Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouTayná Cardoso Alterado mais de 10 anos atrás
1
Metodologias ativas de aprendizagem Currículo integrado
Roseli Ferreira da Silva Departamento de medicina UFSCar
2
Aprendizagem Tradicional Transmissão de conhecimento,
Centrado no professor, Disciplinar, Avaliação norma referenciada e somativa, Centrada no hospital, doença. Inovadora Construção do conhecimento, Centrado nos sujeitos que aprendem, Interdisciplinar, Avaliação critério referenciada e formativa e somativa, Baseada/orientada na comunidade.
3
Para além da Aprendizagem Baseada em Problemas ...
Novas perspectivas Para além da Aprendizagem Baseada em Problemas ...
5
Transformar a formação implica mudanças:
na concepção de saúde, na construção do saber, na concepção de educação, nas práticas clínicas em todos os espaços de serviços, nas relações entre profissionais e população, entre os próprios profissionais de saúde, nas relações entre professores e estudantes, nas relações de poder entre departamentos e disciplinas.
6
Novas perspectivas Como?
7
Currículo Currículo como instrumento social, cultural e histórico
Currículo integrado Currículo como configurador da prática Currículo por competência
8
Currículo integrado Teoria e prática Disciplinas
Mundo do trabalho e o da aprendizagem Ciclo básico e ciclo clínico Enfoque clínico e o epidemiológico
9
Aprendizagem baseada em problemas
Aprendizagem centrada nos sujeitos que aprendem trabalho autônomo em pequenos grupos Facilitado pelo professor (tutor/facilitador)
10
Processo metodológico
Aprendizagem baseada em situações simuladas da prática (problemas de papel; pacientes simulados) em situações reais da prática
11
Confronto experiencial
Ciclo de aprendizagem Confronto experiencial Síntese provisória Busca de informações Nova síntese Portfólio Reflexivo
12
Aprendizagem Baseada em Problemas ABP (PBL)
Sessão de tutoria Passo 1: Esclarecimento de termos desconhecidos Passo 2: Definição do problema Passo 3: Tempestade de idéias, estabelecimento de hipóteses ou explicações Passo 4: Arranjo das explicações na tentativa de solução do problema Passo 5: Definição dos objetivos de aprendizagem Passo 6: Busca de informações e estudo pessoal Passo 7: Partilha pelo grupo das informações levantadas por seus membros individualmente Passo 8: Avaliação formativa, auto avaliação, avaliação dos pares. Avaliç
13
Processo de ensino-aprendizagem no pequeno grupo
Avaliando processo Identificando problema Construindo novos significados Formulando explicações Buscando novas informações Elaborando questões Avaliando processo
14
Unidade Educacional: Simulação da Prática Profissional
Currículo orientado por competência Situações-problema que consideram os perfis epidemiológico e sócio-cultural-demográfico; Situações-problema equivalentes ao cenário de atuação dos estudantes
15
Unidade Educacional: Prática Profissional
Currículo orientado por competência Cenários reais da prática profissional Profissionais dos serviços co-responsáveis pelo processo de aprendizagem Processos de reflexão sobre, na e para a prática
16
Processo metodológico-pedagógico
Aprendizagem Significativa
17
Docente facilitador e estimulador do processo de aprendizagem
Confronto experiencial Trajetória educacional Atividades mais livres Atividades mais instrumentalizadoras Capacidades prévias Métodos clínico e epidemiológico Docente facilitador e estimulador do processo de aprendizagem
18
Processo de Gestão
19
Parceria com os serviços de saúde
Gestão reflexiva Avaliação de programa Educação permanente dos profissionais envolvidos no processo de formação Participação ativa e reflexiva dos professores e estudantes no processo de mudança Parceria com os serviços de saúde
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.