Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Profa. Dra. Flavinês Rebolo Lapo E-mail: flavines.lapo@uniso.br
Limites e possibilidades para o BEM-ESTAR DOCENTE na escola contemporânea Profa. Dra. Flavinês Rebolo Lapo
2
OS PROFESSORES NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA
Alguns: Expressam os dissabores e o desencanto com o trabalho nas conversas cotidianas, no absenteísmo, nas licenças, na “acomodação”, na vontade de “largar tudo”... Outros: Afirmam se sentirem felizes e apontam fontes de satisfação que permitem o estabelecimento de vínculos prazerosos com o trabalho e com a escola.
3
É um processo dinâmico construído na intersecção de duas dimensões:
O QUE É O BEM-ESTAR? É um processo dinâmico construído na intersecção de duas dimensões: uma objetiva e outra subjetiva.
5
A DIMENSÃO OBJETIVA: ATIVIDADE LABORAL / O TRABALHO EM SI
AMBIENTE RELACIONAL CONTEXTO SÓCIO-ECONÔMICO ASPECTOS CONCRETOS
6
1- A ATIVIDADE LABORAL: conjunto de tarefas e as especificidades dessas tarefas quanto à: diversidade; grau de autonomia; desafios que impõem; exigências de habilidades e concentração; retorno que oferecem; possibilidade de controle das situações.
7
2- O AMBIENTE RELACIONAL:
liberdade de expressão, repercussão das idéias dadas, grupos de trabalho e troca de experiências, ausência de preconceitos e igualdade de tratamento, relações hierárquicas harmoniosas , apoio técnico e sócio-emocional, participação nas decisões, fluxo de informações e feedback.
8
3- O CONTEXTO SÓCIO-ECONÔMICO:
salário e benefícios (materiais e não materiais), direitos garantidos, estabilidade e plano de carreira, tempo para lazer e para a família, imagem interna e imagem externa da escola, desenvolvimento profissional, treinamentos e aprimoramento contínuo
9
4- OS ASPECTOS CONCRETOS:
condições materiais e ambientais para a realização do trabalho; adequação das instalações e condições gerais de infra-estrutura, limpeza e conforto do ambiente de trabalho, instrumentos, equipamentos e materiais disponíveis.
10
A DIMENSÃO SUBJETIVA: está relacionada às características pessoais do professor: competências e habilidades; expectativas, necessidades, desejos, valores, crenças e projeto de vida.
11
A INTERSECÇÃO DESSAS DUAS DIMENSÕES:
refere-se às ligações virtuais, realizadas por meio das avaliações que o professor faz de si próprio, da atividade que realiza e das condições existentes para o desempenho do trabalho.
12
Quando o resultado dessa avaliação for:
POSITIVO - haverá a satisfação, o bem-estar e a possibilidade de felicidade. NEGATIVO - ocorrerá o mal-estar, um estado de desconforto, resultante de insatisfações e conflitos, que desencadeará estratégias de enfrentamento
13
O BEM-ESTAR ... Denota estados cognitivos e emocionais positivos
Incita sentimentos agradáveis de satisfação e contentamento, de júbilo Desencadeia boa disposição de ânimo Predispõe a alcançar objetivos e ideais
14
E SUAS CONSEQÜÊNCIAS... Melhor qualidade de vida global
Melhor saúde física e psíquica Maior envolvimento com o trabalho Melhor relacionamento interpessoal
15
O BEM-ESTAR... É a vivência com maior freqüência e intensidade estados cognitivos e emocionais positivos MAS... Não exclui a vivência de afetos negativos e sentimentos de insatisfação, insuficiência e indiferença
16
ASSIM.... O BEM-ESTAR DOCENTE
não é um estado permanente e constante de harmonia, satisfação e realização, pois a vida não permite isso! VIVE-SE TAMBÉM COM “frustrações, tristezas, dissabores, etc...”
17
O mal-estar é um estado incômodo, de desconforto psicológico
Vivência freqüente e intensa de estados cognitivos e emocionais negativos O mal-estar é um estado incômodo, de desconforto psicológico
18
E SUAS CONSEQÜÊNCIAS... Sentimentos de raiva, medo e frustração
Danos à saúde física e psíquica (sintomas de estresse negativo e burnout) Conflitos intra e interpessoais Distanciamento físico e psíquico do trabalho
19
estratégias de enfrentamento que visam eliminá-lo ou diminuí-lo.
O MAL-ESTAR... desencadeará estratégias de enfrentamento que visam eliminá-lo ou diminuí-lo.
20
AS ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO:
1- alteração das condições externas: “negociações interpessoais, com alunos, colegas e diretores, visando ajustes nos comportamentos e atitudes a partir do estabelecimento de normas e regras e da explicitação de expectativas”.
21
2- modificação da própria conduta e do modo de perceber as situações
“por meio de reestruturações cognitivas: acréscimo de novos dados e conhecimentos que redefinem os valores e as crenças a respeito da situação problemática”
22
A CONSTRUÇÃO DO BEM-ESTAR:
exige esforço e determinação de quem o pretende; exige a posse de certas habilidades e competências;
23
MAS EXIGE, PRINCIPALMENTE...
a existência de certas condições objetivas:
24
Exige um trabalho que tenha sentido,
que seja reconhecido como útil e importante.
25
Exige um trabalho que favoreça relações interpessoais positivas.
26
Exige um trabalho que ofereça as condições mínimas para ser realizado satisfatoriamente.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.