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SEXO SE APRENDE NA ESCOLA
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A escolha mais adequada tem sido o próprio professor, ou professora.
ORIENTAÇÃO SEXUAL Quem deve orientar? Especialista? Profissional da saúde? Professor? A escolha mais adequada tem sido o próprio professor, ou professora.
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Por que o professor? Acompanha os alunos
Conhece a história e a forma como estes vivem no grupo Constrói vínculos com os alunos Sabe dar aulas Sabe conduzir debates Obs: A orientação não deve ser feita apenas pelo professor de Ciências
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É fundamental que o orientador tenha uma atitude
positiva frente à própria sexualidade, que seja capaz de tratar com naturalidade as questões levantadas.
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Conhecer e respeitar as idéias, valores e anseios dos jovens
O orientador deve: Conhecer e respeitar as idéias, valores e anseios dos jovens Eliminar posturas inadequadas, autoritárias e paternalistas Abordar os temas enfocando-os nos aspectos :emocionais, éticos e culturais Confronto de idéias Confiança SEXUALIDADE DIÁLOGO Intimidade Troca de informações
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REFLEXÃO DIÁLOGO Desenvolvimento Emocional e Sexual
Organização da Identidade do Adolescente
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Procedimentos básicos na orientação sexual:
Problematizar e facilitar as discussões entre os jovens, auxiliando-os a amadurecer suas opiniões, ao invés de impor suas idéias ao grupo; Não ditar regras de comportamento nem se colocar como modelo; Evitar situações de autoritarismo; Incentivar os alunos a pesquisarem, consultarem a bibliotecas e buscarem informações que enriqueçam a construção coletiva do conhecimento; Veicular as informações dentro de um contexto mais amplo; Utilizar jogos e dinâmicas de grupo para promover a desinibição, a integração do grupo, a expressão dos sentimentos e a compartilha de vivências;
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Dar oportunidades para os indivíduos se conhecerem e confiarem uns nos outros;
Estimular a manifestação de problemas, de dúvidas e da curiosidade, possibilitando o apoio mútuo na busca de soluções; Evitar depoimentos sobre a própria vida sexual; Ter experiência da faixa etária com a qual vai trabalhar; Ter disponibilidade para aprofundar conhecimentos sobre a sexualidade; Ter interesse no processo educativo como um todo; Estimular a expressão das idéias, medos, anseios e dúvidas dos alunos mais tímidos; Ajudar o aluno a lidar com a pressão do grupo e a se individualizar (formação da identidade).
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Grupo de Orientação Sexual
1º) Seleção de alunos interessados em participar. 2º) Ter momento de integração entre participantes Uso de jogos e técnicas de grupo 3º) Contrato Coletivo Itens que devem ser garantidos: a) O professor não deverá fornecer a pessoas externas ao grupo nenhuma informação sobre detalhes do trabalho em classe. b) Os alunos deverão comprometer-se a manter sigilo a respeito de questões pessoais que possam surgir no grupo. Colocações pessoais devem ser evitadas, em princípio. c) Respeitar o direito à fala, ao silêncio e às diferenças de opinião.
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4º) Levantamento de Temas
Temas que deverão ser necessariamente tratados: Corpo, DST/AIDS, Gênero e Anticoncepção na Adolescência. 5º) Planejamento É um roteiro de possibilidades: isso significa estar atento ao que pode ser modificado a partir das discussões em classe. 6º) Efetivação do Trabalho 7º) Avaliação Seu objetivo é levantar aspectos que deram bons resultados e outros que necessitem de modificação, já que se trata de um trabalho cheio de possibilidades.
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Situações problemas Os alunos solicitam a opinião pessoal do professor Silêncio, risos, piadas e cochichos O professor pode estar cumprindo a função de juiz em algum conflito. Ele é uma autoridade Quando são feitos comentários preconceituosos Presença flutuante de alguns alunos ou evasão Na mesma sala há alunos com idades diferentes
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