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Os Morcegos e o Som Unidade Interdisciplinar de Ciências Vickie Hayes Professora do 3o Grau Escola Elementar de Lakes Lacey, Washington.

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1 Os Morcegos e o Som Unidade Interdisciplinar de Ciências Vickie Hayes Professora do 3o Grau Escola Elementar de Lakes Lacey, Washington

2 Os Morcegos e o Som Unidade Interdisciplinar de Ciências Vickie Hayes Professora do 3o Grau Escola Elementar de Lakes Lacey, Washington VICKIE: Bem vindos e obrigada por se juntarem a nós. Meu nome é Vicky Hayes e sou professora do Terceiro Grau na Escola Elementar de Lakes, em Lacey, Washington, uma cidade ao norte da capital de nosso Estado, Olympia. Somos uma comunidade diversificada, tanto cultural como academicamente, e uma que tem muito orgulho do desempenho de seus estudantes e nossa habilidade de fomentar a curiosidade natural e o desejo de aprender dos mesmos. Nossa escola tem 690 alunos da pré-escola até o 6o Grau é está localizada a uma pequena distância da Escola Ginasial de Timberline. Isto proporciona aos nossos alunos oportunidades ímpares de aprendizado, tais como aulas de natação, amigos para a hora do almoço, e instrutores especiais.

3 Acerca do Projeto Desenvolvido para os alunos da 4a Série
Integra Ciências, Leitura e a Arte da Linguagem Atividade de extensão ao Programa FOSS de Ciências Os alunos aprendem conceitos científicos através da pesquisa e da observação O projeto sobre o qual vou falar é um plano de aula especial que desenvolvi para meus alunos da 4a Série. É uma atividade de extensão que integra Ciências, Leitura e a Arte da Linguagem à Unidade FOSS de Ensino de Ciências. O programa FOSS de Ciências é uma matéria curricular a nível nacional criada para fornecer atividades manuais de ciências para estudantes. Os alunos aprendem conceitos através de diversas atividades que implicam na pesquisa e observação de conceitos científicos. Na 4a Série, ensinamos três unidades principais do programa FOSS. Uma delas está relacionada ao som. Descobri que fazendo com que os estudantes façam um projeto de extensão da unidade sendo estudada, é para mim possível integrar a redação com pesquisa, leitura e outros conceitos científicos adicionais. Meu objetivo é que o projeto de extensão “cemente” todas as idéias do programa FOSS para terem um conhecimento científico mais profundo. Também espero que achem esta lição boa de usar e aprofundar.

4 Objetivos Os alunos usarão o PowerPoint® da Microsoft® para desenvolverem habilidades na organização de dados para relatórios Os alunos aplicarão os conceitos de som, coletando dados sobre animais e o som Os alunos criarão uma reflexão do som e os animais usando o PowerPoint Os estudantes criarão um relatório enfocando o papel do som na vida dos morcegos VICKIE: Ao desenvolver meu plano de aula, focalizei quatro objetivos primários. Em primeiro lugar, queria que os estudantes desenvolvessem habilidades básicas no uso do PowerPoint da Microsoft para apresentação de relatórios. Segundo, queria que eles aplicassem os conceitos de som coletando fatos sobre animais e o som, usando a Internet, a Enciclopédia Encarta da Microsoft e material impresso. Depois, queria que os alunos criassem coletivamente uma reflexão do som e dos animais usando o PowerPoint. E, finalmente, queria que os alunos criassem um relatório em grupo sobre os morcegos, com ênfase no papel do som na vida dos mesmos.

