A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Atingindo a Capacitação em Informática através da Grade Curricular

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Atingindo a Capacitação em Informática através da Grade Curricular"— Transcrição da apresentação:

1 Atingindo a Capacitação em Informática através da Grade Curricular
Jeff Skelton Professor de Informática Escola Secundária de Hedrick Lewisville, Texas Jeff: Sejam bem-vindos e obrigado por terem vindo. Meu nome é Jeff Skelton e estarei falando como estamos atingindo a capacitação em informática através da grade curricular na Escola Secundária de Hedrick, em Lewisville, Texas.   Lewisville é uma das dez comunidades do Distrito Escolar Independente de Lewisville, situado ao norte de Dallas/Fort Worth. Este é o 20o maior distrito escolar do Estado do Texas. A Escola Secundária de Hedrick é um dos dez ginásios do Distrito é serve a mais de 850 estudantes das sexta, sétima e oitava séries. Este é o terceiro ano que integramos os objetivos da matéria Introdução à Informática junto com a grade curricular, e como resultado estamos continuamente revisando nosso programa à medida que progredimos. Mas, em geral, acreditamos que nosso programa tem tido um enorme sucesso e estou feliz em poder compartilhá-lo com vocês.

2 Histórico da Introdução à Informática na Escola Secundária de Hedrick
Antes de : Introdução à informática é ensinada aos alunos da 8a série durante 18 semanas por estudante : Computação básica é ensinada a todos os alunos da escola durante 10 semanas por estudante 1998-ao Presente: -- Introdução básica para os alunos da sexta série durante ±10 semanas integrando arte da linguagem e habilidades em matemática -- Projetos da grade curricular da 7a série durante ± 10 semanas -- Projetos da grade curricular da 8a série durante ± 10 semanas -- Semanas restantes utilizadas em aulas de arte, outros projetos Jeff: Antes de lhes falar como fazemos para integrar a informática à grade curricular, gostaria de fazer um pequeno histórico do ensino de informática na Escola Hedrick. Antes do ano letivo 1997/98, ensinava-se informática aos alunos da 8a Série durante 18 semanas por estudante. Durante o ano letivo 1997/98 foi mudado o programa e dada computação básica a todos os estudantes da 6a, 7a e 8a séries, durante 10 semanas por estudante. Durante o ano letivo 1998/99 continuamos com as mesmas 10 semanas de computação básica para os alunos da sexta série. A matéria foi integrada através do curso de linguagem e matemática. Nas 7a e 8a séries, os alunos continuaram a desenvolver suas habilidades em computação através de diversos projetos. O período de aula foi de 10 semanas para cada uma das séries. Estes projetos integravam a capacitação em informática com os objetivos da grade curricular. Este ano (1999/2000), continuamos a desenvolver nosso currículo em informática, e incluímos o ensino de habilidades de pesquisa às sexta, sétima e oitava séries. Nossa bibliotecária, D’Anne Mosby, e eu desenvolvemos uma Unidade com ferramentas para realizar pesquisas em bibliotecas e a Internet. Depois de aprenderem como fazer pesquisas, os nossos alunos aplicarão essa nova aptidão em qualquer uma das aulas das quais participam que precisem de pesquisas. Seguindo este ano de transição, ensinaremos a Unidade sobre pesquisa somente aos alunos da sexta série. As demais séries continuarão a usar e melhorarão sua capacitação em informática através de projetos da grade curricular.

3 Análise Lógica Os computadores são somente uma das muitas ferramentas utilizadas para alcançar um objetivo – APRENDER. O Departamento de Educação do Texas (DET) recomenda que se passe da oitava para a sexta série a iniciação em informática As matérias da grade curricular têm objetivos tecnológicos que se ajustam às recomendações do DET. A capacitação e experiência dos estudantes em computação aumentam através da integração Jeff: Qual a razão de integrarmos as aulas de informática com a grade curricular? As razões são muitas… Em primeiro lugar, o computador é somente uma das muitas ferramentas usadas para atingir o objetivo principal, que é obviamente aprender. Em segundo lugar, o Departamento de Educação do Texas recomenda que as aulas de informática se estendam da sexta à oitava série. Para nós professores, considerando que cada programa curricular tem objetivos tecnológicos e que os mesmos se encaixam bem em nossos próprios objetivos, parecia natural tentar integrá-los. Finalmente, as habilidades e experiência em computação dos estudantes aumentam através da integração, à medida que passam mais tempo em atividades relacionadas com a computação e que podem ser aplicadas diretamente aos trabalhos da classe.

