A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,"— Transcrição da apresentação:

1 RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série, Educação Infantil e em 2006 foi implantado o Ensino Fundamental de nove anos. O Laboratório de Informática possui 06 computadores e participam deste curso uma Professora e uma Orientadora Educacional. Os alunos envolvidos nas atividades desenvolvidas no LI somam um total de 10 alunos com necessidades especiais diferenciadas: DM, DA, TDAH, dificuldade na aprendizagem e portador de deficiência física.

2 o trabalho foi feito com alunos na faixa etária de 09 a 15 anos, com necessidades especiais diferentes: Dificuldades na aprendizagem, DM leve e portador de deficiência física, DM leve, DA e TDAH. A escolaridades dele varia entre o 2º ano até a 4ª série do Ensino Fundamental, sendo que dentre eles, alguns não estão alfabetizados e outros repetiram várias vezes a 1ª série. Observando-os no dia-a-dia da escola, notei vários tipos de dificuldades: Relacionamento com colegas, irritação, violência, nervosismo, desconfiança, timidez e carência afetiva.

3 Esta experiência tem por objetivo obter maior conhecimento sobre o potencial do aluno PNEEs, o desenvolvimento de sua criatividade, motivação e interação, favorecendo sua aprendizagem individual e coletiva. através de atividades como: * Exploração e manuseio da máquina * Criação de s *Uso de softwares educacionais No início, ficaram um tanto tímidos e receosos, demonstrando suas dificuldades em manusear o mouse, em entender alguns comandos, sinais de nervosismo e cansaço, mas aos poucos foram se envolvendo e passaram a demonstrar sinais de admiração e interesse. Jogaram, digitaram seus nomes e algumas palavras, criaram seus s, O aluno DA, dava impressão que entendia tudo de computador, pois executava as atividades na maioria das vezes com ótima perfeição. Exploraram diversos comandos no programa tuxpaint, acessaram os sites: Papacaio e Canalkids e brincaram com os diferentes jogos ali existentes que e eles mesmos escolheram. Através dessas atividades, observei que nossos alunos têm muito potencial, apesar de suas limitações, e o lado emocional e afetivo foi bastante estimulado, levando a um bom desempenho das atividades.

4 O aluno DM leve e portador de deficiência física,estuda na 2ª série e possui muita dificuldade, no qual é sempre atendido e estimulado pela professora que não mede esforço para ajudá-lo. O aluno com TDAH, toma medicamentos fortes e muitas vezes demonstra mudança de comportamento, ora calmo, nervoso ou desconfiado, com os alunos com dificuldade na aprendizagem, com um foi fácil de trabalhar, pois o mesmo tinha iniciativa própria demonstrando ter um pouco de conhecimento da máquina, já com o outro tive que auxiliá-lo, pois não conseguiu sozinho e não estava alfabetizado, o aluno com DA, repetiu três vezes a 1ª série, não ouve nada, não usa aparelho e nos comunicamos apenas por sinais, é muito temperamental, ficou bastante concentrado e bastante empolgado com os jogos. Houve muita dificuldade na criação de s, quanto a leitura, construção de textos, as quais foram sanadas com minha intervenção, assim, os alunos conseguiram criar e enviar s, se superando e fazendo novas amizades. Todos têm suas dificuldades, suas limitações, e apesar de receosos, demonstraram muito interesse e satisfação quando da aplicação do projeto. A avaliação deu-se através da participação, do desempenho na execução das atividades, dos questionamentos feito pelos alunos, do comportamento frente as dificuldades e de sua interação com os demais colegas.

5 Acredito que frente aos recursos que a tecnologia oferece, seu uso será bastante rica e motivadora para promover o desenvolvimento dos alunos e desta forma promover a construção do seu conhecimento. O professor deve estar sempre atento ao que o aluno faz, inovando, adequando, interagindo e usando estratégias que vise a construção do conhecimento de forma coletiva e adequada a cada tipo de aluno, obtendo assim, resultados produtivos, necessários para a aprendizagem e para aumento de sua auto-estima. As atividades realizadas foram bastante pertinentes, o uso do laboratório de informática através do computador, é hoje um meio que oferece inúmeras possibilidades de ensino e de aprendizagem. Sua utilização auxilia na aquisição de conhecimentos pelo aspecto lúdico oferecido. Os professores devem desenvolver uma proposta pedagógica, utilizando o computador como recurso pedagógico e tendo coerência quanto a escolha de programas e softwares existentes, criando situações e permitindo que as ações dos alunos recriem essas situações, para que sejam capazes de construir conhecimentos. É através do envolvimento de todos e de um plano de ação pedagógica, onde haja a integração de família/escola/comunidade, é que realmente conseguiremos resultado positivos e significativos no processo de aquisição e construção do conhecimento, proporcionando condições cognitivas para o desenvolvimento de uma maior autonomia do aluno e sua inserção na sociedade moderna.


Carregar ppt "RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google