5 Programa de Aprendizagem do Estado de Washington
Comunicação Leitura Redação Ciências Tecnologia VICKIE: Adicionalmente, este plano de aula cobre 25 objetivos que vão de encontro ao Programa Essencial de Aprendizagem do Estado de Washington em cinco áreas da grade curricular: comunicação, leitura, redação, ciências e tecnologia. Por exemplo, em relação à Comunicação, o Programa de Aprendizagem determina que os estudantes devem trabalhar coletivamente como membros de um grupo e chegar a um acordo e soluções através de discussões. Em relação à Leitura, os estudantes devem ler para realizar uma tarefa ou aprender novas informações. Quanto à Redação, o Programa inclui o uso de um estilo de linguagem apropriado à audiência e o propósito e uso de etapas no processo da escrita. O Programa de Ciências inclui o entendimento sobre a natureza da pesquisa científica e o desenvolvimento de habilidades específicas para realizá-la. Finalmente, no campo da Tecnologia, o Programa do Estado de Washington afirma que os estudantes deverão se transformar em comunicadores eficazes através de uma variedade de tecnologias e mídia adequadas. Estas são algumas das normas do Programa que penso estar cobrindo com este plano de aula.

6 Prerequisite Skills and Resource Materials
Pré-requisitos Prática com a Enciclopédia Microsoft® Encarta® Conhecimento do Microsoft® Word, Publisher e PowerPoint® Prática na organização de dados Recursos Necessários Um computador conectado à Internet e contendo o Microsoft® Office 2000 Enciclopédia Microsoft® Encarta® VICKIE: Antes de começar esta lição, é importante que os alunos tenham as seguintes habilidades: devem saber procurar informações usando a Enciclopédia Encarda da Microsoft; devem saber criar uma carta usando o Microsoft® Word 2000 e um boletim usando o Microsoft® Publisher usando noções básicas das funções de copiar e colar, além de terem conhecimento do teclado e utilizar o mouse. Deverão ter noções de como organizar informações e, finalmente, deverão ter noções básicas sobre o Microsoft PowerPoint. Em termos de recursos, apesar desta lição estar projetada para uso em sala de aula com um único computador, pode ser fácil e felizmente adaptado à uma sala com múltiplos computadores. Assegure-se do computador estar conectado à Internet e ter uma impressora acoplada. O plano de aula em si demora quatro a cinco semanas para ser completado.

7 Procedimentos Etapa 1: Reflexão sobre a Unidade FOSS sobre Som: Modelando o mapeamento de dados O som nos ajuda a: Nos Comunicar: Aprendemos à medida que escutamos. Compartilhamos informações e idéias através do som. Sobrevivemos neste mundo através das comunicações. O som nos dá prazer Música Desenhos Animados Vozes VICKIE: Após os alunos terem completado a unidade FOSS sobre o som, a lição prossegue através de sete Etapas. Na Etapa 1, os estudantes refletem sobre a importância do som em nossas vidas. Juntos, os estudantes e eu discutimos os conceitos de som e o que significam para nós. Os estudantes prolongam-se sobre suas idéias e discutimos sobre o conhecimento que eles têm sobre os diferentes sons emitidos pelos animais e como estes sons os ajudam. À medida que discutimos a informação, certos estudantes fazem uma pesquisa para tentar descobrir alguma informação incomum que tenha relação com o som e os animais. Essa informação é afixada ao quadro de avisos da sala de aula para mapeamento de dados. A seguir, em grupos coletivos de estudantes, os estudantes procuram informação adicional sobre animais e o som de recursos tradicionais e tecnológicos. Ao terminarem a pesquisa, os estudantes compartilham pelo menos um fato de cada equipe. Os fatos são acrescentados ao quadro. A turma então planeja os slides para a apresentação em PowerPoint. Aqui temos um exemplo do trabalho deles.