4 Cronograma – Plano de Integração da Escola
Rascunho do programa é preparado pelo professor de introdução à informática no começo do ano letivo O professor atualiza o cronograma de acordo com os dados fornecidos pelos professores das outras matérias T-Menos Duas Semanas: O professor de informática começa o planejamento T-Menos Uma Semana: O professor de informática recomenda como completar o projeto e quais os aplicativos a serem utilizados (I.e.: Microsoft Excel, Word) O professor de informática cria os materiais necessários para o laboratório de computação Jeff: A forma em que funciona nosso plano de integração é que os professores das diferentes matérias, tais como linguagem, matemática, história e ciências, trazem o estudante até o laboratório de computação. O professor de informática então trabalha em equipe com os professores para atingir as metas da matéria e de informática numa mesma aula. Falaremos mais sobre isso daqui a pouco. Antes, porém, vamos falar do cronograma necessário para que isso aconteça. Em geral, concluímos que o seguinte cronograma funciona bem para todos nós. No começo do ano letivo, eu desenvolvo um rascunho de programa  para o ano letivo com ajuda dos professores das diversas séries. Durante todo o ano, aproximadamente duas semanas antes do início de cada projeto, eu começo o planejamento, discutindo com o professor da matéria o que eles vão ensinar na sala de aula e qual o produto final que eles querem que o seu aluno produza. Os projetos da sexta série são mais estruturados e menos flexíveis que os projetos da sétima e oitava séries. Uma semana antes do começo de cada projeto, faço recomendações de como completar o projeto e quais os aplicativos de software a serem usados para completá-lo, tais como o  Internet Explorer, Microsoft Word, Excel, ou PowerPoint. Finalmente, uma vez todos estejam de acordo com o projeto, eu crio os materiais necessários para o laboratório de computação e para as lições.

5 Programa de Informática para a Sexta Série - 1999-2000
Unidade I: Introdução a Informática 5 períodos de aula de uma hora Unidade II: Aprendendo Habilidades Básicas de Processamento de Texto (Word) através das aulas de Linguagem Unidade III: Capacitação no uso de Bibliotecas e Recursos de Pesquisa na Internet (Internet Explorer) ± 15 períodos de aula de uma hora Unidade IV: Uso de Planilhas (Excel) ± 5 períodos de aula de uma hora Unidade V: Prática em Apresentações (PowerPoint) Unidade VI: Projeto Final Jeff: Este é em geral o cronograma. Agora permitam-me explicar mais detalhadamente como estamos implementando o programa neste ano. Em 1999/2000 mudamos as aulas de 1:30 para 1 hora. Isto complicou as coisas bastante e reduziu o total disponível de aulas no laboratório de computação. Nos dois anos anteriores, nossas aulas duravam 1 hora e meia. Durante esse período, eu podia trazer dois grupos de estudantes ao laboratório durante 45 minutos cada. Infelizmente, o programa deste ano torna isso impossível, de forma que as unidades demoram quase o dobro de tempo para serem completadas. A cada ano letivo temos novos desafios para superar. No primeiro semestre, estaremos ensinando aos alunos da sexta série, três unidades diferentes em informática através das aulas de Linguagem. Começamos com uma visão geral sobre a computação, redes, e uma introdução à página da escola na Internet usando o Microsoft Internet Explorer. Depois trabalhamos numa unidade de processamento de texto usando o Microsoft Word. Esta Unidade ensina habilidades básicas em processamento de textos como edição, realce e mudanças na formatação de textos, alinhamento, espaçamento de linhas, cabeçalhos e rodapés, e tabulação e tabelas. Tudo isso é feito dentro do contexto de tarefas da arte da linguagem comum, tais como a identificação de partes gramaticais, revisão ortográfica e digitando uma série de palavras para correção ortográfica. Os alunos também aprendem a usar múltiplos aplicativos ao mesmo tempo já que as instruções sobre o processamento de textos são acessadas através da página de Internet da escola. Os estudantes alternam-se entre o Internet Explorer e o Word usando a barra de tarefas do Microsoft Windows 98. A terceira unidade ensina pesquisa de habilidades relacionadas usando ferramentas de pesquisa de biblioteca e da Internet. Quando completa-se esta unidade, os estudantes usam a pesquisa para criarem relatórios ou apresentações de acordo com o desejo do professor. No segundo semestre, os alunos da sexta série voltarão com seus professores de matemática. Eles completarão uma Unidade onde preencherão uma planilha usando o Microsoft Excel. A seguir, farão a Unidade seguinte, que consta de uma apresentação e serão ensinados a usar o PowerPoint para tal finalidade. Como projeto final, os estudantes utilizarão suas novas habilidades en planilhas e apresentações para realizar um projeto de grupo que preencha as necessidades do currículo de Matemáticas. .

