A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE"— Transcrição da apresentação:

1 CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE

2 CURRÍCULO FUNCIONAL Proposta educacional que prioriza o desenvolvimento de capacidades que permitam o educando viver e conviver na sua comunidade Proposta educacional Currículo

3 CURRÍCULO Enfoque terapêutico Enfoque educacional
Crescimento como pessoa Crescimento intelectual não leva a crescimento pessoal

4 CURRÍCULO Conjunto de experiências proporcionadas ao educando tendo em vista seu crescimento e inserção na sociedade Transmite conhecimentos Proporciona vivências

5 CURRÍCULO Informação Formação Aquisição de saberes
Desempenho de papéis sociais Relações inter pessoais Valores Regras

6 CURRÍCULO PRINCÍPIOS DIRETRIZES METODOLÓGICAS POSTURA DO EDUCADOR
Concepções acerca da deficiência Prática pedagógica de sala de aula Relação

7 Currículo Funcional PRINCÍPIOS
Perceber o educando como pessoa Valorização da pessoa X Valorização da deficiência Considerar a pessoa como parte de uma rede de relações

8 Currículo Funcional PRINCÍPIOS
Acreditar que esta pessoa tem capacidades Reconhecer seu direito de viver e conviver na sua comunidade

9 DIRETRIZES METODOLÓGICAS
Maximização de oportunidades Características das atividades propostas Respeito às características do educando

10 Diretrizes Metodológicas MAXIMIZAÇÃO DE OPORTUNIDADES
Participação Participar em parceria ou fazendo uma atividade comum a seu grupo com seu ritmo e precisão na tarefa Participação máxima Envolvimento passivo Participação independente

11 Diretrizes Metodológicas MAXIMIZAÇÃO DE OPORTUNIDADES
Interação Escolha Atuação independente Tomada de decisões Autonomia

12 Diretrizes Metodológicas CARACTERÍSTICAS DAS ATIVIDADES PROPOSTAS
Cooperativas Resultado final é comum Fator coletivo Interdependência Atividades individualistas

13 Diretrizes Metodológicas CARACTERÍSTICAS DAS ATIVIDADES PROPOSTAS
Funcionais Ocorrem no dia-a-dia do educando Facilitam o desenvolvimento de capacidades/ habilidades essenciais a vida na comunidade

14 Diretrizes Metodológicas CARACTERÍSTICAS DAS ATIVIDADES PROPOSTAS
Ação educadora em ambientes naturais Heterogêneos Ritmo de vida Pistas e reforço naturais Ambientes simulados

15 Diretrizes Metodológicas RESPEITO ÀS CARACTERÍSTICAS DO EDUCANDO
Adequação à faixa de idade Materiais utilizados Atitudes Ambientes Atividades Preferências Valores

16 POSTURA DO EDUCADOR Relação professor aluno
A parceria com a família e demais pessoas significativas na vida do educando

17 Postura do Educador RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO
Papel de organizador da atividade e mediador das interações Visão positiva do educando Escuta sensível Ajuda na interpretação das situações apresentadas

18 Postura do Educador RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO
Apoio e supervisão no desenrolar da atividade Uso de vocabulário compatível com a faixa etária do educando Uso de roupas compatível com o ambiente educacional

19 A família como parceira
Postura do Educador PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA E DEMAIS PESSOAS SIGNIFICATIVAS NA VIDA DO EDUCANDO A família como parceira Envolvimento desde o início da experiência educacional Membros ativos e respeitados da equipe educacional Tradição

20 O educador precisa aprender a trabalhar com o grupo familiar
Postura do Educador PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA E DEMAIS PESSOAS SIGNIFICATIVAS NA VIDA DO EDUCANDO Toda família pode e deve ser envolvida no processo educacional de seus filhos O educador precisa aprender a trabalhar com o grupo familiar A família tem informações que são importantes para o desenvolvimento da proposta educacional

21 Ter pais como parceiros significa:
Postura do Educador PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA E DEMAIS PESSOAS SIGNIFICATIVAS NA VIDA DO EDUCANDO Ter pais como parceiros significa: Partilhar responsabilidades Decidir juntos Planejar juntos Trabalhar juntos

22 Benefícios desta parceria
Postura do Educador PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA E DEMAIS PESSOAS SIGNIFICATIVAS NA VIDA DO EDUCANDO Benefícios desta parceria Para o profissional Para os pais Para o educando

23 Postura do Educador PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA E DEMAIS PESSOAS SIGNIFICATIVAS NA VIDA DO EDUCANDO
Criar uma parceria entre pais e educadores não é fácil mas é possível e deve ser tentado

24 Precisamos de uma proposta pedagógica onde os conhecimentos a serem adquiridos e as melhores oportunidades de desenvolvimento pessoal possam andar juntos

25


Carregar ppt "CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google