8 Procedimentos Etapas 2-4
Etapa 2: Fazer uma demonstração de apresentação usando PowerPoint Etapa 3: Aprendendo sobre como escrever um relatório sobre animais, planejando slides em PowerPoint Etapa 4: Aprendendo como fazer o relatório sobre morcegos em PowerPoint VICKIE: Na Etapa 2, depois de revisar e corrigir no quadro de avisos da sala, organizar os dados e fazer um esboço da seqüência da apresentação da classe, os alunos se juntam em diferentes times para começar sua página sobre Reflexão do Som no PowerPoint. Uso freqüentemente um colega mais velho como tutor ou um dos pais como assistente para introduzir a informação no PowerPoint. A Etapa 3 dirige-se à aprendizagem das habilidades de redação de um relatório sobre animais através do planejamento dos slides em PowerPoint. Após completar o projeto de classe sobre a Reflexão do Som, os estudantes escrevem cooperativamente seu primeiro relatório sobre os morcegos. A sala faz o esquema da informação que vai ser incluída no relatório, que pode incluir como o som ajuda aos morcegos, quais são as características físicas destes animais, o que eles comem e onde moram, e alguns outros fatos interessantes sobre os morcegos. A cada etapa, eu continuo a reforçar as habilidades de pensamento crítico para assegurar que os fatos dêem suporte à idéia central selecionada para cada equipe. Nesta fase, os estudantes trabalham em grupo. Na Etapa 4, os estudantes aprendem como fazer o Relatório sobre Morcegos usando o PowerPoint. Cada equipe trabalha com um assistente, que pode ser um dos pais ou um aluno do ginasial, para começar a dar entrada aos dados no PowerPoint. Tempo adicional é dado para coleta de fotografias, som e vídeos através da Internet.

9 Procedimentos Etapas 5-7
Etapa 5: Praticando habilidades de editoração Etapa 6: Praticando escrever para diferentes finalidades Step 7: Desenvolvendo capacidades de apresentação e comunicação VICKIE: A Etapa 5 envolve a prática de habilidades em editoração e revisão. Os alunos fazem uma revisão da apresentação em PowerPoint. A turma edita e sugere sons adicionais ou recursos visuais para realçar a apresentação. Com a ajuda de colegas-instrutores ou seus pais, eles acrescentam à apresentação as mudanças sugeridas. Na Etapa 6, os estudantes incluem informação sobre os morcegos num boletim semanal, parecido com o mostrado aqui, que é levado para casa. Os alunos também fazem volantes para a Noite dos Pais onde será feita a apresentação em PowerPoint do projeto sobre Som. Cada atividade adicional que sou capaz de designar, reforça o aprendizado em conteúdo e em aprimoramento da escrita para outras finalidades diferentes. Finalmente, na Etapa 7, os alunos desenvolvem sua apresentação e habilidades de comunicação, apresentando seu projeto “Os Morcegos e o Som” em PowerPoint ao diretor da escola e seus pais.

10 Alterações Para o estudante com necessidades especiais:
Use um formato de equipe Recrute alunos mais avançados como tutores  Para o estudante dotado: Escolha outro animal para fazer um relatório individual Pesquise sobre outros conceitos de som Desenvolva uma apresentação sobre o significado do som para as pessoas Desenvolva um jogo sobre “morcegos” usando o Microsoft Publisher para testar o conhecimento sobre estes animais VICKIE: Alterações a este plano de aula podem ser realizadas facilmente tanto para os alunos com dificuldades quanto para os dotados. Devido ao grande espectro de alunos com necessidades especiais, os professores especializados provavelmente utilizarão o formato de grupos para este plano de aula. Essa estratégia de ensino permite que todos os estudantes se empenhem de forma ativa e com êxito durante o aprendizado. As lições podem ser modificadas e adaptadas às necessidades para obtermos sucesso individual. Colegas mais avançados podem ser recrutados para ajudar às equipes na medida que seja preciso. Para os alunos dotados ou motivados, pode-se estender sua experiência educativa com projetos de pesquisa adicionais. Por exemplo, os estudantes podem selecionar outro animal para fazer um outro relatório individual; pesquisar outros conceitos de som para compartilhar com os colegas; fazer um projeto de pesquisa de campo de gravar sons gostosos ou barulhos irritantes; fazer uma apresentação sobre o que as pessoas experimentam quando sentem determinados sons e as diferentes opiniões sobre sons bons e sons nocivos; ou criarem um “jogo do morcego” usando o Microsoft Publisher para que outros estudantes “testem” seus conhecimentos sobre estes animais. Pode-se designar um morcego específico a cada estudante para que ele crie um “baralho de morcegos” enquanto trabalhamos com o resto da turma na apresentação em PowerPoint.