6 Unidades da 7a Série Unidade I: Boas-vindas e Revisão Inicial 2 períodos de aula de uma hora Unidade II: Prática de Pesquisa de Bibliotecas e Internet ± 15 períodos de aula de uma hora Unidade III+: Vários projetos a serem determinados ± 10 períodos de aula de uma hora Jeff: Até o momento, a sétima série completou a Unidade de “Boas Vindas” e Revisão Inicial, assim como a Unidade de “Prática de Pesquisa de Bibliotecas e Internet. Voltarão no segundo semestre para outras quatro semanas de projetos. Estes projetos estarão baseados nas necessidades da grade curricular para a série e serão desenvolvidos à medida das necessidades.

7 1999-2000 Unidades da 8a Série Unidade I: Mesma da 7a Série
Unidade II: Projeto a ser determinado ± 5 períodos de aula de uma hora Unidade III: Matemática – Projeto Baseball Unidade IV: Prática na Pesquisa de Bibliotecas e Internet ± 18 períodos de aula de uma hora A 8a Série completará as Unidades de Boas Vindas e a Revisão Inicial, e fará a Unidade sobre o Projeto de Matemática um mês antes do final do primeiro semestre. Estaremos preparando os materiais necessários ao projeto nas próximas semanas. Depois voltarão duas vezes mais no segundo semestre. A primeira vez será na metade do primeiro trimestre para completar o pequeno projeto sobre baseball com base nos conhecimentos de Matemática. No segundo trimestre e até o final do ano letivo, os alunos voltarão para completar a Unidade sobre Capacitação em Pesquisas de Biblioteca e Internet que fazem parte integral do curso de Linguagem.

8 Exemplos de Projetos da 7a Série
Banco de dados sobre a História do Texas com perguntas e respostas usando o Microsoft Excel ou Access para construir e desenvolver o banco de dados Catálogo de “Sonhos de Consumo” usando funções e fórmulas do Microsoft Excel para calcular o percentual, desconto em dólares, impostos, e custo total para preços por atacado e no varejo Usar o Microsoft PowerPoint para criar um Catálogo Ilustrado de “Sonhos de Consumo” Jeff: Na 7a e 8a séries, incrementamos o curso de informática através de projetos baseados na grade curricular. Por exemplo, o ano passado, os professores de História da 7a série queriam usar o laboratório de computação mas não sabiam exatamente como. Como estávamos no começo do ano, decidimos criar um banco de dados com perguntas e respostas sobre a História do Texas, como introdução à História do Texas. Os professores desenvolvemos uma abordagem do tipo dividir e conquistar para desenvolver uma lista de perguntas tiradas de um almanaque em CD-ROM, a Internet e mapas. Os alunos estão pesquisaram as perguntas e criaram uma base de dados sobre as mesmas, as respostas e as fontes. Depois fizemos um jogo de perguntas e respostas onde os estudantes consultavam a base de dados para localizar a resposta às perguntas feitas. Tanto o Microsoft Excel como o Access podem ser usados para construir e consultar uma base de dados.  Em outro exemplo, os professores de matemática da 7a série usaram planilhas para diversos projetos. Num deles, eles criaram diversos quadros de dados, transformando-os depois em gráficos em formato de em linha, barras ou pizza. Num projeto sobre “Sonhos de Consumo” os estudantes criaram uma planilha à mão durante a aula de Matemática. Eles calcularam à mão a percentagem, desconto em dólares, impostos e custo total para os diversos itens em sua lista de “sonhos de consumo”. Depois vieram ao laboratório de computação e criaram uma planilha usando as mesmas funções e fórmulas que usaram manualmente. Ao terminarem a planilha no computador, os estudantes compararam os resultados do computador com os manuais, reforçando a eficácia das planilhas eletrônicas e a necessidade de entender a matemática por detrás das fórmulas e funções. Na segunda parte do projeto, os estudantes usaram o PowerPoint para criar um catálogo ilustrado de seus “sonhos de consumo” com o nome e logotipo do fabricante, fotografia do artigo, preço unitário, porcentagem de descontos, preço de venda, número do artigo no catálogo (por exemplo, #1002A), cores e/ou tamanhos disponíveis. A coordenação entre os vários aplicativos do Microsoft Office torna estes projetos mais fáceis e mais eficazes.

