A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas"— Transcrição da apresentação:

1 Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Visão Geral Áreas de Aprendizagem Multidisciplinar: História, Português e Matemática. Níveis O projeto foi desenvolvido em uma escola pública localizada em uma pequena cidade chamada Serra Azul, no Estado de São Paulo, Brasil; Projeto de iniciativa da professora de história com envolvimento da gestora da Escola E.E. Francisco Ferreira de Freitas, dos professores e de todos os 650 alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas Documentos

2 Visão Geral Objetivos Descrição Os objetivos do projeto foram:
Promover a integração e utilização das ferramentas tecnológicas no processo eleitoral do Grêmio Estudantil da escola visando à formação de alunos líderes e participativos. Criar oportunidades para os alunos serem incluídos digitalmente, desenvolvendo competências que possibilitem o exercício crítico da cidadania. Objetivos Descrição A inserção da tecnologia no processo eleitoral fez com que as eleições ficassem mais atrativas e dinâmicas, despertando, com isso, o interesse, a motivação e a participação de todos os alunos do ensino fundamental II e ensino médio.

3 Estudantes usam o sistema de votação eletrônico.

4 Estudantes utilizando a urna de papel para votar antes do projeto.

5 Visão Geral Descrição O projeto foi inovador porque:
A tecnologia foi utilizada como ferramenta de aprendizagem por professores de diferentes disciplinas em todas as etapas do projeto, desde a organização do processo eleitoral da escola, até a conclusão da eleição; Os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver habilidades tecnológicas e competências como leitura, escrita e raciocínio lógico; Os resultados do projeto garantiram a reativação do uso do laboratório de informática e a inserção do projeto na proposta política pedagógica da escola, garantindo assim, sua continuidade.

6 Visão Geral Softwares Palavras-Chaves Autores
Microsoft Office (Word, Excel, PowerPoint e Paint Brush) e Internet Explorer Softwares Cidadania, autonomia, parceria, inclusão digital e formação de lideranças. Palavras-Chaves Autores Patrícia M. E. Manso, professora de história. José Donizete Manso, professor de informática.

7 Gerenciamento e Planejamento dos Professores
Realizações e Planejamento Reunião com diretor da escola para apoio e parceria no desenvolvimento do projeto; Trabalho em parceria com 10 professores, cabendo destacar a parceria para trabalho multidisciplinar com os professores de história, português e matemática para desenvolvimento do projeto de forma integrada; Debate com todos os alunos do ensino fundamental II e ensino médio sobre a importância e a atuação do Grêmio Estudantil e do voto consciente; Criação de uma comunidade virtual para divulgação do Grêmio, inscrição dos partidos e participação dos alunos nas enquetes.

8 Gerenciamento e Planejamento dos Professores
Realizações e Planejamento Formação dos partidos com alunos de diferentes séries, turmas e turnos. Elaboração e apresentação pelos líderes dos partidos das propostas de campanha junto aos demais alunos da escola. Pesquisa boca de urna realizada por alunos do 3º ano do Ensino Médio. Análise, elaboração de gráficos, textos e artigos para divulgação dos resultados da pesquisa. Votação eletrônica utilizando os programas Excel e PowerPoint. Apresentação final dos resultados da eleição utilizando o PowerPoint.

9 Recursos dos Professores
Participação no Projeto Exemplos do envolvimento de várias áreas curriculares no projeto: A professora de história promoveu debates em sala de aula para discussão sobre a história do movimento estudantil, o conceito de cidadania, o papel e a importância da atuação do Grêmio; O professor de português, utilizando o Word, desenvolveu atividades de leitura e escrita para criação dos discursos, artigos de opinião e material de campanha elaborados pelos alunos. Foi responsável também por toda revisão e acompanhamento das produções; O professor de matemática orientou os alunos na pesquisa de boca de urna, no desenvolvimento da tabulação, interpretação, análise e divulgação dos dados, com elaboração de gráficos no Excel; O estagiário do laboratório de informática orientou os alunos no desenvolvimento das atividades realizadas nos computadores. Criou e desenvolveu um aplicativo para realização das eleições digitais utilizando, para isso, o Excel e o PowerPoint.

10 Debates nas aulas de história.

11 Comunidade virtual do Grêmio Estudantil para publicidade e discussão do processo eleitoral.

12 Estudantes fazem pôsteres para a campanha.

13 Estudantes em campanha na sala de aula.

14 O professor de matemática orienta os alunos na publicação dos resultados.

15 Resultados de pesquisa: gráficos, relatórios, cálculos e estatísticas.

16 Gráfico feito por estudantes com os resultados finais da votação.

17 Recursos dos Professores
Recursos Desenvolvidos Os alunos aprenderam muito e interagiram no processo de aprendizagem, pois eles estavam envolvidos em todas as fases do projeto como principais atores, como protagonistas no processo; Os estudantes desenvolveram importantes competências básicas nas áreas de leitura, escrita, comunicação, raciocínio lógico e acesso à informação e organização, bem como competências tecnológicas na utilização dos programas Word, Excel e PowerPoint; Outro interessante resultado administrativo e talvez político deste projeto foi a reabertura do Laboratório de Informática da escola e a inserção do projeto no plano político e pedagógico agenda escolar. Recursos de classe 1 Câmera digital; 3 computadores; 1 impressora

18 O laboratório de informática começa a ser usado para outras atividades educacionais.

19 Avaliação e Normas Avaliações Realizadas Mapeando os Padrões
Os parâmetros utilizados para avaliar os alunos foram: envolvimento, a participação ativa, a qualidade dos produtos criados e habilidades desenvolvidas. Os alunos atingiram os objetivos determinados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) da educação brasileira como: cidadania, participação social, integração comunidade-escola, leitura e escrita e resolução de problemas. Mapeando os Padrões Documentos

20 Informações Gerais: Escola e Professores
Dados Escola / Educadores Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas localizada na pequena cidade de Serra Azul em São Paulo, com aproximadamente habitantes; Essa é a única escola de Serra Azul que oferece Ensino Fundamental II e Ensino Médio; A maioria das famílias dos alunos trabalha na plantação de cana-de-açúcar; Número de professores: 36; Número de funcionários: 17 (Incluindo 1 Diretor, 1 Vice-Diretor e 1 Coordenador); Número de alunos: 650 alunos em toda a escola.


Carregar ppt "Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google