A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto sobre a Colonização Americana

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto sobre a Colonização Americana"— Transcrição da apresentação:

1 Projeto sobre a Colonização Americana
Olá, meu nome é Cathy Hook, e sou uma professora de ensino especial dos sexto, sétimo e oitavo graus e instrutora de tecnologia na Escola Pleasant Valley em Placerville, Califórnia. Trata-se de uma comunidade rural, no sopé das montanhas, no declive ocidental de Sierra Nevada. A Pleasant Valley é uma escola de nível intermediário no Distrito Escolar de Gold Oak Union, servindo a uma comunidade de aproximadamente 400 estudantes do sexto, sétimo e oitavo graus. Cathy Hook Escola Pleasant Valley Placerville, Califórnia

2 Resumo Os estudantes pesquisam dados sobre as 13 primeiras agrupações de colonizadores Os estudantes desenvolvem um cronograma descritivo de eventos, boletim e apresentação em PowerPoint sobre esses colonos O projeto sobre a Colonização Norte-americana é uma atividade de aprendizagem baseada em um problema, que enfoca dita colonização. Foi projetada para ser usada nas aulas de História Americana, pelos alunos do quinto ou oitavo graus. O objetivo da aula é fazer com que os estudantes assumam o papel da empresa de marketing Adventure Works, cuja função é estimular a imigração ao Novo Mundo. Os estudantes pesquisam dados sobre as treze colônias originais, depois desenvolvem um relatório com o cronograma de acontecimentos, um folheto, e finalmente uma apresentação usando o PowerPoint sobre os grupos de colonizadores. A lição precisa de duas semanas de tempo de aula, dependendo da disponibilidade dos recursos de computação. Amplie o tempo do projeto em caso de estar fazendo o trabalho em conjunto com outra sala ou outra faixa etária.

3 Objetivos Os alunos: Adquirirão conhecimentos sobre os 13 primeiros grupos de colonizadores Desenvolverão uma Apresentação em PowerPoint de oito slides Desenvolverão um folheto para promover a imigração a uma das 13 colônias Desenvolverão estratégias de marketing para persuadir outras pessoas a ingressarem em suas colônias Trabalharão em equipe para gerar o produto final Este plano de aula tem pelo menos cinco objetivos ou resultados de aprendizagem específicos, que incluem: Os estudantes adquirirão conhecimentos sobre os 13 primeiros grupos que colonizaram os Estados Unidos. Usando o PowerPoint da Microsoft, os estudantes serão capazes de desenvolverem uma apresentação sobre as 13 colônias, consistindo de pelo menos 8 slides. Os estudantes utilizarão o Microsoft Publisher para desenvolver um folheto promovendo a imigração a uma das 13 colônias. Os estudantes desenvolverão estratégias de marketing para persuadir outros a emigrarem a sua colônia. Os estudantes trabalharão em equipe para gerar um produto final.

4 Critérios Programáticos
Raciocínio intelectual e reflexão; sucessão de acontecimentos; referências passadas, presentes e futuras; conexão do presente com o passado e vice-versa Habilidades cartográficas Localização relativa de um lugar e sua importância Diferenciar fontes primárias e secundárias Pesquisa de fatos Este plano de aula cobre o Programa de Estudos Sociais do Estado e cobre os seguintes aspectos: (1) raciocínio intelectual e reflexão; sucessão de acontecimentos; referências passadas, presentes e futuras; conexão do presente ao passado e vice-versa; (2) habilidades cartográficas; (3) locação relativa de um lugar e seu significado; (4) diferenciação de fontes primárias e secundárias; e (5) pesquisa de fatos.

5 Pré-Requisitos Conhecimento básico do Microsoft PowerPoint e do Microsoft Publisher (útil mas não necessário) Antes de começar a lição, é útil mas não totalmente necessário, que os estudantes tenham noções básicas de como utilizarem o software do Microsoft PowerPoint e do Publisher.

6 Material Necessário Material Impresso:
Livro escolar de História (quinto ou oitavo graus) Enciclopédias Coletânea de livros e material sobre a colonização Americana Suprimentos: Software adequado (de preferência, o Microsoft Office 2000) Acesso a um laboratório de informática Enciclopédia multimídia O material impresso necessário e os materiais usados neste plano de aula incluem o livro de texto de História (quinto ou oitavo graus), uma enciclopédia, tal como a Encarta da Microsoft; uma coletânea de livros e materiais sobre os colonizadores norte-americanos; computadores; e software adequado, de preferência o Microsoft Office 2000.

7 Cenário Periodo: 1760 Lugar: Filadélfia
Evento: Reunião da Legislatura Colonial Antes de começar a lição, monte o cenário para a atividade. O período de tempo é 1760, o lugar é a Filadélfia e o evento é o Encontro da Legislatura Colonial. Estimule o interesse sobre esse período histórico, ligando-o a eventos de nossa vida atual. Talvez seus alunos possam colonizar outro planeta quando forem adultos. Estariam interessado em fazê-lo? Como chegariam lá? O que encontrariam naquele lugar? Alguns alunos poderão estar pensando em trabalhar futuramente na divisão de marketing de uma grande organização… Como fariam com que as pessoas comprassem seu produto? Eles deverão apresentá-lo bem e projetar folhetos de excelente qualidade. Faça o cenário o mais realista possível, e enfatize o fato de que quando apresentarem o trabalho, o público lhes estará dando um retorno. Este retorno será determinante para determinar a nota que o grupo receberá.