9 Exemplo para Estudantes: Democracia ou Ditadura?
De acordo com o gráfico à esquerda, a maioria das pessoas prefere a democracia Um governo democrático dá às pessoas do país mais poder de decisão sobre suas vidas. Isso faz com que os seres humanos desfrutem melhor da vida e estejam mais dispostos a cooperar com o Governo. Jeff: Aqui pode ser visto um slide em PowerPoint de um projeto da 8a Série feito por três de nossos estudantes para a aula de Linguagem e apresentado no laboratório de computação. Eles tinham aprendido os elementos básicos da informática na 6a Série e tinham se tornado peritos no Microsoft Office durante a 8a Série. Eles criaram a apresentação em PowerPoint sem ajuda, e me perguntaram se podiam usar o sistema audiovisual do meu laboratório para apresentá-lo. Quando você oferece à garotada uma ferramenta e eles a utilizam desta maneira, isto é o que torna o ensino tão especial para mim e é outro dos motivos pelos quais considero que a integração é a melhor forma de se trabalhar hoje em dia. Outras idéias de projetos com a 8a Série incluem um que incorpora História e processamento de texto. Os professores de História da 8a Série queriam que os estudantes criassem um folheto dobrada com ofertas de excursões à época colonial. Vi nisso uma oportunidade de utilizar o Microsoft Word para lhes ensinar como fazer documentos com múltiplas colunas, mudando a orientação da impressão. Os alunos criaram um folheto em três colunas onde incluíram clip arts e outros desenhos feitos por eles mesmos. Em outro exemplo,  os professores de matemática da 8a Série trouxeram seus alunos ao laboratório de computação para completar o Projeto sobre a Liga de Baseball da Primeira Divisão, mencionada no slide no 7. Este foi nossa primeira tentativa com instruções baseadas em dados da Internet e o projeto influenciou a organização e estratégias de ensino usadas em 1999/2000.

10 Pressupostos para o Laboratório de Computação
Suficientes equipamentos para acomodar a turma com maior número de alunos Acesso a computadores com softwares atuais, como o Microsoft Windows 98, Microsoft Office 2000 e Internet Explorer 5.0 Escalação para permitir a maximização do tempo de uso do computador Jeff: Nosso programa para integrarmos as aulas de informática à grade curricular tem funcionado bem em nossa escola. Para implementar um plano similar em sua escola, dever-se-á ter em mente o seguinte: Primeiro, precisa-se de laboratórios equipados para acomodar a turma com maior número de alunos. Em segundo lugar, queríamos ter certeza que nossos estudantes tivessem acesso aos mais modernos sistemas operacionais e aplicativos para processamento de textos, planilhas, apresentações, banco de dados e navegadores de Internet, usados comumente em escritórios e residências. O Windows, família de produtos Office e o Internet Explorer se encaixam perfeitamente dentro desses requisitos. Finalmente, consideramos como programar o horário de uso do laboratório para maximizar o tempo usado pelo estudante no computador.

