A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RELATO DE EXPERIÊNCIAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RELATO DE EXPERIÊNCIAS"— Transcrição da apresentação:

1 RELATO DE EXPERIÊNCIAS
DO GRUPO MACAPÁ

2 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
APRESENTAÇÃO INSTITUIÇÃO LABORATÓRIO PÚBLICO ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

3 ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR LAURO DE CARVALHO CHAVES
Escola Pública Estadual localizada em Macapá-AP no Bairro do Muca.Atende alunos de Classes Especiais nos três turnos. voltar

4 O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DO ENSINO ESPECIAL -LIENSP
O Laboratório de Informática do Ensino Especial tem por finalidade oferecer suporte tecnológico ao ensino aprendizado dos alunos de Classe Especial. voltar

5 PÚBLICO ATENDIDO NO LABORATÓRIO
Alunos das Classes Especiais da escola e professores, pais de alunos e demais interessados em colaborar com a educação de jovens portadores de necessidades especiais. voltar

6 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
Orientação dada pelos professores aos alunos sobre o uso do computador e seus componentes. Pesquisas para realizar atividades. Interatividade do aluno com a tecnologia. Utilização de softwares educacionais para auxiliar o desenvolvimento educacional dos alunos. voltar

7 “Pesquisando personagens folclóricos na internet”.
Relatos da Atividade de Geografia: “Pesquisando personagens folclóricos na internet”. Aluno: Ricardo Pinheiro da Silva (Deficiência Física), 1ª série do E.F, dificuldade de aprendizagem, facilidade de relacionamento com colegas e professores de classe, disposição para realizar atividades no computador .

8 Objetivos propostos na atividade:
Disponibilizar o uso do Laboratório de Informática para os alunos de Classe Especial Orientar o aluno sobre os sites de pesquisas para encontrar as figuras folclóricas. Utilizar ferramentas disponíveis no editor de texto para salvar e arquivar as figuras pesquisadas. Desenvolver uma prática pedagógica construtiva de aprendizagem.

9 PROCEDIMENTOS: Diante da atividade proposta para o aluno desenvolver seus conhecimentos formais na disciplina, foi verificado pelo professor o desinteresse por ele em realizá-la, sendo assim, a sugestão de pesquisá-la na Internet como forma de incentivar o aluno foi colocada em prática , durante a realização da atividade observou-se a diferença de comportamento dele, para melhor, já que o recurso oferecido para que se cumprisse a tarefa aguçou sua curiosidade e animou-o. Problemas surgiram durante a realização das tarefas com relação ao uso de ferramentas, mas foram superadas pela força de vontade e determinação do aluno e do professor mediador.

10 AVALIAÇÃO Avaliando a atividade desenvolvida pelo aluno dentro de suas possibilidades físicas, e da proposta utilizada pelo professor mediador, concluiu-se que é importante utilizar os recursos tecnológicos do laboratório para auxiliar os alunos de classe especiais nas suas tarefas escolares, com o propósito de motivá-los pedagogicamente de forma colaborativa no âmbito do processo ensino-aprendizagem. O aluno comportou-se muito bem e demonstrou bastante interesse pelo assunto no laboratório, enfim, é muito vasto e rico a prática escolar utilizando como auxílio os recursos pedagógicos da informática.

11 CONCLUSÃO Os objetivos propostos pelo professor foram atingidos de forma sgnificativa e dentro do esperado, já que o aluno reagiu bem a finalidade da atividade. A alteração que pode e deve ser feita, é quanto a estratégia e ao incentivo das atividades propostas em classe, para que o aluno procure desenvolvê-las mesmo sem o recurso do computador.

12 Reflexões sobre a atividade:
As atividades são viáveis e trazem mudanças para os alunos e também para os professores no laboratório, uma vez que todos se empenham para realizá-las. A equipe está se preparando e buscando cada vez mais conhecimentos dentro do campo da informática para melhorar a qualidade do ensino no laboratório. Os professores sentiram-se muitos satisfeitos em realizar as atividades propostas, pois para eles interagir com alunos e computador é descobrir novas formas de educar e reformular conceitos quanto à utrilização de tecnologias nas atividades com os alunos.

13 Conclusões sobre as reflexões de atividades:
É possível sim, construir construir um Plano de Ação Pedagógica para o Laboratório de Informática da Instituição, dentro das possibilidades e dos recursos disponíveis para implementá-los, pois dessa forma os benefícios que ele trará para os alunos se bem planejados muito significativos e serão executados na sua totalidade, sem prejuízo algum quanto a sua realização tanto para a instituição quanto para os alunos. Toda ação pedagógica para ser implantada na escola tem que envolver todos os profissionais da educação que nela atuam, e é fundamental que os professores da instituição participem para que o propósito a ser atingido por ela se realize. E o planejamento da ação deve acima de tudo envolver os professores, sendo este o primeiro passo para que objetivo proposto alcance o sucesso esperado.


Carregar ppt "RELATO DE EXPERIÊNCIAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google