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2 Atendimento Educacional Especializado
Deficiência Visual A linguagem, a comunicação e as múltiplas formas de expressão cultural ou artística constituem-se de imagens e apelos visuais cada vez mais complexos. Assim, as necessidades decorrentes de limitações visuais não devem ser ignoradas nem negligenciadas.

3 O principal no atendimento educacional especializado para deficiência visual deve ser:
Atender as peculiaridades em relação aos alunos cegos e com baixa visão; com o objetivo de apontar caminhos para a inclusão escolar desse alunado.

4 A visão reina soberana na hierarquia dos sentidos e ocupa uma posição proeminente no que se refere à percepção e integração de formas, contornos, tamanhos, cores e imagens que estruturam a composição de uma paisagem ou de um ambiente. É o elo de ligação que integra os outros sentidos, permite associar som e imagem, imitar um gesto ou comportamento e exercer uma atividade exploratória circunscrita a um espaço delimitado.

5 As atividades realizadas devem proporcionar prazer e motivação ao aluno, por que leva ao desenvolvimento da iniciativa e da autonomia, que são os objetivos primordiais da estimulação visual.

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7 A utilização de recursos ópticos e não-ópticos
envolve o trabalho de pedagogia, de psicologia, de orientação e mobilidade e outros que se fizerem necessários. Entre eles, destacamos: Necessidades específicas; Diferenças individuais; Faixa etária; Preferências e interesses. Habilidades que vão determinar as modalidades de adaptações e as atividades mais adequadas.

8 Atendimento Educacional Especializado voltado para a deficiência visual
Avaliação funcional da visão; Escrita cursiva, grafia do nome e assinatura em tinta para pessoas cegas; Tecnologia Assistiva: comunicação alternativa, informática acessível, materiais pedagógicos adaptados e mobiliário acessível.

9 Orientação e mobilidade;

10 Adaptação de livros didáticos e de literatura para pessoas cegas;

11 Sintetizadores de voz;

12 Lupas eletrônicas, magnificadores de tela para baixa visão;

13 Recursos tecnológicos e informática aplicada à deficiência visual;

14 Teclado de computador adaptado ao sistema Braille
Informática aplicada à produção braille; Teclado de computador adaptado ao sistema Braille

15 Recursos ópticos: Telescópios;

16 Recursos ópticos: Lupas;

17 Óculos prismático, não primático e auxílio de tampão;

18 Máquina de escrever no sistema Braille
Sistema Braille na máquina de escrever

19 Revisão do texto transcrito para o Braille
Professor especializado para Atendimento à Deficiência Visual – Revisor Braille Revisão do texto transcrito para o Braille

20 Recomendações úteis: •Sentar o aluno a uma distância de aproximadamente um metro do quadro negro na parte central da sala. • Colocar a carteira em local onde não haja reflexo de iluminação no quadro negro. • Posicionar a carteira de maneira que o aluno não escreva na própria sombra.

21 • Observar a qualidade e nitidez do material utilizado pelo aluno: letras, números, traços, figuras, margens, desenhos com bom contraste figura/fundo. • Observar o espaçamento adequado entre letras, palavras e linhas. • Explicar, com palavras, as tarefas a serem realizadas. • Evitar a fragilização ou a superproteção e combater atitudes discriminatórias.

22 Celular Adaptado ao sistema Braille


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