11 Diretrizes para a Aplicação de Tecnologia
Fundamentos: Os estudantes tomam decisões conscientes sobre a tecnologia e suas aplicações. Aquisição de Informações: Os estudantes usam tecnologia para acessar, analisar e avaliar a informação adquirida Resolvendo Problemas: Os estudantes optam pela tecnologia adequada à tarefa, sintetizam o conhecimento, criam uma solução e avaliam os resultados Comunicação: Os estudantes formatam dados digitais para uma comunicação efetiva; distribuem o produto eletronicamente em uma variedade de meios; e usam aplicativos tecnológicos para facilitar a avaliação da comunicação Jeff: Quando escrevi por primeira vez o plano de ensino para o curso de Informática na Escola de Hedrick, usei as diretrizes curriculares obtidas na Secretaria Administrativa do Distrito. Inicialmente, o plano de aula estava baseado em minha experiência pessoal no mundo empresarial (durante 7 anos fui analista de sistemas de impressão da Xerox) e nessas diretrizes. É óbvio que o plano de aula evoluiu daí em diante e se beneficiou das diretrizes para Aplicativos Tecnológicos do Departamento de Educação do Estado do Texas. Este é um programa completo de 12 tópicos que aborda o ensino e aprendizagem de habilidades tecnológicas e o uso de computadores e outras ferramentas eletrônicas relacionadas. De acordo com as diretrizes, no final da 8a Série, os alunos deverão estar “alfabetizados” em informática, e deverão saber e serem capazes de demonstrar seus conhecimentos e habilidades em quatro aspectos. Estes quatro pontos incluem: · Fundamentos, onde o estudantes aprendem a tomar decisões conscientes sobre tecnologias e suas aplicações; ·  Aquisição de Informações, que inclui o uso de tecnologia para acessar, analisar e avaliar a informação adquirida; · Trabalhar na Solução de Problemas, o que requer que os estudantes escolham a tecnologia mais adequada à tarefa, sintetizem os conhecimentos, criem uma solução e avaliem o resultado; e Comunicações onde os estudantes aprendem a transmitir informações a platéias, usando uma variedade de tecnologias, analisando e avaliando os diferentes formatos e diversos resultados.

12 Benefícios da Integração da Informática com a Grade Curricular
30 ou mais semanas de tempo no laboratório de computação com o novo plano contra 18 semanas do programa anterior Os professores das outras matérias também aprendem (desenvolvimento profissional passivo) Melhor aproveitamento da aprendizagem das outras matérias Aumentam a capacitação no uso do computador Jeff: Acredito que nossa nova estrutura tem inúmeras vantagens. Em primeiro lugar, os estudantes se beneficiam ao terem mais de 30 semanas de tempo no laboratório sob o novo programa, em comparação com as 18 semanas que tinham antes. Em segundo lugar, os professores das diferentes matérias também aprendem. Eu chamo isso de “desenvolvimento profissional passivo”. Isto é porque os professores aprendem os aplicativos enquanto atuam dando ajuda no laboratório. As lições que eu crio são planejadas para serem auto-dirigidas. Se um estudante precisa de ajuda, o professor está aí para redirecioná-lo e responder perguntas baseadas nas instruções dadas. Eu atuo como apoio de segundo nível, respondendo a perguntas que os professores não sabem responder. Quando a lição é completada, os professores a completaram junto com seus alunos. Os professores acabam sabendo mais e tendo mais habilidades sem nenhum investimento adicional em tempo ou dinheiro para treinamento. Este é o motivo que chamo-o de “desenvolvimento profissional passivo”. Finalmente, ao oferecer aos estudantes diferentes oportunidades de aprendizagem, podemos melhorar a qualidade do ensino das matérias da grade curricular assim como melhorar as habilidades em informática. Como todas as ferramentas que usamos, quanto mais praticamos, melhores ficamos. Meu objetivo principal é maximizar o tempo dedicado à computação para todos os alunos da Escola Secundária de Hedrick.