11 Avaliação Estudantil Observações do Professor
Norma criada pelo Professor e seus alunos para mostrar a aprendizagem cooperativa Norma do Projeto para avaliar o conteúdo e habilidades com a apresentação em PowerPoint VICKIE: As notas são dadas com base a três componentes: as observações feitas pelo professor durante a participação estudantil no projeto; normas criadas pelo professor junto com os estudantes que claramente mostrem que houve aprendizagem coletiva; e regras criadas especificamente para o projeto que incluam avaliações sobre o conteúdo e habilidade para realçar a aparência de uma apresentação básica em PowerPoint. Os projetos podem ser avaliados como fracos, regulares, bons e excelentes. Um relatório fraco é aquele que não responde totalmente à pergunta sobre o assunto. Somente um fato é apresentado, e a informação é fragmentada e desorganizada. Adicionalmente, os gráficos não estão relacionados com o tema. Um relatório regular tem dois fatos sobre o assunto, os dados têm certa organização, mas nenhuma transição ao próximo tópico. Um bom relatório inclui pelo menos três fatos sobre o assunto, orações interessantes com pensamentos completos, e gráficos que se relacionam ao assunto. Também demonstra habilidades com o PowerPoint. Finalmente, um relatório excelente é aquele que está bem organizado, inclui e excede os padrões de um bom relatório, inclui recursos de onde foi obtida a informação, e inclui pesquisa adicional, animação ou gráficos. Também mostra sólidas habilidades do uso do PowerPoint.

12 Beneficios para o Estudante
Melhor aptidão para escrever Colaboração em equipe Melhor aptidão para pesquisas Melhor auto-estima e confiança com o uso de tecnologia no processo de aprendizagem VICKIE: Acredito que nesta lição em particular existem inúmeros benefícios para o estudante. Em primeiro lugar, descobri que o plano de aula faz com que os estudantes melhorem suas habilidades de redação. O uso do PowerPoint, de fato, é uma forma maravilhosa de fazer com que os estudantes desenvolvam suas habilidades de redigir um relatório, concentrando-se numa idéia principal com fatos que a comprovem. Ao mesmo tempo, existem diversas vantagens na colaboração em equipe do projeto. Os estudantes estão ávidos para trabalharem juntos para criarem um slide atraente e informativo para a apresentação da turma. Os alunos também melhoram sua habilidade em pesquisas. Finalmente, também descobri que todos os estudantes melhoraram sua auto-estima e confiança ao considerarem-se peritos em tecnologia. De fato, apesar de ainda termos um longo caminho até nos sentirmos totalmente confortáveis com a tecnologia que temos disponível, os estudantes têm suficiente confiança por todos nós. Comecei a ensinar usando tecnologia há 19 anos. Hoje, tento integrar o mais possível de tecnologia dentro do meu currículo, principalmente porque considero que a tecnologia é uma “ferramenta” atual e futura, utilizada em todos os aspectos da vida humana. A tecnologia não somente me ajuda a enriquecer a educação de todos meus alunos, mas também permite individualizar a instrução para os diversos tipos de aprendizes que existem em minha sala de aula. Finalmente, a tecnologia fornece os melhores recursos para prover a necessidade e as maneiras para desenvolver o pensamento crítico e habilidades para resolver problemas. Descobri que a tecnologia é altamente motivadora em qualquer área curricular. Espero que você e seus estudantes desfrutem deste plano de aula sobre Morcegos e Sons da mesma forma que meus estudantes e eu desfrutamos. Posso dizer que até ficamos um pouco “doidos como morcegos” por este projeto!! Obrigado e boa sorte!


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