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DEFICIÊNCIA FÍSICA: MATERIAS ADAPTADOS
INCLUSÃO ESCOLAR DEFICIÊNCIA FÍSICA: MATERIAS ADAPTADOS
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A condição de igualdade social nem sempre está presente no cotidiano do deficiente físico, mesmo tendo seus direitos garantidos pela legislação.
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Um aluno com deficiência física pode ter dificuldade em realizar muitas tarefas rotineiras na escola.
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Atividades motoras e cognitivas que estimulem a cooperação, a auto superação,auto confiança podem e devem ser desenvolvida em atividades físicas e dentro de sala de aula.
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Para desenvolver suas habilidades motoras, a criança com deficiência física precisa receber ajuda dos benefícios tecnológicos e de reabilitação em constante interação com o ambiente ao qual ela pertence.
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É muito mais significante a criança desenvolver habilidades de fala se ela tem com quem se comunicar. Da mesma forma, é mais significante desenvolver habilidades de andar se para ela está garantindo o seu direito de ir e vir.
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INCLUSÃO ESCOLAR O ambiente escolar é para qualquer criança o espaço por natureza de interação uns com os outros. A inclusão escolar é a oportunidade para que de fato a criança com a deficiência física não esteja à parte, realizando atividades sem sentido.
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DEFICIÊNCIA: Decreto nº3298 Art.3 e Art. 4
DEFICIÊNCIA FÍSICA toda a perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de uma atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano. alteração completa ou parcial de um ou mais segmento do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física.
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Alguns tipos de deficiência física:
Paraplegia, Tetraplegia, Hemiplegia, Paralisia cerebral, Amputação.
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INCLUSÃO ESCOLAR É necessário que os professores conheçam a diversidade e a complexidade dos diferentes tipos de deficiência física, para definir estratégias de ensino que desenvolvam o potencial do aluno.
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INCLUSÃO ESCOLAR De acordo com a limitação física apresentada é necessário utilizar recursos didáticos e equipamentos especiais para a sua educação, buscando viabilizar a participação do aluno nas situações práticas vivenciadas no cotidiano escolar para que o mesmo com autonomia possa otimizar suas potencialidades e transformar o ambiente em busca de uma melhor qualidade de vida.
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Tecnologia Assistiva É uma expressão utilizada para identificar todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência.
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Tecnologia Assistiva Fazer T.A. na escola é buscar com criatividade uma alternativa para que o aluno realize o que deseja ou precisa.
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Comunicação Aumentativa e Alternativa
C.A.A é a área da tecnologia assistiva que atende pessoas sem fala na escrita funcional ou em defasagem entre e sua habilidade em falar e escrever. O usuário da C.A. A sinalizará a mensagem que deseja expressar, apontando o recurso externo que será organizado em pranchas com símbolos, objetos, miniaturas.
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Atendimento Educacional Especializado para a deficiência física
É necessário criar condições adequadas para o deficiente físico, quanto à locomoção, comunicação, conforto e segurança. É no Atendimento Educacional Especializado ministrado nas escolas de ensino regular, que deverá realizar uma seleção de recursos e técnicas adequadas, a cada tipo de comprometimento.
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uso da comunicação aumentativa e alternativa (dificuldade de fala);
O Atendimento Escolar Especializado pode fazer uso das seguintes modalidades de Tecnologia Assistiva: uso da comunicação aumentativa e alternativa (dificuldade de fala); adequação dos materiais didáticos – pedagógicos tais como engrossadores de lápis, quadro magnético com letra com imã, tesouras adaptadas;
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O Atendimento Escolar Especializado pode fazer uso das seguintes modalidades de Tecnologia Assistiva: desenvolvimento de projetos com parceria de arquitetos para promover a acessibilidade; adequação dos recursos de informática, teclado, mouse,ponteira de cabeça; mobiliário adequado, mesa, cadeira, quadro, cadeira de rodas, andadores.
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Alguns materiais adaptados pela APAE de Cristina.
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MENSAGEM FINAL: “Todo mundo tem um potencial único. Trate as pessoas com necessidades especiais, vislumbrando as capacidades que ela tem. Uma relação harmoniosa e respeitosa é capaz de transformações profundas. É importante sempre acreditar no ser humano; tenha ele alguma limitação, transtorno ou deficiência.”
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"Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças" (Mantoan)
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