13 Chaves para o Sucesso Consenso e apoio do corpo administrativo e pedagógico Boas instalações Tempo (períodos de aula e extensão do planejamento) Cooperação = Incremento na aprendizagem ao mesmo tempo em que se desenvolve a capacitação em informática Jeff: Muitas pessoas me perguntam qual é a chave para o sucesso da capacitação em computação integrada à grade curricular. Talvez seja obtermos apoio ao programa, tanto do corpo administrativo quanto dos professores, desde o começo. Depois, precisam-se boas instalações. Na Escola Hedrick temos sorte em ter três laboratórios de computação que acomodam estudantes cada. Meus dois laboratórios estão conectados e estão dedicados aos projetos mais amplos e aos alunos mais avançados. O terceiro laboratório está disponível para aqueles professores que assim o solicitarem para um ou mais dias cada vez. Também ajudo esses professores programando lições ou materiais para serem usados quando trazem os estudantes ao terceiro laboratório. Nosso assistente de tecnologia do campus, Pat Hardee, atua como ajudante de segundo nível dos professores e estudantes desse terceiro laboratório. Ao montar o horário dos laboratórios, dever-se-á distribuir proporcionalmente o tempo entre a utilização propriamente dita dos computadores e o planejamento. Finalmente, o professor de informática e os demais professores devem colaborar uns com os outros em base permanente. Acredito que isto leva a um melhoramento do nível de aprendizagem dos alunos das matérias contidas na grade curricular, ao mesmo tempo em que aperfeiçoam suas habilidades em informática, necessárias para sobreviver nesta era da informação. Acredito que a integração foi bem sucedida em nossa escola porque tenho o apoio e a participação do corpo administrativo e dos professores com os quais trabalho. Acredito que os professores vêem o valor da capacitação em informática tanto de seus alunos como deles mesmos. A integração precisa de evolução. Nosso programa continuará evoluindo dependendo das necessidades de nossos estudantes.

14 Chaves para o Sucesso Consenso e apoio do corpo administrativo e pedagógico Boas instalações Tempo (períodos de aula e extensão do planejamento) Cooperação = Incremento na aprendizagem ao mesmo tempo em que se desenvolve a capacitação em informática Jeff: Muitas pessoas me perguntam qual é a chave para o sucesso da capacitação em computação integrada à grade curricular. Talvez seja obtermos apoio ao programa, tanto do corpo administrativo quanto dos professores, desde o começo. Depois, precisam-se boas instalações. Na Escola Hedrick temos sorte em ter três laboratórios de computação que acomodam estudantes cada. Meus dois laboratórios estão conectados e estão dedicados aos projetos mais amplos e aos alunos mais avançados. O terceiro laboratório está disponível para aqueles professores que assim o solicitarem para um ou mais dias cada vez. Também ajudo esses professores programando lições ou materiais para serem usados quando trazem os estudantes ao terceiro laboratório. Nosso assistente de tecnologia do campus, Pat Hardee, atua como ajudante de segundo nível dos professores e estudantes desse terceiro laboratório. Ao montar o horário dos laboratórios, dever-se-á distribuir proporcionalmente o tempo entre a utilização propriamente dita dos computadores e o planejamento. Finalmente, o professor de informática e os demais professores devem colaborar uns com os outros em base permanente. Acredito que isto leva a um melhoramento do nível de aprendizagem dos alunos das matérias contidas na grade curricular, ao mesmo tempo em que aperfeiçoam suas habilidades em informática, necessárias para sobreviver nesta era da informação. Acredito que a integração foi bem sucedida em nossa escola porque tenho o apoio e a participação do corpo administrativo e dos professores com os quais trabalho. Acredito que os professores vêem o valor da capacitação em informática tanto de seus alunos como deles mesmos. A integração precisa de evolução. Nosso programa continuará evoluindo dependendo das necessidades de nossos estudantes.

15 ©1999 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados
©1999 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Microsoft, FrontPage e PowerPoint são marcas registradas ou marcas da Microsoft Corp. nos Estados Unidos e/ou outros países. Outros produtos e empresas aqui referidas podem ser marcas registradas de seus respectivos proprietários.


Carregar ppt "Atingindo a Capacitação em Informática através da Grade Curricular"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google