta: Atividade física e exercício físico são a mesma coisa?

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12 O ESPORTE NO SEU TEMPO LIVRE
Acordar cedo, pegar o ônibus e ir para o trabalho – essa é a rotina de trabalhadores e trabalhadoras do Brasil afora. Nosso dia-a-dia é sempre corrido. A rotina é pesada. Há pouco tempo para fazermos tudo o que precisamos, e parece não sobrar momentos para praticar esportes.

13 HIGIENE PESSOAL (MANHÃ)
20 MIN. ALIMENTAÇÃO ESTUDO 90 MIN. TRANSPORTE (IDA PARA O TRABALHO) 1 H (+ OU -)5 TRABALHO (MANHÃ) 4 H. ALMOÇO 1 H. TRABALHO (TARDE) TRANSPORTE (VOLTA DO TRABALHO) 1 H (+ OU -) 30 MIN. HIGIENE PESSOAL (NOITE) SONO 8 H. TEMPO COMPROMETIDO 21 H. 40 MIN. TEMPO LIVRE 2 H. 20 MIN. Nesse exemplo, a pessoa tem quase todo o seu tempo comprometido com obrigações e atividades de necessidades básicas, restando-lhe duas horas e vinte minutos de tempo livre, quase sempre descontínuo, é bom lembrar. Além disso, conhecendo a necessidade as necessidades dos brasileiros que trabalham e têm família, podemos imaginar que o tempo livre da semana é muitas vezes ocupado com tarefas domésticas, pequenos consertos e cuidados com os filhos.

14 Pare e pense: você, mesmo tendo uma rotina tão pesada, pode reservar 30 minutos por dia para praticar esportes ou outras atividades físicas. Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), um indivíduo deve realizar diariamente 30 minutos de atividade física moderada.

15 VEJA O QUE VOCÊ GANHA PRATICANDO ESPORTES
O lazer esportivo é sempre definido pela prática ou vivencia de esportes e atividades físicas no seu tempo livre. O lazer esportivo tem três funções:

16 Função de entretenimento (divertimento)
Devemos escolher atividades físicas e esportivas que nos deem prazer. Função de recuperação Deve ser uma atividade que promove a recuperação pessoal, alterando a rotina e aliviando o peso da mesma. Função de desenvolvimento Uma prática que esteja centrada nos interesses das pessoas, podendo contribuir para o autodesenvolvimento, auto realização e o aumento da autoestima.

17 Como você pode perceber, o esporte traz muitos benefícios para o desenvolvimento pessoal e social. Assim, não se acomode nem deixe para começar na próxima semana. Escolha as atividades esportivas de que gosta e dedique-se a elas com regularidade. Afinal, isso significa investir em você. É importante lembrar que todos – crianças, jovens, adultos e idosos, homens e mulheres, pessoas portadoras de deficiência física e ex-atleta - poderão encontrar um esporte ou uma atividade física que se ajuste aos seus interesses e às suas condições físicas.

18 ALIMENTAÇÃO? Como você se alimenta?
Você acha que ela supre a sua necessidade diária de energia?

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