A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTRESSE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTRESSE."— Transcrição da apresentação:

1 ESTRESSE

2 ESTRESSE: Pode passar despercebido ou tornar-se um obstáculo, quando excessivo; Ex.: dar aula para os pequenos (1º ano/9) ou assumir uma série que não está acostumada. Está cada vez mais comum nos indivíduos, sem distinguir idade, sexo ou classe social. Ex.: Diagnóstico de estresse em crianças na idade escolar

3 ESTRESSE Conceito: Estado de tensão, ansiedade e medo.

4 CRIANÇAS DO SEXO FEMININO
MULHERES CRIANÇAS DO SEXO FEMININO

5 Qualquer indivíduo pode desenvolver um quadro de estresse, desde que possua características genéticas e viva em um ambiente favorável ao surgimento desse fenômeno.

6 A avaliação e identificação de uma situação estressora é subjetiva , pois determinadas situações podem ser estressantes para um indivíduo e rotineiras para outro.

7 EVENTO ESTRESSOR

8 QUATRO TIPOS PRINCIPAIS:
FRUSTRAÇÃO CONFLITO MUDANÇA PRESSÃO

9 ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO DO ESTRESSE:
ALARME DEFESA OU RESISTÊNCIA    EXAUSTÃO OU ESGOTAMENTO

10 Indivíduos estressados apresentam alterações
psicológicas físicas comportamentais

11 SINTOMAS PSICOLÓGICOS
Irritabilidade excessiva Cansaço excessivo Angústia/ansiedade diária Tensão, nervosismo Depressão, pânico Atitudes negativas em relação ao trabalho Diminuição da libido Vontade de fugir de tudo Hipersensibilidade emotiva

12 O estresse é um alerta que o cérebro envia para o corpo;
Que possibilita ao indivíduo tempo para lutar ou fugir de uma determinada situação; É uma defesa física e mental para que ser humano se adapte a situações novas.

13 EIXO HPA Bear et al., 2002

14 SINTOMAS PSICOLÓGICOS (Junior e Lipp, 2008)

15 SINTOMAS FÍSICOS Problemas gastrointestinais
Dores de cabeça frequentes Perda ou excesso de peso Taquicardia Hipertensão Visão embaçada Distúrbios dermatológicos

16 RESPOSTAS COMPORTAMENTAIS:
Estratégias que são reforços para dominar, reduzir ou tolerar as demandas do estresse.  RESPOSTAS NÃO-ADAPTATIVAS  RESPOSTAS ADAPTATIVAS

17 Torna-se crônico quando o indivíduo não consegue superar o fator estressor que é a situação que está causando o medo, a ansiedade, a tensão. O estresse crônico pode causar várias doenças físicas, psicológicas e comportamentais, entre elas a Síndrome de Burnout que é muito comum na área da educação.

18 SÍNDROME DE BURNOUT Tipo de estresse de caráter duradouro vinculado às situações de trabalho. Resultado da constante e repetitiva pressão emocional associada ao intenso envolvimento com pessoas por longos períodos de tempo.

19 (falta de energia , entusiasmo e esgotamento) DESPERSONALIZAÇÃO
EXAUSTÃO EMOCIONAL (falta de energia , entusiasmo e esgotamento) DESPERSONALIZAÇÃO (insensibilidade emocional) DIMINUIÇÃO DA REALIZAÇÃO PESSOAL NO TRABALHO (afeta a capacidade de o profissional interagir com os demais)

20 Três dimensões independentes: (Carlotto e Palozzo, ano??)

21 CONSEQUÊNCIAS: Problemas de saúde Absenteísmo
Intenção de abandonar a profissão

22 Em professores, Burnout afeta o ambiente educacional, interferindo principalmente no objetivo pedagógico, levando esses profissionais a um processo de alienação, desumanização e apatia.

23 Diariamente passamos por situações de estresse em nossa vida
Diariamente passamos por situações de estresse em nossa vida. Podemos ceder a ele deixando acumular eventos estressores que vão contribuir, e muito, para o desenvolvimento de doenças psicológicas e físicas...

24 ou

25 fazer com que muitas reações aos fatores estressores desapareçam, ou seja, superar o estresse, evoluir a ele acreditando na invulnerabilidade do corpo aos efeitos danosos do estresse.

26 DICAS PARA RECONHECER E
ENFRENTAR O ESTRESSE:

27 Viver cercado de amigos
Alimentação saudável Viver cercado de amigos Dormir bem, o suficiente para descansar o corpo Fazer exercícios regularmente Administre seu tempo - faça as tarefas essenciais e organize as demais de acordo com a prioridade  Dê um tempo a si mesmo e divirta-se Converse sobre seus problemas  Não leve trabalho para casa  Relaxe, encontre um tempo só para você  Busque a ajuda de um profissional quando necessário


Carregar ppt "ESTRESSE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google