A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEMINÁRIO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEMINÁRIO."— Transcrição da apresentação:

1 SEMINÁRIO

2

3 SEMINÁRIO CONCEITO Técnica de estudo que inclui pesquisa, discussão e debate, constituindo-se numa das técnicas mais eficientes de aprendizagem, quando convenientemente elaborado e apresentado.

4 aprofundar o estudo a respeito de determinado assunto;
SEMINÁRIO OBJETIVOS Os objetivos gerais da técnica de Seminário basicamente são duas: aprofundar o estudo a respeito de determinado assunto; desenvolver a capacidade de pesquisa, de análise sistemática dos fatos, através do raciocínio, da reflexão, preparando o aluno para a elaboração clara e objetiva dos trabalhos científicos.

5 SEMINÁRIO O seminário possibilita ensinar pesquisando;
revelar tendências e aptidões para a pesquisa; ensinar a utilização de instrumentos lógicos de trabalho intelectual; ensinar a coletar material para análise e interpretação, e crítica de trabalhos mais avançados; ensinar a trabalhar em grupo e desenvolver o sentimento de comunidade intelectual entre os educandos e entre estes e os professores; ensinar a sistematizar fatos observados e a refletir sobre eles; levar a assumir atitude de honestidade e exatidão nos trabalhos efetuados.

6 SEMINÁRIO COMPONENTES
Coordenador - geralmente o professor, pode eventualmente orientar as pesquisas, geralmente preside e coordena a apresentação dos seminários. Relatores - é aquele que expõe os resultados dos estudos; pode ser um só elemento, vários ou todos do grupo, cada um apresentando uma parte.

7 SEMINÁRIO DURAÇÃO O seminário, em geral, tem lugar no horário comum de aulas, podendo ter a duração de um ou vários dias, dependendo da extensão, profundidade dos estudos e disponibilidade de tempo. As apresentações, todavia, devem durar de uma a duas horas, no máximo, para melhor aproveitamento, aí incluindo um período de tempo para as perguntas e debates.

8 SEMINÁRIO ETAPAS Determinação do tema central que, como um “fio condutor”, estabelecendo a ordenação do material; b) Divisão do tema central em tópicos; c) Pesquisa do tema d)Análise do material coletado, procurando subsídios para os diferentes tópicos, sem perder de vista os objetivos derivados do tema central; d) Síntese das idéias dos diferentes autores analisados, resumo das contribuições.

9 SEMINÁRIO ETAPAS Determinação do tema central que, como um “fio condutor”, estabelecendo a ordenação do material; Geralmente é um tema relevante sugerido por um professor ou por um grupo que lidera um evento.

10 SEMINÁRIO ETAPAS b) Divisão do tema central em tópicos;
Esta divisão deve ser estabelecida pelo coordenador e de acordo como número de relatores do grupo.

11

12

13

14 SEMINÁRIO ETAPAS c) Pesquisa do tema

15

16

17

18

19 SEMINÁRIO ETAPAS d)Análise do material coletado, procurando subsídios para os diferentes tópicos, sem perder de vista os objetivos derivados do tema central;

20

21

22 ELEMENTOS DO TEXTO - Sua estrutura abrange:
Introdução - breve exposição do tema central, objetivos e tópicos a serem apresentados. Deve-se primar pela objetividade e concisão; Conteúdo - apresentação das partes numa sequência organizada, envolvendo MÉTODO, DISCUSSÃO e DEMONSTRAÇÃO. Deve-se evitar a reprodução dos títulos e subtítulos das obras consultadas, a transcrição só deve ser feita quando absolutamente necessária. Não se deter em pormenores, a linguagem deve ser objetiva e concisa; Conclusão - síntese de toda pesquisa, com as contribuições do grupo para o tema. Interpretação pessoal através de linguagem objetiva e concisa; Bibliografia - incluindo todas as obras e documentos utilizados, além de especificar as qualidades dos especialistas consultados.

23

24

25 SEMINÁRIO ETAPAS d) Síntese das idéias dos diferentes autores analisados, resumo das contribuições.

26

27

28

29

30 APRESENTAÇÃO GRÁFICA DO TRABALHO FINAL
Tamanho das letras: para corpo do trabalho : 24 para título dos capítulos: 28 Tipo de letra: a critério do grupo

31


Carregar ppt "SEMINÁRIO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google