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PublicouRenato Da Cunha Alterado mais de 11 anos atrás
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CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
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CURRÍCULO FUNCIONAL Proposta educacional que prioriza o desenvolvimento de capacidades que permitam o educando viver e conviver na sua comunidade Proposta educacional Currículo
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CURRÍCULO Enfoque terapêutico Enfoque educacional
Crescimento como pessoa Crescimento intelectual não leva a crescimento pessoal
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CURRÍCULO Conjunto de experiências proporcionadas ao educando tendo em vista seu crescimento e inserção na sociedade Transmite conhecimentos Proporciona vivências
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CURRÍCULO Informação Formação Aquisição de saberes
Desempenho de papéis sociais Relações inter pessoais Valores Regras
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CURRÍCULO PRINCÍPIOS DIRETRIZES METODOLÓGICAS POSTURA DO EDUCADOR
Concepções acerca da deficiência Prática pedagógica de sala de aula Relação
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Currículo Funcional PRINCÍPIOS
Perceber o educando como pessoa Valorização da pessoa X Valorização da deficiência Considerar a pessoa como parte de uma rede de relações
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Currículo Funcional PRINCÍPIOS
Acreditar que esta pessoa tem capacidades Reconhecer seu direito de viver e conviver na sua comunidade
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DIRETRIZES METODOLÓGICAS
Maximização de oportunidades Características das atividades propostas Respeito às características do educando
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Diretrizes Metodológicas MAXIMIZAÇÃO DE OPORTUNIDADES
Participação Participar em parceria ou fazendo uma atividade comum a seu grupo com seu ritmo e precisão na tarefa Participação máxima Envolvimento passivo Participação independente
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Diretrizes Metodológicas MAXIMIZAÇÃO DE OPORTUNIDADES
Interação Escolha Atuação independente Tomada de decisões Autonomia
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Diretrizes Metodológicas CARACTERÍSTICAS DAS ATIVIDADES PROPOSTAS
Cooperativas Resultado final é comum Fator coletivo Interdependência Atividades individualistas
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Diretrizes Metodológicas CARACTERÍSTICAS DAS ATIVIDADES PROPOSTAS
Funcionais Ocorrem no dia-a-dia do educando Facilitam o desenvolvimento de capacidades/ habilidades essenciais a vida na comunidade
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Diretrizes Metodológicas CARACTERÍSTICAS DAS ATIVIDADES PROPOSTAS
Ação educadora em ambientes naturais Heterogêneos Ritmo de vida Pistas e reforço naturais Ambientes simulados
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Diretrizes Metodológicas RESPEITO ÀS CARACTERÍSTICAS DO EDUCANDO
Adequação à faixa de idade Materiais utilizados Atitudes Ambientes Atividades Preferências Valores
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POSTURA DO EDUCADOR Relação professor aluno
A parceria com a família e demais pessoas significativas na vida do educando
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Postura do Educador RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO
Papel de organizador da atividade e mediador das interações Visão positiva do educando Escuta sensível Ajuda na interpretação das situações apresentadas
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Postura do Educador RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO
Apoio e supervisão no desenrolar da atividade Uso de vocabulário compatível com a faixa etária do educando Uso de roupas compatível com o ambiente educacional
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A família como parceira
Postura do Educador PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA E DEMAIS PESSOAS SIGNIFICATIVAS NA VIDA DO EDUCANDO A família como parceira Envolvimento desde o início da experiência educacional Membros ativos e respeitados da equipe educacional Tradição
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O educador precisa aprender a trabalhar com o grupo familiar
Postura do Educador PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA E DEMAIS PESSOAS SIGNIFICATIVAS NA VIDA DO EDUCANDO Toda família pode e deve ser envolvida no processo educacional de seus filhos O educador precisa aprender a trabalhar com o grupo familiar A família tem informações que são importantes para o desenvolvimento da proposta educacional
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Ter pais como parceiros significa:
Postura do Educador PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA E DEMAIS PESSOAS SIGNIFICATIVAS NA VIDA DO EDUCANDO Ter pais como parceiros significa: Partilhar responsabilidades Decidir juntos Planejar juntos Trabalhar juntos
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Benefícios desta parceria
Postura do Educador PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA E DEMAIS PESSOAS SIGNIFICATIVAS NA VIDA DO EDUCANDO Benefícios desta parceria Para o profissional Para os pais Para o educando
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Postura do Educador PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA E DEMAIS PESSOAS SIGNIFICATIVAS NA VIDA DO EDUCANDO
Criar uma parceria entre pais e educadores não é fácil mas é possível e deve ser tentado
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Precisamos de uma proposta pedagógica onde os conhecimentos a serem adquiridos e as melhores oportunidades de desenvolvimento pessoal possam andar juntos
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