8 Procedimentos Dividir a turma em três grupos. Cada grupo pesquisará os colonizadores do norte, centro e sul dos EUA. Revise perguntas sobre a colonização (ver painéis com Observações). A empresa de marketing (a turma) é dividida em três grupos, cada um tendo que pesquisas as colônias do norte, centro e sul dos Estados Unidos. Antes de passar para as etapas descritas abaixo, cada grupo deverá responder às seguintes perguntas. As mesmas deverão servir de diretrizes para a pesquisa do grupo. Os alunos podem acrescentar outras perguntas à lista à medida que se aprofundarem em sua pesquisa. 1. Como era o cotidiano na vida dessas colônias? 2. Por que o lugar foi colonizado em primeiro lugar? Qual é a história dessa colônia? 3. Que tipo de pessoa veio colonizar aquele determinado lugar? 4. Qual a religião predominante em cada colônia? Eram outras religiões toleradas? 5. Qual a geografia de cada colônia? 6. Que tipo de estrutura de governo tinha cada colônia? 7. Quem eram as pessoas mais importantes dessa colônia? 8. Quais os grupos de americanos nativos que já tinham se assentado em cada colônia?

9 Procedimentos, cont. Etapa 1: Pesquisar sobre as colônias.
Etapa 2: Dividir a classe em três grupos para projetar: (1) um folheto; (2) uma apresentação multimídia; e (3) cronograma de eventos sobre as colônias. Etapa 3: Mostrar materiais. Etapa 4: Ser avaliado. O plano de aula contém quatro etapas básicas: Etapa 1: Tendo em mente as perguntas listadas acima, cada grupo começa a pesquisar a colônia que lhes foi designada. A pesquisa deve incluir recursos em linha, livros de texto, enciclopédias (tanto impressas como eletrônicas), outros impressos, histórias orais (encontradas na Internet), etc. Os grupos podem desejar designar responsabilidades para responder uma pergunta específica a um determinado membro do grupo. O objetivo da Etapa 1 é aprender o mais possível sobre cada grupo de colonizadores. É importante que todos os membros do grupo tomem nota da informação colhida e da fonte onde foi obtida. Etapa 2: Uma vez terminada a pesquisa, os grupos devem então decidir como dividir o trabalho restante. Um grupo trabalhará no esboço do folheto (ver exemplo), outro trabalhará na apresentação multimídia, e o terceiro grupo se certificará que o cronograma de eventos seja informativo sobre cada colônia e esteja disponível. Etapa 3: Cada equipe apresenta seu material ao resto do grupo de marketing Adventure Works (I.e., o resto da turma), preparando-se para fazer a apresentação de fato a grupos externos. Nesse ponto, haverá um retorno, com comentários sobre problemas de último minuto que podem ser resolvidos. Os grupos também terão oportunidade de comparar seus esforços com os dos outros colegas. Etapa 4: Todos os três grupos fazem sua apresentação a uma audiência. No final da apresentação, pede-se aos membros da platéia que respondam um questionário, indicando qual a colônia que escolheriam para viver, explicando os motivos para sua escolha. Após revisar essas informações, o Diretor de Marketing (ou seja, o professor), toma decisões à respeito do salário e bonificação (em outras palavras, a nota) que dará a cada grupo de marketing.

10 Alterações Para o aluno com necessidades especiais:
Decidir em qual grupo estes devem ser alocados e quais as atividades que devem ser assumidas pelos mesmos Informar ao professor de alunos especiais sobre o projeto com antecipação Modificar o nivelamento das notas Esta unidade pode ser facilmente adaptada às necessidades tanto de estudantes com dificuldades de aprendizagem como aos dotados. É importante, antes de dividir a classe, que o professor pense bastante em qual grupo colocar os alunos com dificuldades. Eles precisam de colegas que os estimulem, e você também pode escolher qual das três atividades (cronograma, folheto ou apresentação multimídia) é melhor para eles desenvolverem. Também, assegure-se de informar antecipadamente ao professor de ensino especial sobre o projeto para que ele ou ela possa obter os materiais adequados também com antecipação. Ao avaliar os estudantes com necessidades especiais, deve-se alterar também as regras de avaliação. Para o estudante dotado, as possibilidades do projeto são ilimitadas, e se presta a habilidades de raciocínio mais elevadas e criatividade. Os estudantes tendem a querer mostrar essas habilidades especiais nas apresentações que desenvolvem. Para o aluno dotado: Devido ao fato deste projeto ser ilimitado, se presta para aptidões de raciocinio de alto nível e de criatividade.

11 Avaliação Regras do Projeto sobre a Colonização Norte-Americana, incluem: Qualidade do folheto Exatidão e integralidade do cronograma de fatos Qualidade da apresentação multimídia Totalidade da bibliografia Eu avalio a lição de acordo a quatro critérios principais: A qualidade do folheto produzido por cada grupo A exatidão e inteireza dos cronogramas do grupo A qualidade da apresentação multimídia A qualidade da bibliografia. Também podem-se ver as regras completas para este projeto, clicando em Regras no slide acima.

12 Vantagens Integração da tecnologia numa atividade plausível, da vida real. Descobri que o principal benefício deste plano de aula é a integração da tecnologia dentro de uma atividade plausível, da vida real, que é a venda de um produto. (Neste caso, o “produto” é uma das 13 colônias). Os estudantes desfrutam desta atividade devido à competitividade inerente e porque têm um retorno imediato por parte de seus colegas e outros estudantes. Ao final da atividade, discutimos os seguintes pontos: Qual parte da atividade foi a mais bem sucedida para você? Qual o conselho que você daria à outra turma que está recém começando desta atividade? Após ouvir sobre todas as colônias, qual você escolheria para morar e por quê? Espero que vocês desfrutem deste plano de aula tanto quanto nós. Obrigado por revisá-lo.


Carregar ppt "Projeto sobre a Colonização Americana"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google